Ventilação natural: solução inteligente com a diminuição de riscos

sistema-exhaust-ventilação-natural

Mais que uma preocupação de empresas sustentáveis, a ventilação natural é uma alternativa à qual as organizações têm recorrido para reduzir riscos.

Alguns destes riscos são a proliferação de mofos e bolores — que além de prejudicar as estruturas das edificações, também podem ser prejudiciais para o estoque de produtos (como alimentos) — transmissão de vírus, como os da gripe e COVID-19, além de agravamento de quadros alérgicos, problemas respiratórios e queda de pressão entre as pessoas que frequentam as instalações das empresas.

Ventilação Natural: O Guia Oficial Engepoli

Por que os ambientes sem ventilação natural possuem riscos?

Ambientes sem ventilação natural — seja pela falta pura e simples de circulação de ar ou devido ao uso de equipamentos para ventilar de forma artificial — permitem que microorganismos (como vírus e bactérias) se multipliquem e se propaguem.

A falta de ventilação também causa a elevação da temperatura das edificações, o que pode causar queda na pressão das pessoas que a frequentam, podendo levar até a desmaios

Os riscos da falta de ventilação para a saúde são tão grandes que ela é um dos tópicos abordados pelas Normas Regulamentadoras NR 15 e NR 17.

No caso da NR 15, as determinações são voltadas para empresas cuja produção exige a realização de atividades insalubres — buscando reduzir os riscos à saúde dos colaboradores.

Segundo as determinações da NR 15, os sistemas de ventilação natural são obrigatórios em empresas onde:

  • São manipulados produtos à base de benzeno ou demais agentes químicos nocivos
  • Seja fabricado ou manipulado pó de alumínio ou fumos metálicos
  • Sejam geradas poeiras minerais. 

a NR 17 determina uma faixa de temperatura média e delimita níveis de umidade e velocidade do ar, considerados ideais para o bem-estar dos frequentadores das instalações.

NR17: o que diz sobre condições ambientais de trabalho

Quais são os riscos que ambientes sem ventilação natural provocam à saúde?

Ambientes onde não ocorre a circulação do ar oferecem riscos à saúde porque permitem que os microorganismos causadores de doenças respiratórias proliferem e se espalhem.

Algumas das doenças causadas/agravadas pela falta de circulação de ar são:

  • Alergias — podem ser agravadas em ambientes onde proliferam bolor, mofo ou demais agentes infecciosos que irritam a mucosa nasal, seios da face, brônquios e pulmão
  • Resfriados — com o ar estagnado, o vírus causador da gripe prolifera e se dissipa, espalhando a doença entre os frequentadores do ambiente
  • Gripes — assim como no caso dos resfriados, o vírus da gripe (influenza) também encontra em ambientes com falta de circulação as condições perfeitas para se desenvolver e disseminar
  • Pneumonias — locais mal ventilados agravam quadros de pneumonia, por conter o ar carregado de agentes infecciosos que podem irritar o pulmão
  • Amigdalites — os microorganismos que se desenvolvem em ambientes com ar estagnado também podem provocar amigdalites (causadas pela inflamação das amígdalas devido ao ataque de vírus ou bactérias)
  • Covid-19 — um dos vírus mais temidos atualmente, o SARS-CoV-2 (e variantes) é outro risco dos ambientes que carecem da circulação de ar, contribuindo para a disseminação da doença. Este vírus foi a causa do maior número de afastamentos de trabalhadores nos últimos anos.

 

Além disso, a falta de ventilação natural também pode causar a elevação da temperatura dentro das edificações, podendo causar quedas de pressão nos frequentadores, podendo até levar a episódios de desmaios.

Isso ocorre porque os vasos sanguíneos da pele se dilatam para dissipar o calor interno. Quando a dilatação é muito intensa, há um menor retorno do sangue para o coração, reduzindo a capacidade cardíaca — que, consequentemente, afeta a circulação cerebral (que exige uma pressão mínima de 80 mmHg para o funcionamento normal).

Ao ficar abaixo deste nível de pressão, pode ocorrer o desmaio — precedido por escurecimento da vista e tontura.

Como usar a ventilação natural para evitar esses riscos?

A ventilação natural é uma importante aliada para a redução de riscos de doenças entre os frequentadores das instalações da sua empresa — sejam empresas terceirizadas, parceiros, colaboradores e/ou até clientes.

Além da melhora das condições de trabalho, a ventilação natural também ajuda a reduzir o calor, garantindo o conforto térmico nos ambientes (evitando assim episódios de queda de pressão e os desmaios decorrentes dela).

Isso porque ela utiliza o ar externo para renovar o ar do ambiente interno (reduzindo os riscos de transmissão/agravamento de doenças causadas por vírus, bactérias e demais microorganismos) e garantir o conforto térmico.

Ventilação higiênica: entenda como prevenir as doenças respiratórias no trabalho

Ventilação cruzada

Para promover a ventilação natural, uma das alternativas é utilizar a ventilação cruzada, que é possível graças à instalação de aberturas estratégicas em partes opostas da edificação, respeitando o sentido da brisa natural da região. 

Com isso, o ar fresco entra por um dos lados, enquanto o ar quente sai por outro — mantendo a circulação constante.

Efeito chaminé

Outra possibilidade para implementar a ventilação natural é recorrer ao efeito chaminé, onde o ar quente sobe, permitindo que o ar fresco tenha espaço para entrar.

Lanternins e venezianas

A ventilação natural pode ser potencializada quando se utilizam sistemas específicos para implementá-la.

É o caso das venezianas, que contribuem para a ventilação cruzada, enquanto os lanternins, através do efeito da convecção, promovem o efeito chaminé, onde a tendência do ar aquecido é entrar em ascensão e sair pelos equipamentos localizados na cobertura da edificação. .

Porém, estas soluções só garantem a eficiência quando são compostas por materiais de alta qualidade, de excelente procedência e são implementadas considerando as particularidades das instalações.

Entenda como funciona um lanternim industrial

Quais são as melhores soluções de ventilação natural?

mais de 2 décadas desenvolvendo projetos de ventilação natural, a Engepoli é pioneira no segmento deste tipo de sistema sustentável. 

Fornecemos o que há de mais moderno e eficiente para garantir a ventilação natural nas edificações corporativas.

 

Conheça algumas das nossas soluções para ventilação natural:

Sistema Exhaust

Este sistema pode ser utilizado tanto em coberturas pequenas, médias, como nas grandes — seja para áreas de produção ou em grandes lojas e ainda nos supermercados.

Desenvolvido para melhorar a qualidade do ar interno, o sistema retira o ar quente, ares nocivos e poluentes, evitando o desconforto térmico, irritação e doenças aos trabalhadores que atuam na edificação.

O sistema Exhaust é a solução que apresenta melhor custo-benefício para as empresas, garantindo a equalização das temperaturas interna e externa, além de realizar a exaustão permanente e efetiva dos gases e do pó em suspensão dos ambientes.

Conheça melhor o Sistema Exhaust clicando neste link.

Sistema Exhaust Compact

O sistema Exhaust Compact oferece exaustão eficiente e constante dos gases e pó em suspensão do ambiente fabril que possui coberturas menores.

Anti-ruído, com baixo peso estrutural e complementos adicionais, tais como telas anti-inseto e anti-pássaros, o sistema Exhaust Compact garante renovação do ar em ambientes com alta eficiência.

Sua disposição dimensionada em várias partes da cobertura permite que o sistema proporcione a “ventilação” uniforme do ambiente.

Quer saber mais? Clique neste link e conheça melhor o Sistema Exhaust Compact.

Sistema de Venezianas Luxvent

Mais uma solução eficiente para garantir a ventilação natural, o sistema Luxvent utiliza quadros metálicos com perfis de aço ou alumínio, com aletas fixas ou móveis.

Composto por aletas produzidas em policarbonato, aço ou alumínio, o sistema garante a filtragem de 99% dos raios UV, tornando o ambiente protegido contra estes raios solares tão prejudiciais à saúde.

O sistema também evita o ofuscamento, além de não amarelar, nem se tornar quebradiço ao longo do tempo.

Saiba mais detalhes sobre o sistema Luxvent clicando aqui.

A Engepoli é referência em sistemas sustentáveis, tendo desenvolvido inúmeros projetos de ventilação sustentável em edificações corporativas.

Os projetos desenvolvidos pelos especialistas da Engepoli são totalmente personalizados para cada cliente, buscando fornecer conforto térmico e circulação de ar de qualidade, para que as empresas se tornem mais sustentáveis e os frequentadores de suas instalações disponham de um ambiente mais confortável e saudável.

Já ajudamos várias empresas a implementar soluções eficientes de ventilação natural — e também podemos ajudar a sua.

Entre em contato para saber como nossos sistemas podem ajudar sua empresa a ter ar de qualidade em suas edificações e acesse nosso catálogo de produtos para conhecer nossas soluções de ventilação natural.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email