Sustentabilidade Industrial: 5 soluções para seu projeto de engenharia

sustentabilidade industrial

Você está construindo, reformando ou apenas necessita resolver algum problema em um galpão industrial? Já parou para pensar que é possível realizar a obra de maneira sustentável?

Antes de explicar como, é importante que você entenda o que é a sustentabilidade industrial. O conceito envolve diferentes aspectos relacionados ao meio ambiente, sociedade e economia. Vejamos alguns questionamentos:

Meio Ambiente

  • Há algum impacto ambiental causado pela sua obra ou a edificação?
  • O projeto foi realizado visando ao bom aproveitamento dos recursos naturais?

Sociedade

  • O galpão industrial oferece bem-estar e segurança aos profissionais e clientes da sua empresa?
  • São considerados conceitos como conforto térmico e acústico?

Economia

  • O seu projeto foi realizado considerando a economia de recursos?
  • Os gastos com a necessidade de manutenção em médio e longo prazo estão sendo considerados?

Respondendo às perguntas, fica claro que a sustentabilidade industrial vai além da preservação ambiental. Afinal, é um conceito que considera o amanhã com base nas atitudes pensadas e tomadas hoje.

Sendo assim, nós da Engepoli Sistemas Sustentáveis, que atua há mais de 20 anos com projetos de engenharia sustentável, preparamos uma lista com soluções sustentáveis que não podem faltar no seu projeto. Confira:

5 soluções de sustentabilidade industrial para projetos de engenharia


1) Segurança do Galpão Industrial

O primeiro item que deve ser considerado está relacionado à segurança, saúde e bem-estar das pessoas que utilizam o espaço. Devem ser considerados colaboradores, clientes e fornecedores.

Alguns exemplos de soluções são:

  • Instalação de sistemas de segurança permanentes na cobertura para os trabalhadores que realizam atividades em altura;
  • A utilização de sistemas que melhorem a qualidade do ar e que favoreçam o conforto térmico do local;
  • Arquitetura ergonômica para colaboradores;
  • Acessibilidade para pessoas com deficiência.
sistema roofguard segurança industrial
O Sistema Roofguard é um exemplo de sistema permanente de proteção contra quedas

2) Soluções Hídricas

Considerando os recentes episódios de racionamento no fornecimento de água que algumas regiões do país passaram, é essencial considerar a economia de água quando o assunto é sustentabilidade industrial.

Para isso, algumas soluções são:

  • A instalação ou substituição de torneiras com temporizadores e descargas com controle do volume de água — como as bacias com caixa acoplada;
  • Considerar a instalação de cisternas para reaproveitamento da água da chuva. Pode ser utilizada na limpeza dos pátios ou outras atividades nas quais não seja necessário o tratamento da água.

3) Ventilação Natural

Uma solução que utiliza de maneira consciente os recursos naturais é o sistema de ventilação natural.

Esse tipo de sistema permite a entrada e distribuição do ar externo em todo o espaço interno do galpão. Possui a vantagem de realizar a renovação ar, retirando as impurezas e o ar quente.

O resultado é a qualidade do ar. Também é o fim daquela sensação de abafamento e calor, causada pela falta de circulação de ar dentro do galpão.

Tudo isso é possível com um grande benefício: a ventilação natural é até 10x mais barata do que outras opções. Além disso, não gera nenhum custo de manutenção ou reposição de peças. Em mais de um sentido, esta solução agrega ao seu planejamento de sustentabilidade industrial.

sistema-exhaust-ventilação-natural
O Sistema Exhaust promove excelência em ventilação natural

4) Produção de Energia Solar

Mais um item com impacto econômico e ambiental é a produção de energia solar. É possível instalar painéis solares, cuja energia gerada pode suprir equipamentos.

O sistema é uma boa alternativa em caso de queda de energia. Ele substitui geradores tradicionais, que emitem poluentes nocivos.

5) Iluminação Natural

Outro item relacionado à energia na sustentabilidade industrial é a iluminação natural.

Neste caso, a vantagem está no fato de não precisar de nenhum tipo de fonte geradora de energia, senão a luz externa. A luz natural fará todo o trabalho de iluminar o espaço interno do galpão.

Os sistemas de iluminação natural são 100% sustentáveis e auxiliam, inclusive, nos dias nublados. A vantagem está na redução da conta de energia elétrica e nos benefícios que luz do sol traz para a qualidade de vida.

Associado à iluminação natural, também é possível implantar:

  • Sensores para acionamento da energia artificial ao escurecer;
  • Preferência por lâmpadas de LED;
  • Pintar as paredes com cores claras, pois isso ajuda a refletir a luz e clarear mais o ambiente.

Para entender mais sobre projetos sustentáveis em edificações, recomendamos a leitura do artigoO que é arquitetura de projetos industriais e como entrar nesse mercado?”

O que é arquitetura de projetos industriais e como entrar nesse mercado?

Você sabia que existe uma certificação que reconhece edificações sustentáveis?


Quem deseja destacar a imagem da empresa no mercado, ou necessita se adequar a exigências de investidores, deve conhecer a metodologia LEED. Com esta certificação, seu público poderá aferir que sua empresa segue os padrões de sustentabilidade industrial.

O Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um certificado de qualidade concedido a projetos de engenharia. Visa destacar quem cumpre pré-requisitos nos aspetos econômico, ambiental e social durante as fases de elaboração e execução da obra. Tudo isso sempre visando à funcionalidade do prédio após a construção concluída.

O LEED é emitido pela entidade americana U.S. Green Building Council (USGBC). Para receber a certificação, é preciso marcar uma auditoria.

Os projetos de engenharia desenvolvidos pela Engepoli atendem às recomendações dessa metodologia. Mais especificamente, no aspecto de aproveitamento dos recursos ambientais através dos sistemas de ventilação e iluminação natural.

Leia o artigo “Saiba mais sobre a Certificação LEED do Engepoli Skylux Building”, um projeto LEED GOLD onde a Engepoli mostrará todas as suas soluções em um único espaço. No post, confira a entrevista realizada com Eduardo Padua de Mattos, Engenheiro Ambiental LEED AP e Diretor de Sustentabilidade da Forte Desenvolvimento Sustentável.

Saiba mais sobre a Certificação LEED do Engepoli Skylux Building com o Engenheiro Ambiental Eduardo Padua de Mattos

Cases de Sucesso Engepoli

Atuando com foco em sistemas sustentáveis voltados à ventilação e iluminação natural em galpões industriais, a Engepoli já projetou diversas soluções. Em cada caso, considerando as necessidades do cliente e o espaço físico existente.

Nossa equipe vem contribuindo com empresas atuam em busca da sustentabilidade industrial. Confira alguns cases de clientes que conseguiram resultados positivos com Sistemas Engepoli:

Engepoli assina contrato com a empresa Carta Fabril, referência no Brasil

Economia de energia elétrica e conforto térmico em obra de Alfenas-MG

Se você gostou dessas soluções, aplique na prática com nosso e-book “SUSTENTABILIDADE INDUSTRIAL: soluções nos projetos de engenharia!”:

Sustentabilidade Industrial: soluções nos projetos de engenharia

Soluções sustentáveis, que unem inovação e tecnologia, são benéficas para o planeta, reduzem gastos e ainda mantém a qualidade da construção.

Quer saber qual solução Engepoli é ideal para o seu galpão? Fale agora com um especialista!

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email