Saiba mais sobre a Certificação LEED do Engepoli Skylux Building com o Engenheiro Ambiental Eduardo Padua de Mattos

Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), que traduzido significa Liderança em Energia e Design Ambiental, é um certificado de qualidade emitido pela entidade americana U.S. Green Building Council (USGBC) a projetos de engenharia de diferentes categorias que cumprem uma série de pré-requisitos em aspetos econômicos, ambientais e sociais durante as fases de elaboração e execução da obra, e, em especial, em como será a funcionalidade após a construção concluída.

Em entrevista para a Engepoli, o Engenheiro Ambiental, LEED AP – Eduardo Padua de Mattos, Diretor de Sustentabilidade da Forte Desenvolvimento Sustentável, fala mais sobre a certificação LEED no Engepoli Skylux Building, confira:

Qual a importância da certificação LEED para um futuro mais sustentável?

EPM: A certificação LEED permite equiparar o nível de eficiência e sustentabilidade com base em parâmetros internacionais e mundialmente reconhecidos. Independente do país em que o empreendimento esteja localizado, o LEED assegura que a edificação adota as medidas que reduzem o consumo energético, as emissões atmosféricas, o consumo hídrico e colabora com a preservação dos recursos naturais. É uma forma de parametrizar e incentivar empreendimentos a serem eficientes, e que utilizem os recursos de maneira sustentável.

É mais fácil certificar uma construção de uma empresa sustentável como a Engepoli?

EPM: A adoção de materiais construtivos de alta qualidade, e que tem como principal objetivo o menor consumo de energia – geralmente através do melhor aproveitamento da ventilação e iluminação natural – vai de encontro aos principais conceitos explorados pelo LEED. Sem dúvidas, o uso desse tipo de recurso nos permite o atingimento de pontuações maiores na certificação. Exemplos de créditos favorecidos pelas soluções da Engepoli são: Iluminação Natural, Desempenho Energético, Desempenho Mínimo e Estratégias Avançadas de Qualidade do Ar Interno, Geração de Energia Renovável. Estima-se que de 15 a 25 pontos da certificação serão de forma direta ou indiretamente associados às soluções construtivas sustentáveis.

Qual foi o principal ponto na avaliação da certificação do Engepoli Skylux Building?

EPM: É visto como um grande destaque a exploração de sistemas passivos para a climatização, de forma a restringir o uso de ar condicionado à poucos locais pontuais na edificação. Além de reduzir drasticamente o consumo energético, o empreendimento ainda contará com sistemas de iluminação natural integrado com células fotovoltaicas, favorecendo ainda mais a eficiência do projeto.

 Saiba mais sobre a certificação LEED e como obtê-la em sua construção, clicando aqui.

COMPARTILHAR
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email