Quais as atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável? 8 dicas para sua indústria

quais as atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável

Alcançar o desenvolvimento sustentável parece algo distante para muitas empresas. No entanto, com um planejamento adequado, é possível obter bons resultados ambientais, sociais e econômicos.

Antes de falarmos em ação, é importante entender o que é desenvolvimento sustentável empresarial. O empresário está promovendo o desenvolvimento sustentável quando:

  • Planeja suas ações considerando o bem-estar dos funcionários;
  • É ético com os clientes;
  • Utiliza de forma consciente os recursos naturais;
  • Realiza projetos que tragam economia financeira a longo prazo.

Para compreender melhor o conceito, leia o artigo Conheça os 3 pilares da sustentabilidade,” publicado em nosso blog.

Agora você já sabe o que é desenvolvimento sustentável. Portanto, vamos ver quais as atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável a partir de hoje:

8 atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável


1)   Promova a cultura da sustentabilidade:

Em primeiro lugar, está compreender a importância da sustentabilidade para a empresa. É preciso colocar ações no planejamento e engajar todos seus colaboradores acerca do tema.

2)   Pense no bem-estar dos seus funcionários:

O capital mais valioso da empresa é o humano. Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor são aspectos essenciais para aumentar a produtividade e a motivação. Com isso, conquistam-se resultados mais positivos.

Clique aqui e veja 3 dicas para melhorar o ambiente de trabalho na sua empresa:

3 dicas para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa

3)   Produza menos resíduos:

Além das ações diárias, como redução de impressão e substituição de copos plásticos descartáveis por canecas, é importante passos mais significativos.

Isso é possível, por exemplo, ao dar preferência por projetos e produtos que produzam pouco ou nenhum resíduo. Um exemplo é o uso de motores mais modernos, que exigem menos revisão e troca de peças.

4)   Compre de empresas sustentáveis:

Para que a sustentabilidade seja um ciclo, é importante procurar empresas parceiras que promovam a prática. E, para que a sua marca seja vista dessa forma, é importante divulgar as ações realizadas.

No artigo “Como a sustentabilidade pode diferenciar sua empresa dos seus concorrentes”, você perceberá como o mercado tem dado preferência por empresas com visão mais sustentável.

5)   Escolha equipamentos que não utilizem energia elétrica:

Há diversos sistemas não-elétricos que podem ser adquiridos pelas indústrias para baratear a conta de energia.

Além dos conhecidos painéis de energia solar, existem também soluções de iluminação e/ou ventilação natural, que não possuem a necessidade de energia elétrica e podem causar efeitos surpreendentes, em relação ao conforto dos ocupantes e também na redução de custos operacionais.

6)   Apague a luz e deixe a luz do sol entrar:

Por falar em luz, sistemas de iluminação natural permitem a entrada da luz natural na empresa. A entrada de luz solar promove benefícios físicos e psicológicos para clientes e colaboradores.

Uma dica para aumentar o efeito da luz natural é pintar as paredes de cores claras. Isso porque essas cores refletem a luz do sol, iluminando ainda mais o ambiente.

Confira mais detalhes sobre os benefícios da iluminação natural no artigo “Vendas podem aumentar em até 40% em empresas que utilizam iluminação natural.”

Vendas podem aumentar em até 40% em empresas que utilizam iluminação natural

7)   Dê preferência para a ventilação natural:

No caso de galpões, onde geralmente é abafado e há baixa circulação de ar, os sistemas de ventilação natural ajudam a reduzir a temperatura interna. Outra vantagem é a melhora na qualidade do ar, por meio da renovação constante do ar.

O mais vantajoso desses sistemas é que eles são 100% sustentáveis, pois não utilizam energia elétrica. Por dispensarem a necessidade de manutenção, são investimentos com resultados permanentes.

Para exemplificar as vantagens da ventilação natural, separamos o artigo Perda de alimentos por falta de ventilação natural adequada.”

8)   Atualize-se:

Por fim, uma recomendação muito importante é a de sempre buscar informações. Todos os dias surgem novidades no mercado! Algumas delas podem ser soluções simples, porém significativas para a sua empresa.

Considerando essas 8 atitudes de desenvolvimento sustentável, temos trabalhado para apresentar ao mercado alternativas viáveis e que trarão resultados reais. Na Engepoli, somos um time de engenharia especializado em sistemas de ventilação e iluminação natural.

Além dos diversos conteúdos publicados em nosso Blog, a Engepoli oferece soluções e suporte técnico. Se você busca projetos sustentáveis e eficientes, clique aqui para ir a nossa página de contato.

Se você se interessou pelo assunto, conheça o trabalho de nossa equipe especializada. Nossos profissionais contribuem com o desenvolvimento sustentável de empresas em todo o Brasil e América Latina!

Conheça a Engepoli

Descubra a trajetória de uma das maiores empresas do mundo, entre as fabricantes de sistemas industriais.

Baixe nosso catálogo

Entenda como a Engepoli pode ajudar a promover a sustentabilidade na sua empresa.
COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email