A evolução do policarbonato

O policarbonato é um termoplástico que foi descobrido a partir de 1958, depois disso ele foi otimizado pela construção civil de forma que as vantagens de se usar o policarbonato só se alastraram durante todos os anos seguintes. Como caracteristíca desse material, é importante apontar que ele possui uma costumização diferenciada, além de ter uma bela aparência, ser resistente, econômico e maleável. Por isso, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre esse material.

Caracteristícas do PolicarbonatoCaracterísticas do Policarbonato

Como dito anteriormente, o policarbonato é considerado um termoplástico e isso se deve a maneira como ele responde ao calor. Os termoplásticos se tornam líquidos a partir dos 155 graus celsius. No entanto, o atributo mais sensacional do policarbonato é que ele pode ser esquentado até essa temperatura, esfriado, e esquentado novamente sem uma degradação comprometedora. É isso mesmo, em vez de queimar, os termoplásticos como o policarbonato se tornam líquidos, isso facilita com que eles possam ser reciclados com eficiência e com que os seus moldes tenham uma precisão invejável. Isso é justamente o contrário dos plásticos termo-endurecidos que podem ser aquecidos apenas uma vez. Dessa forma, eles são muito menos sustentáveis do que os termoplásticos porque esse aspecto atrapalha muito na reciclagem. Além disso, o policarbonato tem uma menor condutibilidade do que o vidro. Portanto, ele pode aguentar temperaturas que variam desde -15 graus célsius até cinquenta graus positivos.

 

O uso do Policarbonato

O uso do Policarbonato
O policarbonato é utilizado em diversos materiais que necessitam suportar impactos muito forte e também em lugares que exigem transparência. Ele é uma alternativa mais leve que o vidro e também filtra os raios ultra violeta de maneira natural. Normalmente, as placas de policarbonato vêm com uma película antiabrasiva que tem um grande papel na preservação do material. No entanto, é necessário tomar certos cuidados na utilização do policarbonato. É indicado que se faça uma limpeza a cada seis meses com panos umedecidos e sabão neutro. Isso é importante porque evita o surgimento de manchas que podem avariar o material. Evite a todo custo a utilização de materiais abrasivos (água sanitária, por exemplo), pois o dano ao material pode ser irreversível. Contudo, apesar desses cuidados, é mais fácil a limpeza do policarbonato se comparado com outros materiais. Além disso, as coberturas de policarbonato podem ser instaladas sobre estruturas de alumínio, aço ou madeira. Por ser mais leve, o policarbonato gera economia para todos. Isso se deve por conta do peso do material que é mais leve do que os seus concorrentes. Também vale dizer que essa economia também é gerada na sua manutenção que é mínima. Gostou do nosso guia básico sobre o policarbonato? Gostou da sustentabilidade que esse grande material pode gerar para a sua empresa? Confira em nosso blog outras dicas de como aumentar a sustentabilidade da sua empresa.

 

Policarbonato prismático

 

sistema skylux

Muito importante na elaboração de projetos de iluminação natural, o policarbonato prismático faz com que haja uma aproveitamento superior da luz solar. Isso acontece por conta dos milhares microprismas contidos em cada metro quadrado desse material valioso para a sustentabilidade e que possui uma alta taxa de transmissão luminosa. Isso pode ser provado através do Sistema Skylux desenvolvido a partir do policarbonato prismático.

Gostou do nosso guia básico sobre o policarbonato? Gostou da sustentabilidade que esse grande material pode gerar para a sua empresa? Confira no nosso blog outras dicas de como aumentar a sustentabilidade da sua empresa.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email