O final do ano está chegando e já é hora de fazer planos para o que vem por aí. Mas antes disso, precisamos descobrir o que nos aguarda e o que devemos encontrar no mercado industrial para 2023.
Para facilitar a sua vida, separamos as principais tendências que valem a pena ficar de olho para o começar o próximo ciclo com força total! Então vamos juntos nessa para ter um ano ainda mais incrível!
Importância de olhar para o futuro
Ser pego de surpresa é algo que nenhum gestor gosta e convenhamos que existem diversos motivos para isso. Portanto, estar preparado para os desafios é fundamental para alcançar os objetivos estabelecidos.
E como nenhum ser humano desenvolveu o dom da adivinhação, o que nos resta é ficar com a máxima atenção para acompanhar de perto quais serão os assuntos mais importantes para o próximo ano.
Se tratando do setor industrial isso é ainda mais importante, pois o tempo precisa ser levado em conta e qualquer ação deve ser planejada com a maior antecedência possível. Afinal de contas, em áreas tão concorridas, é essencial que os custos operacionais sejam levados à sério.
Confira, anote e compartilhe este conteúdo para que você e sua equipe estejam por dentro dos principais assuntos do mercado industrial para 2023.
O que podemos esperar do mercado industrial para 2023?
Veja quais são os assuntos que você e sua empresa precisam acompanhar para ter um ano com resultados incríveis!
Alta do PIB
A avaliação do Banco Central sempre possui muito peso no mercado e na economia como um todo. Para o próximo ano, o órgão estima que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha um crescimento de 1%.
Essa é uma avaliação mais otimista do que a registrada no Boletim Focus, que apontou que a alta será menor, sendo de 0,70%.
Entre os fatores apontados pelo BC para tal número estão a desaceleração da economia global e o impacto gerado pela Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. Apesar disso, existem boas expectativas.
Ainda de acordo com a instituição, os investimentos devem continuar robustos e as exportações tendem a continuar em ritmo de alta. Ainda que não sejam as previsões mais otimistas do mundo, podemos vislumbrar dias melhores para a indústria no próximo ano.
Alta no consumo das famílias
Outro ponto afetado pela taxa Selic é o consumo das famílias, que deve crescer em compasso lento para o próximo ano. Segundo avaliação do Banco Central, devemos registrar um aumento de 0,7% nesse sentido.
Para efeitos de comparação – e também de ânimo –, o número é melhor do que o que víamos no período de pré-pandemia. Sob esse panorama, podemos perceber uma recuperação lenta e que mostra um boa notícia para o mercado industrial em 2023.
Maior valorização da sustentabilidade
A sustentabilidade é um assunto sempre em alta e não deverá sair dos holofotes em 2023. Com isso, a tendência é de que cada vez mais este tema esteja na mesa na hora de planejar os próximos passos da indústria.
Além de pensar em soluções globais em larga escala, o foco não pode deixar de ser também nas operações individuais de cada empresa. Realizar ações de reciclagem, redução de impacto ambiental e redução de resíduos poluentes são algumas das medidas que serão cobradas de todos com ainda mais força no próximo ano.
Outra forma de ajudar neste sentido é colaborar com a adoção de soluções que privilegiam a economia de recursos. Entre elas, podemos destacar os sistemas de iluminação natural e ventilação natural, como os desenvolvidos pela Engepoli com a mais alta tecnologia do mercado.
Essa é uma excelente maneira de colaborar com o meio ambiente usando uma solução sustentável, de ótimo custo-benefício e que ainda por cima é muito econômica para a empresa.
Tecnologia mais presente
Recursos como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Big Data já começam a fazer parte de quase tudo que fazemos na empresa – e até mesmo na vida pessoal. Para a indústria é um caminho sem volta e quem ficar para trás pode não conseguir recuperar o tempo perdido.
Até mesmo aquelas atividades que eram feitas de maneira offline começaram a sentir o impacto da tecnologia presente na rotina diária. Seja para ações mais rotineiras ou até aquelas super complexas, contar com a ajuda dos computadores será mais natural do que nunca.
De olho nisso, é um bom período para rever os processos e descobrir onde e como é possível otimizar e resolver questões que impeçam o alcance das metas estabelecidas. Uma boa notícia é que com o avanço da tecnologia, tem sido mais comum encontrar soluções acessíveis e que apresentam um bom retorno.
Foco em Environmental, Social, and Governance (ESG)
O cenário para os próximos meses não permite erros e ter uma segurança será necessário para tomar decisões com uma base muito mais sólida. Como prevenir é melhor do que remediar, todo cuidado é pouco na hora de planejar os próximos passos.
Podemos esperar um mercado industrial para 2023 com foco também em sustentabilidade, preocupação social e com uma forte governança corporativa.
Receba as novidades em primeira mão
O ano de 2023 está quase chegando e falta muito pouco para o começo de uma nova jornada. E como sabemos que o dia a dia de um gestor é corrido com pouco tempo livre, que tal conhecer os conteúdos mais importantes para a sua empresa sem precisar ter nenhum trabalho?
Como fazer isso? Basta se inscrever na newsletter da Engepoli para receber os melhores materiais cuidadosamente selecionados pela nossa equipe sempre em primeira mão na sua caixa de entrada.