O inverno e a iluminação natural

Todos sabemos que o inverno é a estação do ano com menor incidência de luz solar. Esse fato faz com que muitas pessoas se perguntem se a iluminação natural funciona no inverno. A resposta é “sim” e, na sequência, vamos te explicar como e por que um sistema de iluminação natural pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa e seus colaboradores, mesmo na estação mais fria do ano.

Como tirar proveito da iluminação natural no inverno?

Antes de mais nada, precisamos ressaltar que com a Engepoli, a incidência de luz solar no inverno é analisada antes mesmo do projeto começar a ser realizado. Afinal, no início de cada trabalho, a empresa realiza uma consultoria minuciosa, para que seja possível compreender quais são as necessidades do cliente e do espaço que ele possui. Somente dessa forma é possível oferecer uma solução personalizada.

Antes da instalação do sistema, também são feitos inúmeros estudos detalhados. Com eles, é possível verificar:

  • O nível de luminosidade médio que a edificação irá receber;
  • Em qual local o sistema apresentará maior eficiência;
  • Qual é o melhor layout de instalação para o sistema de iluminação natural.

Os sistemas Engepoli

Nós já te mostramos que os estudos durante a fase de realização do projeto são fundamentais para garantir a eficiência da iluminação natural na sua empresa. Mas, precisamos ressaltar que a tecnologia utilizada nos sistemas da Engepoli também é decisiva para que o seu negócio usufrua desta solução durante todas as estações do ano.

Os sistemas da Engepoli contam com a melhor transmissão de luz do mercado. Isso significa uma maior eficiência luminosa. E é justamente no inverno onde essa eficiência é mais necessária. Afinal, os dias são mais curtos nesta estação. Por isso, os sistemas da Engepoli fazem com que a luz do dia seja aproveitada ao máximo. Ou seja, as fontes de luz artificiais são utilizadas apenas quando é realmente necessário.

Um exemplo disso é o sistema de iluminação natural Skylux. Mesmo com menor incidência solar no inverno, ele ainda consegue manter as lâmpadas apagadas na maior parte do dia. Isso significa uma grande economia no consumo de energia e, consequentemente, nas contas de luz.

Por que a iluminação natural é tão importante durante o inverno?

Você já deve ter ouvido falar que a luz solar está relacionada à sensação de bem-estar e que ela também é fundamental para que o corpo humano produza vitamina D. Mas você sabia que a sua ausência, especialmente durante o inverno, pode ter relação com um tipo de depressão? Estamos falando da depressão sazonal.

O que é a depressão sazonal?

É comum notar alterações de humor durante as estações do ano, especialmente no outono e no inverno, quando as pessoas apresentam maior sonolência e cansaço. Porém, quando esses sintomas são persistentes e vêm acompanhados de outros sinais, este pode ser um alerta para a depressão sazonal.

Mais comum nas estações frias, a depressão sazonal geralmente é causada pela ausência de calor e luz do dia. Do ponto de vista biológico, isso acontece por causa da redução das substâncias do corpo que são diretamente relacionadas ao sono e ao humor. As principais são a serotonina e a melatonina. A primeira é conhecida como hormônio da felicidade, já a segunda é um hormônio liberado todas as noites pelo cérebro para induzir o sono.

Ambas diminuem quando os dias são mais curtos ou quando a pessoa é menos exposta à luz solar, como acontece com quem trabalha em ambientes fechados, escuros e frios, como é o caso de fábricas, galpões, entre outros. A consequência disso são as alterações no humor e a desregulação do ciclo circadiano, popularmente conhecido como nosso relógio biológico.

Mas isso não é tudo. Quando exposto à luz do sol, o corpo também produz vitamina D. Sendo assim, durante o inverno, seus níveis caem. O resultado disso é um cansaço excessivo e aumento da sensação de sono durante o dia.

Quais são os sintomas da depressão sazonal?

Os sintomas da depressão sazonal são semelhantes aos da depressão tradicional. A grande diferença é que eles normalmente aparecem durante o inverno. Dentre os sinais mais comuns, estão:

  • Tristeza;
  • Ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Cansaço excessivo;
  • Redução de libido;
  • Dificuldade para dormir;
  • Perda de interesse para realizar atividades que antes davam prazer;
  • Redução de interações sociais;
  • Alteração no apetite e/ou peso.

Os sintomas podem variar de acordo com cada pessoa e geralmente diminuem quando o inverno acaba ou quando o indivíduo é exposto à luz solar com maior frequência. Porém, se os sintomas forem muito intensos, é indispensável o acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra, para indicação do tratamento adequado.

Principais vantagens da iluminação natural

Além de evitar que seus colaboradores desenvolvam depressão sazonal, a iluminação natural também oferece vários outros benefícios para sua equipe e para a empresa.. Dentre os principais, podemos citar:

  • Redução da fadiga dos profissionais;
  • Melhora na produtividade;
  • Diminuição de estresse e problemas físicos e mentais;
  • Melhora do sono;
  • Aumento da motivação;
  • Redução de faltas, atrasos e saídas antecipadas;
  • Aumento do engajamento da equipe;
  • Aumento do foco e da atenção dos colaboradores;
  • Consumo zero de energia elétrica;
  • Redução de gastos.

Todas essas vantagens mostram que, de fato, existem benefícios que somente a luz solar pode oferecer ao corpo humano. E que se você deseja proporcionar as melhores condições de trabalho para os seus colaboradores, precisa investir em um sistema de iluminação natural Engepoli. Com ele, os espaços internos da sua edificação serão iluminados com a luz do sol e a sua empresa dará um grande passo rumo à eficiência energética.

E se além de usufruir dos benefícios da iluminação natural em todas as estações do ano, você também deseja garantir uma ventilação natural limpa e livre de agentes nocivos para todos que frequentam suas instalações, confira o nosso Guia Oficial Engepoli de Ventilação Natural.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email