NR17: o que diz sobre condições ambientais de trabalho

Condições ambientais de trabalho

Aspectos como temperatura, umidade e qualidade do ar precisam estar dentro de parâmetros adequados para garantir condições ambientais de trabalho apropriadas.

Publicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social em 1978, a NR 17 tem como principal objetivo estabelecer parâmetros aos empregadores a fim de “proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente” aos profissionais.

Neste artigo iremos esclarecer as exigências da NR 17. Também abordaremos soluções para empresários que mantêm atividades em galpões comerciais ou industriais. Confira:

O que diz a NR17 sobre condições ambientais de trabalho?

Assim com as demais NRs, (ao todo são 36) a 17 estabelece procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. Neste caso específico, em relação aos critérios de ergonomia e que envolvem as condições ambientais de trabalho.

Isso fica mais claro no segundo parágrafo do texto, que diz: 

“As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho, e à própria organização do trabalho.”

Norma Regulamentadora No. 17

A Norma define diretrizes para que as empresas possam garantir condições ambientais de trabalho adequadas. Suas ações sempre priorizam a saúde e bem-estar dos profissionais enquanto executam suas atividades. 

Porém, que aspectos a NR regulamenta? Para entender, é necessário conhecer os critérios específicos levantados acerca do ambiente de trabalho. 

Veja algumas considerações apresentadas para postos de trabalho onde “são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes.” (Ou seja, salas de controle, escritórios, salas de desenvolvimento, entre outros):

Níveis de ruído

De acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

Índice de temperatura efetiva

Entre 20ºC e 23ºC;

Velocidade do ar

Não superior a 0,75m/s;

Umidade relativa do ar

Não inferior a 40 (quarenta) por cento.

É importante destacar que não há critérios específicos para as atividades não mencionadas. O documento apenas esclarece que as condições devem “ser adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado”. 

Sendo assim, os critérios acima podem servir como parâmetro para as condições ambientais de trabalho adequadas, considerando as particularidades de cada ambiente.

Outro item importante da NR17 diz respeito a luminosidade do ambiente. São definidos os seguintes critérios relacionados à iluminação:

Já em relação à temperatura e qualidade do ar, a NR define os seguintes parâmetros:

Benefícios da NR17 e Riscos do não cumprimento 

Principais benefícios da NR17:

Antes da prevenção de riscos legais, adequar as condições ambientais de trabalho para a NR17 traz benefícios à empresa. Quando o colaborador trabalha em local seguro e confortável, ele se sentirá mais estimulado a realizar suas atividades.

Confira algumas vantagens:

Aumento da produtividade, devido à redução do cansaço e fadiga;

Maior motivação e engajamento da equipe;

Redução de atestados e afastamentos;

Clima organizacional mais propício para o crescimento da empresa.

Sanções passíveis em caso de descumprimento da NR17:

Por outro lado, o descumprimento da NR17 acarreta diversos riscos. Além de criar um ambiente de trabalho desestimulante e insalubre, a empresa estará sujeita a:

Notificação da Delegacia do Trabalho em caso de irregularidades com prazo para correções;

Multa no caso de não cumprimento da notificação;

Processo junto à Justiça do Trabalho;

Indenização ao colaborador em caso de dano à saúde.

Como oferecer condições ambientais de trabalho seguras e saudáveis aos profissionais

A Engepoli Sistemas Sustentáveis, empresa de engenharia especializada em sistemas de ventilação e iluminação natural, desenvolve soluções que ajudam a proporcionar condições ambientais de trabalho produtivas. Todos nossos projetos consideram as diretrizes da NR17.

Por meio de projetos 100% sustentáveis, é possível conseguir resultados eficientes para galpões industriais e comerciais. Garante-se o bem-estar não apenas dos profissionais, mas também de clientes e fornecedores. Confira:

SOLUÇÕES PARA ILUMINAÇÃO 

Em geral, os galpões costumam ser ambientes de pouca luminosidade, o que acaba exigindo o uso de iluminação artificial. Além do custo com energia elétrica, a luz artificial em excesso provoca alterações no ciclo circadiano. Você pode ler a respeito disso clicando abaixo:

Os efeitos biológicos da luz no ser humano

Pensando nisso, o Sistema Skylux da Engepoli foi projetado para obter um melhor aproveitamento da luz natural. Sua tecnologia realiza a distribuição homogênea da claridade por todo o ambiente interno. 

Sistema Skylux - condições ambientais de trabalho por meio da iluminação natural
Sistema Skylux utilizado em uma indústria automotiva

Para quem se preocupa com a incidência dos raios solares e o efeito estufa, irá encontrar a solução perfeita. As chapas NanoPrismáticas de policarbonato utilizadas no projeto têm em sua composição, além de microprismas que fazem o efeito de lente direcional, o pigmento Diffuser, com fórmula desenvolvida em Israel, que faz com que os equipamentos Skylux proporcionem uma transmissão de luz de 80%, fazendo com que os raios solares não incidam diretamente nos profissionais. Outra vantagem é a filtragem de até 98% dos raios UV.

Sistema Skylux - Distribuição total da luz no ambiente por meio da iluminação natural
Imagem 01: Tela translúcida: baixo nível de luz | Imagem 02: Claraboias: efeito Hot-Spot |
Imagem 03: Sistema Skylux: distribuição total de luz no ambiente

Para entender a relação entre iluminação natural e bem-estar, indicamos a leitura do artigo: 

Como a iluminação natural ajuda a prevenir acidentes de trabalho

SOLUÇÕES PARA VENTILAÇÃO E QUALIDADE DO AR

Outro item importante mencionado na NR17 é a questão da temperatura. Nos galpões industriais, é comum que a temperatura seja elevada, principalmente no verão. Isso causa a sensação de abafamento.

Nesse sentido, a Engepoli desenvolveu o Sistema Exhaust de ventilação natural. A solução funciona através do efeito de convecção do ar

Ou seja, absorve-se o ar quente, partículas em suspensão e a sujidade que ficam na superfície e as expele para a área externa, mantendo apenas o ar fresco e limpo no galpão.

Sistema Exhaust Compact - condições ambientais de trabalho através da ventilação natural
Sistema Exhaust Compact utilizado em uma indústria de plásticos

Não se trata de um sistema de climatização, mas atende as exigências da NR17 por proporcionar o equilíbrio da temperatura e a ventilação higiênica. O resultado é equilíbrio térmico e ar de qualidade, promovendo ótimas condições ambientais de trabalho. 

Além disso, o sistema não utiliza energia elétrica e não necessita de manutenção. Para conhecer outros benefícios da ventilação natural, recomendamos a leitura do artigo: 

Qual a relação entre ventilação industrial e segurança do trabalho?


condições ambientais de trabalho para profissionais da indústria

Com os sistemas de ventilação e iluminação natural, a Engepoli tem ajudado diversas empresas a reduzirem os riscos de passivos trabalhistas. Além disso, garantem aos profissionais conforto térmico, qualidade de vida e um ambiente que estimule a produtividade.

Nossos projetos ainda proporcionam economia de energia elétrica e o uso consciente dos recursos naturais. Portanto, ajudam sua marca a promover a sustentabilidade e melhorar seus resultados operacionais, proporcionando, além dos benefícios diretos, os benefícios indiretos, com ações de marketing e novos olhares por parte de investidores, que atualmente estão dando preferência a empresas com o padrão ESG.

Clique aqui e fale com um de nossos Engenheiros especialistas para conhecer mais detalhes! Juntos, vamos encontrar a melhor solução para a necessidade da sua empresa. 

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email