Living Office: descubra como será o ambiente de trabalho do futuro

O modo de trabalhar mudou e a maioria das companhias ainda não se adaptou. Há uma tendência grande na busca por um local de trabalho mais natural e desejável de se trabalhar. Mas como desenvolver o ambiente empresarial para os trabalhadores do futuro? O “Living Office” é um tipo de design que considera as características e atividades de um organização e a partir disso busca transformar o local de trabalho em uma ferramenta importante que gere conexão entre as pessoas, estimule a criatividade e a produtividade. É uma estratégia mais humana. O conceito foi desenvolvido pela empresa Herman Miller Móveis a partir de pesquisas no mundo inteiro. O estudo revelou que o espaço de trabalho precisa não apenas atrair as pessoas, mas estimular a criatividade e a produtividade.

Colaboração, inovação e flexibilidade

Hoje, quatro gerações estão trabalhando simultaneamente no mercado. Se o local de trabalho fornecer condições para que essas pessoas se relacionem e usem o potencial que cada geração detém, há maior colaboração, inovação e flexibilidade. A organização física da empresa deve ter foco na integração entre todos os setores. É importante prestar bastante atenção no modo como a colaboração se dá no ambiente.

Aproveitando a luz do dia

Um dos principais pontos observados nos locais de trabalho “do futuro” é a entrada de luz natural. É importante o uso de átrios e coberturas que ajudem a aproveitar a luz do dia. Um dos métodos mais eficazes, que além de permitir o acesso da luz natural, ajuda a regular a temperatura dos ambientes, é a iluminação natural prismática. A substituição das fachadas convencionais por estruturas transparentes é um ponto observado no “Living Office”. Outro passo importante é a remoção de divisórias ou a substituição por superfícies translúcidas.

Ar puro e conforto térmico

A ventilação precisa se valer ao máximo de meios naturais e sustentáveis. As estruturas modernas, na maioria das vezes, utilizam o “efeito chaminé”, que consiste na entrada de ar por aberturas inferiores de modo que a saída aconteça em um ponto mais alto. Há a troca de ar e o ambiente fica sempre fresco e arejado. Desenhando e edificando um lugar onde as pessoas desejam estar, que lhes seja agradável, uma organização pode obter grandes ideias, grandes inovações, tudo isso a custos bem mais baixos do que os de uma planta tradicional. O local de trabalho do futuro é um lugar para criar, inovar e colaborar, muito mais do que apenas trabalhar. Quer saber como transformar sua empresa em um ambiente de trabalho mais natural e produtivo? Curta nossa fanpage e acompanhe diariamente nossos conteúdos.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp