Investir em ventilação natural é uma das opções para empresas brasileiras

Existem muitas formas de investir em ações sustentáveis nas empresas, mas nenhuma delas afetam de forma tão direta o bem-estar dos colaboradores quando o investimento em iluminação e ventilação naturais. Um dos principais motivos para pensar a respeito do assunto diz respeito a necessidade de proporcionar conforto térmico para as pessoas dentro da edificação, e a ventilação natural oferece essa possibilidade sem que seja necessário abrir mão da eficiência energética do lugar.

Segundo os especialistas, a fase de projeto é o momento ideal para esse tipo de planejamento, pois é possível fazer as avaliações corretas e planejar de forma adequada o emprego dessas soluções. O primeiro passo é avaliar as variáveis climáticas presentes no local e averiguar como sem comportam as variáveis referentes à radiação solar e à direção dos ventos no local onde a edificação será instalada. Em seguida, é necessário identificar as estratégias mais adequadas para o controle térmico, levando em consideração o contexto climático e o padrão de uso do edifício.

No Brasil é premente a necessidade de redução de ganhos térmicos, pois de acordo com profissionais do setor temos temperaturas elevadas em quase todo o país durante o verão e, em certas regiões, o ano inteiro. Por isso, o sombreamento é tão importante, assim como a ventilação natural. A indicação é que em temperaturas mais amenas, entre seus 20 a 26 graus, apenas o investimento em ventilação natural já seja o suficiente para melhorar o conforto térmico das empresas. São medidas simples e com ótimo custo-benefício, que podem auxiliar na redução de custos energéticos entre outros benefícios.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp