Iluminação natural e Ventilação natural: aliados da construção sustentável

Seja para a construção de casas ou de prédios empresariais, a arquitetura atualmente têm seguido uma tendência de aproveitar os recursos naturais. O uso da iluminação natural e ventilação natural estão entre as principais formas de fazer isso. Além desses recursos serem vantajosos do ponto de vista estético, eles ainda oferecem inúmeros benefícios para os seres humanos, bem como para o planeta.

 

A luz do sol e os ventos sempre fizeram parte do dia a dia do ser humano. Mas, desde o tempo das cavernas, o homem se viu obrigado a buscar abrigo para se proteger de inimigos e das condições climáticas. Com o tempo, as construções passaram a se tornar cada vez mais fechadas, trazendo à tona a necessidade da iluminação e da ventilação artificiais. Entretanto, o conhecimento e as tecnologias atuais fazem com que seja possível voltar a utilizar os recursos naturais, tanto em moradias, quanto em indústrias, fábricas e outros prédios empresariais.

O que é?

A utilização da iluminação natural, corresponde ao uso da luz solar em um projeto, para iluminar os ambientes do imóvel. Para que isso seja possível, é fundamental analisar o terreno, para descobrir qual é sua posição em relação ao nascer e pôr do Sol. A partir disso, é necessário verificar quais são as melhores soluções para que a luz tenha uma boa profundidade no ambiente, mantendo a intensidade. Somente dessa forma, a luz natural será aproveitada da melhor forma possível nos cômodos que mais precisam dela.

 

Já os projetos que fazem uso da ventilação natural, como o nome sugere, utilizam o vento de maneira adequada e inteligente. Como esse recurso é gratuito, infinito e sustentável, seu uso também oferece inúmeros benefícios, como conforto térmico e aumento da qualidade do ar. Nesse caso, também é fundamental conhecer as condições climáticas da região, para que a velocidade do ar não seja muito grande nos ambientes, garantindo que o local não fique com temperaturas muito baixas.

A arquitetura bioclimática e a sustentabilidade

Você já viu aqui no blog a importância da inovação no desenvolvimento sustentável e na construção civil, essas soluções inovadoras estão diretamente ligadas à iluminação natural e ventilação natural. Mas qual é a relação dessas técnicas com a arquitetura bioclimática? A arquitetura bioclimática consiste na realização de projetos que levam em consideração as condições climáticas da região, para utilizar os recursos naturais da melhor forma possível, visando reduzir os impactos ambientais. Preservar recursos como a água e a energia, é uma tarefa conjunta e, quando essa tendência também alcança a construção civil, os benefícios são diversos. Além dos projetos serem sustentáveis, visando o uso consciente dos recursos, eles também integram as construções humanas ao meio ambiente.

 

No Brasil, especificamente, as condições climáticas são bastante favoráveis nesse sentido. Afinal, em boa parte do país, as temperaturas são altas e as regiões possuem grande incidência solar, facilitando a iluminação natural. Já, no que diz respeito aos ventos, o estudo precisa ser um pouco mais aprofundado, já que eles variam bastante conforme a região onde a construção será feita, tendo-se que tomar como base as coordenadas geográficas exatas do local à ser implantada a solução.

Quais são os benefícios?

Como você já sabe, iluminação natural e ventilação natural são soluções bastante vantajosas no que diz respeito à sustentabilidade. Mas, quais são as vantagens do uso desses recursos para os seres humanos? Confira a seguir!

Qualidade interna do ar

Essa é uma das principais vantagens da utilização da ventilação natural. Como essa solução consiste na troca constante do ar dentro de um ambiente, a qualidade dele aumenta. Consequentemente, o risco de doenças serem transmitidas no interior da construção reduz consideravelmente.

Umidade controlada

Especialmente no caso da ventilação natural, a umidade também é melhor controlada com essa técnica. Sendo assim, o surgimento de mofos e fungos, causados pela condensação e que são prejudiciais tanto para a saúde, quanto para a construção, se tornam menos prováveis.

Conforto

Nesse quesito, precisamos falar tanto sobre o conforto visual, quanto térmico. No primeiro, é comprovado que a luz solar torna qualquer ambiente mais agradável, proporcionando bem-estar. Já o segundo depende do uso inteligente das duas técnicas. Isso porque, no calor, dependendo da solução encontrada para aproveitar a luz solar, o ambiente pode ficar muito quente, parecendo uma estufa. A melhor forma de solucionar isso, é por meio da ventilação natural. Para que assim, o local se mantenha arejado, em temperaturas agradáveis.

 

No inverno, a preocupação pode ser menor, no que diz respeito ao aquecimento. Entretanto, a forte tendência ao surgimento de doenças como gripes e resfriados, também faz a troca de ar ser fundamental.

Economia

Uma das vantagens que mais atraem as pessoas para a arquitetura bioclimática é a economia. Afinal, ao aproveitar a luz e os ventos, a conta de energia diminui consideravelmente. Já que, as lâmpadas, ventiladores, sistemas de exaustão e ares-condicionados serão menos utilizados. Para aumentar ainda mais a eficiência energética da construção, é possível incluir no projeto luminárias integradas a sensores dimerizáveis. Dessa forma, a luz artificial só será acionada quando realmente for preciso e com a iluminância necessária, evitando desperdícios de energia.

Vitamina D

Todos sabemos que a luz solar é fundamental para o corpo humano. É a partir dela que conseguimos produzir uma das vitaminas mais importantes para a saúde: a vitamina D. Com ela, o cálcio é melhor absorvido, fortalecendo os ossos e a saúde, de maneira geral.

Produtividade

A iluminação natural pode ser bastante benéfica para ambientes profissionais. Isso porque ela aumenta a produtividade dos profissionais, além de estimular a criatividade e deixá-los mais otimistas, melhorando a disposição para realizar tarefas cotidianas.

 

É incrível pensar que todos esses benefícios são oferecidos pelos recursos naturais e que eles estão sempre disponíveis para o ser humano, não é mesmo? Se você também quer usufruir da iluminação natural e ventilação natural de forma eficiente, clique aqui e entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email