Horário de verão, mocinho ou vilão?

Junto com ele, chegam também as reclamações de quem acorda cedo e diz não gostar de levantar da cama com o dia sem ter clareado. No final da tarde, o sol ainda brilha e é possível sair do trabalho e chegar em casa ainda de dia. Fato é que o horário de verão mexe com o relógio biológico de todos, bem como com a rotina, o sono e tantas outras coisas.

O ajuste feito nas horas, adianta-se uma hora no relógio, funciona por poucos meses aqui no Brasil, mas tem como principal finalidade a economia de energia elétrica no país. A ideia é aproveitar mais tempo de luz natural, principalmente nos meses de primavera e verão, mais especificamente de outubro a março. São diversos países do mundo que adotam o horário de verão, sempre pensando nos benefícios que ele traz.

Economia de energia elétrica

Com o dia mais longo, temos uma hora a mais de sol, com isso se reduz o consumo de energia elétrica nos horários de pico (das 18 às 21h). Quem chega do trabalho pode se dedicar aos seus afazeres sem precisar iluminar toda a casa, por exemplo.

A economia de dinheiro é algo que o Governo ressalta para que haja a necessidade do horário de verão, embora esse ano tenha havido grande discussão acerca do tema, pois a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) juntamente com o Ministério fizeram um estudo sobre o horário de verão e constataram o seguinte: resultados de economia de energia próximos à neutralidade.

O perfil dos brasileiros mudou com o passar dos anos e, segundo o estudo, o adiantamento de uma hora no relógio não faz mais diferença quanto a economia de energia elétrica. De qualquer forma, o Presidente Temer acabou aprovando o horário de verão e já estamos há alguns dias convivendo com ele.

Economize!

Faça parte do time dos brasileiros que sabem aproveitar a luminosidade natural. Ao chegar em casa, abra as cortinas e janelas e use da luz solar o máximo possível. Acreditamos que se o horário de verão deu certo nos seus primeiros anos, pode continuar a funcionar nos próximos anos, basta que cada um faça a sua parte.

A luz solar melhora a qualidade de vida das pessoas, além de que dias mais longos proporcionam mais tempo para o lazer, passeios pela cidade e até mais segurança.

 

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email