Estudos pioneiros do impacto de lâmpadas LED

Pesquisas apontam que a lâmpada de LED em redes públicas, diminue drasticamente o consumo de energia elétrica da uma cidade, porém, isso pode causar um grande impacto ambiental. Um estudo publicado no Ecological Applications indica que este processo pode levar o agravamento na infestação dos insetos voadores em ambientes urbanos, o que pode causar desequilíbrios na fauna e na flora.

Pesquisadores do centro de pesquisa Scion, da Nova Zelêndia, descobriram que os insetos são altamente atraídos pela lâmpada de LED, e esta atração é  48% maior quando comparada com a taxa relacionada às lampadas de vapor sódio (lâmpadas amarelas).

led-luz
Av. 23 de maio – São Paulo, com iluminação LED (Fonte: aqui)

Segundo o entomologista Steve Pawson, a causa tem a ver com a evolução biológica dos receptores de luz dos insetos responsáveis pela orientação noturna: “O receptor mais comum tem sensibilidade ao ultravioleta, ao azul e ao verde, o que explica o motivo de os insetos serem mais atraídos pelos comprimentos de onda azuis, que compreendem uma proporção muito menor do total de luz que emana de lâmpadas amarelas”, explica.

A cor primária dos emissores de luz branca é a azul, um revestimento de fósforo absorve os comprimentos de onda azuis curtas, reemitindo em comprimentos maiores e fazendo com que a luz pareça branca aos nossos olhos. Mesmo com tentativas de aplicar filtros para tornar a cor do LED mais avermelhada, os resultados mostraram que atração dos animais não foi reduzida consideravelmente.

O LED azul

A criação do diodo azul deu início a produção industrial do LED branco, e desde então permite o desenvolvimento de grandes projetos de iluminação pública. Porém, de acordo com Alessando Barghini, especialista em impacto da radiação eletromagnética sobre a biosfera pelo Instituto de Biologia da USP, a disponibilidade de iluminação artificial mais eficiente, pode aumentar desnecessariamente o fluxo luminoso e os impactos ecológicos da poluição luminosa. (Você sabe o que é poluição luminosa? Confira nosso post sobre o assunto).

rua-led
Exemplo de iluminação em LED (Fonte: aqui)

Apesar de todas as suas vantagens para a redução de energia elétrica de municípios e indústrias, o impacto ecológico causado por lâmpadas de LED está sendo estudado. Ecologistas se concentram no desenvolvimento da tecnologia para equilibrar as necessidades de iluminação com menor impacto ecológico.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email