Pesquisas apontam que a lâmpada de LED em redes públicas, diminue drasticamente o consumo de energia elétrica da uma cidade, porém, isso pode causar um grande impacto ambiental. Um estudo publicado no Ecological Applications indica que este processo pode levar o agravamento na infestação dos insetos voadores em ambientes urbanos, o que pode causar desequilíbrios na fauna e na flora.
Pesquisadores do centro de pesquisa Scion, da Nova Zelêndia, descobriram que os insetos são altamente atraídos pela lâmpada de LED, e esta atração é 48% maior quando comparada com a taxa relacionada às lampadas de vapor sódio (lâmpadas amarelas).
Av. 23 de maio – São Paulo, com iluminação LED (Fonte: aqui)
Segundo o entomologista Steve Pawson, a causa tem a ver com a evolução biológica dos receptores de luz dos insetos responsáveis pela orientação noturna: “O receptor mais comum tem sensibilidade ao ultravioleta, ao azul e ao verde, o que explica o motivo de os insetos serem mais atraídos pelos comprimentos de onda azuis, que compreendem uma proporção muito menor do total de luz que emana de lâmpadas amarelas”, explica.
A cor primária dos emissores de luz branca é a azul, um revestimento de fósforo absorve os comprimentos de onda azuis curtas, reemitindo em comprimentos maiores e fazendo com que a luz pareça branca aos nossos olhos. Mesmo com tentativas de aplicar filtros para tornar a cor do LED mais avermelhada, os resultados mostraram que atração dos animais não foi reduzida consideravelmente.
O LED azul
A criação do diodo azul deu início a produção industrial do LED branco, e desde então permite o desenvolvimento de grandes projetos de iluminação pública. Porém, de acordo com Alessando Barghini, especialista em impacto da radiação eletromagnética sobre a biosfera pelo Instituto de Biologia da USP, a disponibilidade de iluminação artificial mais eficiente, pode aumentar desnecessariamente o fluxo luminoso e os impactos ecológicos da poluição luminosa. (Você sabe o que é poluição luminosa? Confira nosso post sobre o assunto).
Exemplo de iluminação em LED (Fonte: aqui)
Apesar de todas as suas vantagens para a redução de energia elétrica de municípios e indústrias, o impacto ecológico causado por lâmpadas de LED está sendo estudado. Ecologistas se concentram no desenvolvimento da tecnologia para equilibrar as necessidades de iluminação com menor impacto ecológico.