5 actitudes que su empresa y sus empleados pueden tener para ser más sostenibles

Ser sustentável parece estar cada vez mais na moda, porém, diferente do que possa parecer, esse termo precisa fazer parte da empresa de forma mais profunda. Se o conceito de “ser sustentável” é incorporado apenas por modismo, é muito provável que os valores não sejam passados aos colaboradores de forma correta e tudo não vai passar de marketing barato.

Ajudar o planeta vai bem além de reciclar o lixo que é produzido e pode englobar questões estruturais da empresa como, por exemplo, o projeto ou reforma do espaço para melhor aproveitamento de recursos naturais bem como atitudes simples que seus colaboradores podem aderir para tornar o manejo de resíduos mais eficiente.

Para ajudar a sua empresa e seus colaboradores a trilharem o caminho da sustentabilidade de forma mais eficiente, separamos 5 ideias que podem tornar o processo mais simples e assertivo. Como você vai perceber, se essa ideia já faz parte dos valores empresariais, desde a concepção do projeto arquitetônico até a identidade da marca vão refletir isso.

1) Priorize em seu projeto o uso de recursos naturais

Os projetos arquitetônicos que priorizam o uso de recursos naturais como iluminação e ventilação são os que ganham pontos extras no quesito sustentabilidade. Já existem diversas soluções que permitem explorar esses recursos de forma tecnológica e que colaboram para a economia no fim do mês. 

Converse com seu arquiteto para explorar melhor a luz natural e melhorar a ventilação do ambiente de trabalho para não depender unicamente do ar condicionado e das luzes artificiais. Além de melhorar a qualidade de trabalho oferecida aos colaboradores, sua empresa poderá ver como o retorno sob o investimento é garantido.

2) Diminua o consumo de descartáveis

Por mais “reciclável” que seja, hoje já sabemos que o excesso de plásticos é um dos principais motivos para a poluição dos oceanos e do ambiente terrestre. Incentive seus colaboradores a trazerem canecas e outros utensílios de casa e que permitam que eles tomem sua água, café ou chá com mais conforto. 

Existem também marcas que já estão produzindo produtos com essa pegada mais durável e é possível comprar desde copos até canudos para não precisar consumir um copinho de plástico a cada ida ao bebedouro.

3) Incentive o uso de transportes alternativos

As grandes cidades têm investido cada vez mais em transportes alternativos e é muito importante incentivar seus colaboradores a fazerem uso dessas possibilidades. Bicicletas, transporte público e até mesmo patinetes têm sido opções viáveis para quem quer se locomover de forma mais sustentável pela cidade. Da mesma forma que compartilhar seu carro com os colegas de trabalho também é uma ótima opção, caso o local de trabalho fique mais longe.

4) Busque parceiros  e fornecedores certificados

Não adianta sua empresa adotar atitudes sustentáveis se seus parceiros e fornecedores não possuem os mesmos valores. Buscar empresas que também são certificadas e que possuem um histórico de respeito ao meio ambiente e com os direitos dos trabalhadores são muito importantes.

5) Reduza o consumo de água

Usar temporizador nas torneiras é uma maneira de economizar água. Além disso é importante que a manutenção dos encanamentos e a regulagem da pressão da água estejam em dia para evitar desperdícios que muitas vezes ficam escondidos, mas aparecem de forma indesejada nas contas a pagar.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp