Engepoli e Coca-Cola desenvolvem um dos prédios com maior economia de energia do mundo

Ser eficiente e responsável com o meio ambiente é o desejo de toda empresa do mercado. Mas isso não é algo que deva ser pensado apenas quando a companhia está estabilizada, você pode buscar a excelência desde a base.

Foi com esse pensamento que a Coca-Cola convocou a Engepoli para fornecer seus produtos para a construção do novo Centro de Distribuição do Caju, no Rio de Janeiro. Esta obra recebeu a certificação LEED Platinum, a máxima que uma empresa pode ser certificada no que se refere a sustentabilidade. Isto colocou este prédio entre os 6% de edifícios com melhor desempenho ambiental no mundo e o primeiro da empresa de bebidas.

Engepoli e Coca-Cola: eficiência energética de primeiro mundo

Conhecida pela altíssima qualidade tecnológica dos materiais, a escolha da Engepoli para atuar em parceria com uma das maiores companhias do mundo foi feita com base na qualidade do serviço e na longa garantia oferecida aos clientes.

Para que a certificação LEED Platinum fosse possível, foram utilizados os principais produtos que a Engepoli oferece para a sua empresa ter de fato um sistema eficiente em fatores primordiais como iluminação e ventilação naturais.

A reforma do CD do Caju

Em uma cidade tão quente como o Rio de Janeiro, principalmente no verão, é importante que a ventilação do ambiente seja feita da melhor maneira possível, garantindo um local de trabalho agradável e que ofereça boas condições aos colaboradores.

Mas quando falamos de sistemas tradicionais, isso acarreta um custo extremamente alto. A solução encontrada para o caso da Coca-Cola foi a utilização do sistema de ventilação Exhaust.

Além de ser super econômico, pois não tem nenhum custo de manutenção, ele proporciona uma ventilação durante as 24hs do dia. Isso garante que este sistema, totalmente silencioso, funcione sozinho e sem precisar ficar sendo monitorado.

Trazendo a luz

Além da ventilação, um destaque nesta obra, que é a solução perfeita também para a sua empresa, é o completo e eficiente sistema de iluminação Skylux da Engepoli.

É importante destacar o papel que este fator desempenhou para a conquista da certificação LEED Platinum. Essa honra só é concedida quando todo o sistema é eficiente energeticamente falando, algo que só pode ser alcançado com a utilização inteligente de soluções de iluminação natural.

Algumas soluções aplicadas neste projeto, e que podem também trazer mais eficiência energética para a sua empresa, unem uma melhor capacidade de utilização dos recursos naturais de ventilação e iluminação. Esse é o caso das venezianas Luxvent.

Assim como no Centro de Distribuição do Caju, muitas empresas precisam que as janelas garantam um ambiente protegido, iluminado e ao mesmo tempo arejado. Parece um desafio e tanto, não é mesmo? Mas com a Luxvent você consegue ter tudo isso em apenas um produto. As principais caraterísticas que o torna especial são a versatilidade de se adequar em qualquer ambiente e a garantia contra amarelamento ou ressecamento.

Vale para todo mundo

Uma das características mais interessantes deste projeto é como os produtos utilizados são versáteis e se encaixam nas mais diversas necessidades. Em comparação com outros centros de distribuição padrão, a economia gerada é de 54% com as soluções aplicadas pela Engepoli.

A diferença de investimento para a realização deste tipo de obra é baixa, mas o retorno obtido com a economia proporcionada é tão alto que é impossível calcular um custo-benefício melhor. Ainda mais em se tratando de obras corporativas, que exigem planejamento e o menor custo de operação.

Esta foi uma obra muito especial e que serve de exemplo para todas as empresas que desejam economizar e mesmo assim ter um espaço com eficiência de energia e oferecendo as melhores condições de trabalho para os funcionários.

Se você quer saber como podemos ajudar a sua empresa, entre em contato com a gente e saiba mais sobre os produtos da Engepoli.