Chama-se de energia solar aquela proveniente da obtenção direta de energia do sol, podendo ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos, a geração de energia elétrica e o aquecimento de água são as principais formas de aproveitamento. Existem dois sistemas usados para a produção de energia elétrica por meio do sol: o heliotérmico e o fotovoltaico.
Como funciona a energia heliotérmica?
Nesta forma de energia, a irradiação é convertida primeiramente em energia térmica e após isso em elétrica.
A radiação solar é captada por coletores solares, equipamentos que possuem uma superfície refletora que direciona a radiação para um receptor, convertendo-a em calor e transferindo para um fluido, podendo ser o ar, a água ou o óleo, e este fluido escoa pelo receptor.
Exemplo de energia heliotérmica (fonte da imagem aqui).
Como funciona a energia fotovoltaica?
Nesta forma de energia, a irradiação é convertida diretamente em energia elétrica.
Feitas a partir de materiais semicondutores, as células fotovoltaicas são expostas à luz e parte dos elétrons do material iluminado absorve os fótons, que são partículas de energia presentes na luz solar.
Estes elétrons livres, são transportados por um semicondutor até serem puxados por um campo elétrico, formado na área de junção dos materiais semicondutores pela diferença do potencial elétrico existente em cada um deles. Os elétrons são levados para fora da célula fotovoltaica, ficando disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica.
Exemplo de energia fotovoltaica (fonte da imagem aqui).
A maior usina solar do mundo
A energia solar, apresenta inúmeras vantagens para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, pois é uma energia limpa, renovável, não emite gases poluentes ou outros tipos de resíduos. Foi inaugurada no Marrocos a primeira fase do que será a maior usina de captação solar do mundo, chamada de Ouarzazate.
Instalada no deserto do Saara, uma região excelente à captação da luz do Sol, estima-se que quando todo o projeto da usina estiver em funcionamento, será possível fornecer energia elétrica para mais de 1 milhão marroquinos, com a intensão de aumentar drasticamente a porcentagem de influência da energia renovável em seu território.
A primeira parte da usina, batizada de Noor 1, conta com 500 mil painéis solares em forma de crescente, espalhados em 800 fileiras através do deserto. Cada espelho tem 12 metros de altura, transferindo o calor recebido para uma tubulação de aço cheia de “solução termal sintética”. Por enquanto, isso já garante a geração de 160 megawatts, que deverá ter um total de 580 megawatts até 2020, ano previsto para a conclusão do projeto.
Maior usina do mundo: “Ouarzazate”. (fonte da imagem aqui).