Como economizar investindo em ações de eficiência energética na indústria?

Eficiência energética para a indústria

Você sabe o que é eficiência energética na indústria? Se a resposta for sim, sabe dizer que ações podem ser realizadas pela sua indústria para colocá-la em prática?

Neste artigo elaborado pela Engepoli Sistemas Sustentáveis, vamos explicar um pouco sobre o tema. Listaremos alguns exemplos práticos que promovem resultados econômicos, ambientais e sociais.

Ao final, você poderá baixar gratuitamente o Ebook Eficiência Energética, no qual descrevemos essas informações com mais detalhes. Nele, também apresentamos dicas voltadas às indústrias. 

O que é eficiência energética?

A eficiência energética é um conceito que envolve o uso consciente de energia e a adoção de fontes alternativas, descentralizando a dependência de uma única fonte geradora de energia.

Na prática, isso significa que a empresa implantará sistemas que garantam o fornecimento de energia mesmo em situações adversas. Além disso, são consideradas também as soluções sustentáveis. Cada setor possui particularidades para alcançar sucesso com a eficiência energética, e na indústria não é diferente.

 Como funciona a eficiência energética para a indústria?

Todo segmento da indústria é altamente dependente de energia elétrica. Ela é necessária para o funcionamento de equipamentos, máquinas, computadores, iluminação, ventilação e mais.

Tendo isso em vista, imagine ficar 1 ou 2 dias sem energia elétrica no seu galpão industrial. É um cenário preocupante e que traz prejuízo incalculável.

Confira mais informações lendo o artigo publicado em nosso Blog no qual listamos 6 formas de otimizar o consumo de energia na sua empresa:

6 formas de otimizar o consumo de energia na sua empresa

Que resultados podem ser alcançados nas indústrias por meio das ações de eficiência energética?

As ações voltadas à eficiência energética têm como principal objetivo o fornecimento de energia de acordo com a demanda. Contudo, há outros resultados que podem ser observados a partir dessas ações. São eles:

Para entender melhor sobre como alcançar esses resultados, recomendamos a leitura do nosso Ebook.

Exemplos de ações de eficiência energética para as indústrias:

Confira as principais práticas de eficiência energética para as indústrias:

Motores, geradores e caldeiras:

Para o funcionamento dos equipamentos, que são os itens que mais consomem energia elétrica, fontes alternativas são soluções eficazes.

eficiência energética na indústria - geradores de energia

É o caso dos motores e geradores à diesel e das caldeiras, em determinados horários, que podem produzir a energia necessária para o funcionamento do negócio. Ainda é possível substituir uma função para a qual seria necessário consumir energia. Exemplo: aquecimento de água para algum processo de produção.

Placas de energia solar:

As placas de energia solar são soluções sustentáveis e que ajudam a produzir a energia elétrica utilizada na empresa.

eficiência energética na indústria - placas de energia solar

Dificilmente elas serão suficientes para suprir toda a necessidade energética da indústria. Afinal, considera-se que há períodos do ano e do dia sem tanto sol. Mas o sistema é uma boa alternativa quando associado a outros meios de fonte energética.

Ventilação natural:

A estrutura dos galpões industriais, em sua maioria, não permite a entrada e circulação de ar, o que causa a sensação de abafamento.

Para resolver o problema, uma alternativa muito eficaz são os sistemas de ventilação natural. Eles não precisam de energia elétrica para funcionamento, ou seja, são 100% sustentáveis.

Os sistemas de ventilação natural ainda proporcionam uma melhor qualidade do ar ao fazer a ventilação higiênica. Também oferecem conforto térmico, retirando o ar quente e mantendo a temperatura do local fresca e agradável.

eficiência energética na indústria de plásticos - Sistema Exhaust Compact
Sistema Exhaust Compact sendo utilizado para a ventilação em uma indústria de plásticos

Confira mais informações sobre ventilação natural lendo o artigo Conheça os tipos de ventilação industrial:

Conheça os tipos de ventilação industrial desenvolvidos pela Engepoli

Iluminação natural:

Outro item que pesa na conta de energia é a iluminação artificial. Para se ter uma ideia de quanto se gasta apenas com isso, observe quantas lâmpadas ou refletores ficam acesos durante o dia.

Assim como a ventilação natural, os sistemas de iluminação natural também têm consumo zero de energia elétrica. Um exemplo que traz qualidade e eficiência energética para as indústrias são os Sistemas Skylux, da Engepoli.

Por meio do Sistema Skylux Diffuser, fabricado com chapas NanoPrismáticas de policarbonato, instaladas de forma correta em uma cobertura de um galpão, acontece a entrada e distribuição da luz solar de forma uniformizada em todo o ambiente.

eficiência energética na indústria comercial - skylux 555 diffuser
Sistema Skylux 555 Diffuser aplicado em um supermercado

Além de garantir uma iluminação adequada no período diurno, o sistema ainda propicia qualidade de vida aos profissionais. Afinal, o contato com a luz solar traz benefícios para o trabalhador.

A iluminação afeta o humor e a produtividade, já que tem relação com o controle de nosso relógio biológico. Portanto, a presença de luz solar aumenta os níveis de serotonina e vitamina D na rotina dos colaboradores.

Veja as vantagens da iluminação natural lendo o artigo Garantindo a melhor iluminação natural para a indústria:

Custo-benefício: garantindo a melhor iluminação natural para a indústria


Para conhecer os sistemas sustentáveis de ventilação e iluminação natural projetados pela Engepoli, clique aqui e fale com um especialista.

Nossa equipe de engenheiros irá apresentar a solução mais adequada à cobertura do seu galpão. Assim, nosso projeto atenderá todas as suas necessidades!

Fale com um especialista Engepoli

Entre em contato e saiba mais sobre como nossas soluções podem transformar a sua empresa.

Conheça nosso catálogo

Conheça nossa variedade de sistemas sustentáveis em iluminação e ventilação natural.

BAIXE O EBOOK EFICICÊNCIA ENERGÉTICA PARA A INDÚSTRIA

Para explicar a eficiência energética de forma mais aprofundada, a equipe Engepoli desenvolveu um Ebook com informações detalhadas. Para quem deseja conhecer e colocar em prática seus conceitos, é uma leitura essencial.

No arquivo, você terá acesso a:

  • Dicas para realizar o inventário de consumo de energia elétrica do galpão industrial;
  • Conhecerá boas práticas para a economia de energia
  • Mais informações e exemplos para ter economia e produtividade. 

Clique aqui e baixe gratuitamente o Ebook:

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email