E se o Petróleo acabar?

A elevação do nível do mar já está ameaçando a população costeira em todas as partes do mundo. Quanto mais utilizarmos combustíveis fósseis para atender nossa necessidade de energia,  mais gases de efeito estufa serão despejados na atmosfera, elevando as temperaturas.

Cientistas afirmam que queimar todas as reservas provadas de petróleo, carvão e gás, seria o suficiente para desfazer toda a cobertura de gelo da maior reserva de água doce congelada do Planeta, a Antártica.

Isso causaria uma elevação de até 60 metros no nível do mar nos próximos 10 mil anos. Uma pesquisa publicada no periódico científico Science Advances, modela todos os efeitos da queima desenfreada de combustíveis fósseis sobre a totalidade do manto de gelo da Antártida.


(Fonte da imagem: aqui)

Ricarda Winkelmann, coautora do estudo, declarou: “Essa transformação não acontece do dia para a noite, mas o que precisamos compreender é que nossas ações de hoje estão mudando a face do planeta Terra, e continuará a fazê-lo por dezenas de milhares de anos. Se queremos evitar que a Antártica perca todo seu gelo, precisamos manter o carvão, gás e petróleo no solo”.

A NASA informou que desde 1992, o nível dos mares subiu cerca de 8 centímetros por causa do aquecimento global. Parte deste aumento vem do derretimento das geleiras e do aumento da temperatura da água, que se expande quando fica mais quente.

Especialistas acreditam que a produção de petróleo deverá cair 3% ao ano, e a tendência é que ele seja substituído por fontes renováveis de energia, já que é impossível encontrar um substituto tão concentrado e fácil de transportar quanto o combustível fóssil.

Energia nuclear, eólica, solar e hidroelétrica podem substituir o petróleo como combustível para meios de transporte e para fornecer eletricidade para a população. Mesmo assim, alguns produtos que tem o petróleo como matéria prima, podem se tornar raridade ou deixarem de ser produzidos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp