Dicas sustentáveis para o dia a dia do seu lar

Ações simples do nosso dia a dia podem fazer a diferença não só para o meio ambiente, mas também para a nossa família e as gerações que virão. Crianças que crescem em um meio onde pessoas tem ações sustentáveis, se tornarão adultos sustentáveis também, pois aprenderam a valorizar o meio ambiente desde cedo. Saber economizar e fazer o melhor uso dos recursos naturais disponíveis é um hábito que não só podemos, mas devemos adquirir. Confira algumas dicas da Engepoli que podem mudar sua vida e a maneira como você vê o mundo:

Jardim e hortas

Mesmo para quem mora em apartamento é possível ter uma mini horta na sacada e até mesmo na cozinha. Investir no plantio de legumes, temperos, ervas e verduras além de ser sustentável, possibilita o consumo próprio de vegetais sem agrotóxico, colhidos em casa. Caso tenha espaço, plante árvores frutíferas, plantas que renovam o ar, dão frutos e ainda garantem aquela sombra deliciosa no verão. Muros com jardim suspenso de samambaias estão na moda e garantem uma linda paisagem dentro de casa, além de contribuírem para a temperatura e qualidade do ar daquele cômodo.
Foto: Pinterest

Economize água

A simples ação de primeiro ensaboar toda a louça para depois enxaguar, bem como banhos mais curtos e deixar a torneira fechada enquanto se escova os dentes, já faz muita diferença. Outra dica é investir em cisternas para a captação e armazenamento de água da chuva. Ligar o sistema de calhas a uma cisterna pode fazer com que você tenha grande quantidade de água para lavar a calçada, regar as plantas, lavar o carro, etc.

Separe o lixo

Separar o lixo reciclável do orgânico é muito simples, basta designar uma lixeira para cada um deles. Facilita o trabalho dos responsáveis pela separação, além de contribuir para o meio ambiente.
Foto: Pinterest

Meios de transporte

As bicicletas são uma ótima opção para quem quer contribuir com a diminuição da emissão de gases, pois são um meio de transporte limpo e muito eficaz. Atualmente já existem as e-bikes, bicicletas elétricas que podem ser carregadas em casa, na tomada. São econômicas, possibilitam passeios prazerosos e te levam para onde você quiser.

Ecobags

Evite sacolas plásticas do mercado, leve várias ecobags para transportar suas compras. Práticas, sustentáveis e não poluem o meio ambiente, pois podem ser usadas por anos.
Foto: Pinterest

Desligue eletrodomésticos e eletrônicos

Se não estão sendo usados, tire-os da tomada. Microondas, monitor do computador, televisores, carregadores de celular e tantos outros equipamentos que as vezes passam despercebidos e acabam por ficar ligados sem estarem sendo usados.

Luz

Aproveite ao máximo a luz do sol, um recurso natural maravilhoso que faz muito bem à saúde. Abra janelas e cortinas e use a luz elétrica somente ao anoitecer. Uma casa iluminada pelo sol transmite a sensação de bem estar, além de ser um ambiente aconchegante para todos.

Foto: Pinterest

Aproveite o ar

Infelizmente muitas pessoas preferem o ar-condicionado e o ventilador para refrescar um ambiente. Aproveitar a ventilação natural não é só sustentável, mas faz um bem danado para a saúde se comparado a aparelhos artificiais. Abra as portas e janelas para que o ar circule e se renove dentro de casa e no trabalho.

Faça compostagem

O descarte dos alimentos orgânicos em hortas e canteiros rende um adubo incrível para as plantas.
Foto: Pinterest

Reaproveite os alimentos

Não deixe que nada estrague na geladeira e nos armários. Fique atento aos prazos de validade dos alimentos industrializados, bem como as frutas e verduras. Se sobrou, congele ou inclua na refeição do dia seguinte. Quando for ao mercado compre somente o necessário para ser consumido até a próxima compra.

Essas são algumas dicas simples e que podem ser incluídas na rotina da sua família. Pensar no planeta e nas próximas gerações além de ser um ato sustentável, também é significado de respeito e amor.  
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp