Já falamos aqui sobre a importância das empresas adotarem posturas sustentáveis para o seu desenvolvimento e crescimento no mercado. Porém, mesmo sendo um tema muito discutido, a sustentabilidade continua tendo seu conceito distorcido ou mal-entendido por muitos.
Por isso, separamos os 3 pilares da sustentabilidade:
- Social;
- Econômico;
- Ambiental.

Essas são as ações necessárias para garantir que a sua empresa aplique uma postura sustentável de forma harmoniosa. Neste artigo, vamos explorar cada um deles.
Os 3 pilares da sustentabilidade:

1. Social
A sustentabilidade começa dentro do seu negócio quando a cultura empresarial respeita todos os seus funcionários, seu público-alvo, fornecedores e a comunidade a seu redor. Assim, é preciso estimular a criatividade em um ambiente saudável, com relações pessoais e profissionais que favorecem o crescimento e a satisfação de quem trabalha para você.
Os seus colaboradores devem se sentir parte importante do time, afinal eles também serão porta-voz da sua marca e dos seus valores, além de serem os principais responsáveis pelo tipo de desenvolvimento que você pretende ter.


2. Econômico
Não podemos falar de sustentabilidade sem levar em consideração o planejamento financeiro da sua empresa. Mais do que lucrar com a sua oferta de produtos ou serviços, é preciso ter certeza de que esse lucro respeita os seus trabalhadores e o meio ambiente, além de garantir uma relação justa de competitividade com os seus concorrentes.
Aqui vale lembrar também que a área financeira se beneficia muito de atitudes sustentáveis, pois elas reduzem materiais, energia e água, reduzindo também a sua conta no fim do mês. Ou seja, há um processo cíclico de benefícios entre sustentabilidade e economia.


3. Ambiental
O desenvolvimento sustentável que é ambientalmente correto. Ele sempre visa minimizar ao máximo os impactos ambientais causados pela sua produção, ou seja, apenas acontece quando de fato há ações efetivas que equilibram o seu impacto ambiental.
Medidas pequenas, como evitar copos e talheres descartáveis por exemplo, podem ser ótimos começos mas para que realmente haja um impacto positivo. É preciso que a sua empresa esteja focada em objetivos claros de desenvolvimento ambiental, para isso será preciso testar novas formas de realizar os seus processos e descobrir qual da mais resultado.

Para saber mais sobre como alcançar o desenvolvimento sustentável na prática, confira nosso artigo:

Quais as atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável? 8 dicas para sua indústria
A Engepoli Sistemas Sustentáveis desenvolve produtos na área de iluminação e ventilação natural, sendo referência entre as empresas que buscam soluções sustentáveis para construções. Confira os nossos produtos e nossos materiais disponíveis para saber mais sobre soluções sustentáveis para a sua empresa!