Como obter a certificação LEED da sua construção

como-obter-certificação-leed

Passo a passo irá ajudá-lo a certificar a sua obra para ser reconhecida como uma edificação sustentável

Se você deseja se destacar no concorrido mercado da construção civil, você precisa conhecer a metodologia LEED de “construções verdes”. Neste artigo, saiba como desenvolver um projeto que traga resultados sustentáveis.

O que é a certificação LEED?

Criado em 1993, o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é o certificado de edificações sustentáveis mais reconhecido do mundo. É emitido pela entidade americana U.S. Green Building Council (USGBC).

Esta certificação tem o objetivo de parametrizar as construções sustentáveis ao redor do mundo. Dessa forma, uma construção sustentável no Brasil, por exemplo, atende os mesmos requisitos que uma construção nos Estados Unidos.

Esta ação eleva o grau de qualidade e respeito aos seus ocupantes e usuários ao meio ambiente. O mais importante é que o investimento na certificação LEED possui seu retorno garantido devido à redução de custos operacionais.

Estão aptos a receber esse certificado os projetos de engenharia que cumprem uma série de pré-requisitos. São considerados aspetos econômicos, ambientais e sociais durante as fases de elaboração e execução da obra.

Todos os empreendimentos passam por um rigoroso processo de auditoria. Nele, será avaliado o projeto e, especialmente, como será a funcionalidade do prédio após a construção concluída.

O LEED está presente em mais de 160 países e é a ferramenta mais utilizada para a classificação de Green Buildings (edificações verdes). No Brasil, o órgão responsável pela certificação é o Green Building Council Brasil (GBC Brasil).

Quem pode participar do processo de Certificação LEED?

Qualquer empresa que esteja realizando uma nova construção ou uma obra, integral ou parcial, em edificação já existente. Seja ela do setor público ou privado, pode adotar a metodologia e participar do processo de certificação.

Para isso, basta seguir os critérios estabelecidos pelo órgão certificador. É preciso estar atendo aos documentos obrigatórios, aspectos técnicos e logísticos da construção.

Como funciona a certificação LEED?

Em resumo, a certificação LEED possui critérios de avaliação específicos para cada categoria de projeto, que são:

Novas Construções

(BD+C)

Edifícios Existentes

(O+M)

Design de Interiores

(ID+C)

Bairros

(ND)

Em cada uma dessas categorias, há pré-requisitos a serem cumpridos e aos quais serão atribuídas pontuações.

Ao todo, é possível atingir 110 pontos. É importante frisar que o projeto deve atender a 9 critérios para passar pela avaliação da certificação LEED, são eles:

LEED - processo integrado
Processo integrado
leed - localização e transporte
Localização e transporte
leed - terrenos sustentáveis
Terrenos sustentáveis
leed - eficiência hídrica
Eficiência hídrica
leed - energia e atmosfera
Energia e atmosfera
leed - materiais e recursos
Materiais e recursos
leed - qualidade do ambiente
Qualidade do ambiente interno
leed - Inovação
Inovação
leed - prioridade regional
Prioridade regional

Em geral, são avaliados no projeto aspectos como:

  • cumprimento da legislação;
  • otimização de recursos;
  • planejamento sustentável;
  • economia de água e de energia durante a realização da obra e na edificação em seu uso final;
  • redução na emissão dos gases poluentes;
  • mobilidade e acessibilidade.

Quais são os níveis da Certificação LEED?

Conforme a pontuação atingida no processo de avaliação, o projeto receberá uma certificação específica. Ou seja: quanto maior o número de práticas sustentáveis realizadas, mais exclusiva é sua certificação. São 4 níveis de reconhecimento:

leed - certificado

Certified
(40-49 pontos)

leed - silver

Silver
(50-59 pontos)

leed - gold

Gold
(60-79 pontos)

leed - platinum

Platinum
(80+ pontos)

Quais são os benefícios da Certificação LEED?

Ao adotar essa metodologia, são considerados os critérios de avaliação na elaboração e execução da obra.

Como resultado, a empresa obtém não apenas uma certificação. Ela também conquista uma série de resultados positivos que podem ser observados em curto, médio e longo prazo. Veja alguns deles:

  • Posicionamento positivo da marca no mercado;
  • Ampliação de oportunidades de novos investimentos e parcerias;
  • Redução de fatores de riscos legais, ergonômicos e ambientais;
  • Economia de energia;
  • Economia de água;
  • Redução na emissão de CO2;
  • Redução na produção de resíduos;
  • Conforto e bem-estar de clientes e colaboradores.

Para conferir em números, veja alguns indicadores da média nacional, observada pela GBC-Brasil, em projetos com certificação LEED:

média de reduções no Brasil - CBG Brasil
Fonte e imagem: GBC Brasil

Passo a passo para obter a certificação LEED:

1) Conhecer os pré-requisitos para cada tipo de projeto

Antes de mais nada, é importante conhecer detalhadamente a metodologia.

Observe todas as exigências para conquistar a certificação. Com isso, fica mais claro o que precisa ser feito, o que já está previsto e o que já está adequado.

2) Procurar parceiros especialistas em sustentabilidade

O LEED contempla especificidades relacionadas a questões de eficiência energética, redução de emissão de gases poluentes, entre outros. Portanto, é fundamental contar com profissionais especializados nesse tipo de projeto.

É o caso da Engepoli, empresa de engenharia que atua na elaboração de projetos de ventilação e iluminação natural atendendo às exigências da certificação LEED. Veja abaixo alguns exemplos de projetos desenvolvidos pela empresa.

3) Planejamento e execução do projeto

Tendo em mente o que precisa ser feito, é hora de planejar e executar o projeto. Siga seu plano de trabalho, criado para cumprimento dos critérios de avaliação do LEED.

Mais uma vez, a Engepoli pode auxiliar com a elaboração de um projeto que atenda aos pré-requisitos para elevar a pontuação da empresa na auditoria.

4) Escolha da tipologia e registro do projeto

Conforme o tipo de projeto que está sendo elaborado, é preciso definir quais das 4 tipologias ele se enquadra. Então, o próximo passo é dar início ao processo de registro na GBC Brasil.

5) Auditoria documental (projeto e obra)

Nesta etapa, cabe à empresa disponibilizar a documentação exigida pelo órgão certificador. Acompanhe atentamente o processo de auditoria para que nada seja perdido.

6) Certificação

Após realizada a auditoria, é só aguardar o resultado com a pontuação obtida. Este é um importante reconhecimento, que deve ser celebrado!

Anuncie a conquista para seus clientes e parceiros por materiais para campanhas de comunicação e marketing.

Projetos Engepoli na certificação LEED

Especializada em sistemas sustentáveis de ventilação e iluminação natural, a Engepoli já ajudou clientes a conquistarem a Certificação LEED. Confira alguns deles:

COCA-COLA


coca-cola-andina-engepoli

Projeto recebeu a primeira Certificação LEED Platinum no Brasil e é considerado um dos prédios com maior economia de energia do mundo.

O Centro de Distribuição do Caju, no Rio de Janeiro, recebeu a certificação LEED Platinum: a máxima que uma empresa pode ser certificada no que se refere a sustentabilidade. Isto colocou este prédio entre os 6% de edifícios com melhor desempenho ambiental no mundo e o primeiro da empresa de bebidas.

Engepoli e Coca-Cola desenvolvem um dos prédios com maior economia de energia do mundo

 ENGEPOLI SKYLUX BUILDING


Neste obra, utilizamos nossos sistemas de iluminação natural Skylux 555, produto com Patente de Invenção no Brasil e em outros 30 países.

Para explicar sobre a importância do desenvolvimento sustentável na indústria, chamamos Eduardo Padua de Mattos, Engenheiro Ambiental LEED AP e Diretor de Sustentabilidade da Forte Desenvolvimento Sustentável. Em uma entrevista exclusiva, o especialista explica sobre a certificação LEED no Engepoli Skylux Building.

Saiba mais sobre a Certificação LEED do Engepoli Skylux Building com o Engenheiro Ambiental Eduardo Padua de Mattos

Se você desejar obter a certificação LEED no seu projeto, conte com a ajuda da equipe Engepoli. Nossos engenheiros podem auxiliar a sua empresa a aumentar a pontuação nos créditos de avaliação e tornar o seu projeto mais sustentável!

Fale com um especialista Engepoli

Entre em contato e saiba mais sobre como nossas soluções podem transformar a sua empresa.

Conheça nosso catálogo

Conheça nossa variedade de sistemas sustentáveis em iluminação e ventilação natural.
COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email