No verão, a principal reclamação de quem trabalha em galpões industriais é o calor. Neste artigo, saiba como diminuir o calor no galpão!
Isso também acontece no seu galpão?
Em geral, o problema ocorre porque muitos dos galpões existentes não foram projetados pensando no conforto térmico, ou seja, na manutenção de uma temperatura agradável. O ideal é um ambiente nem muito quente, nem muito frio.
Esses espaços costumam ser construídos com materiais que são condutores de calor, como os metais. Por esse motivo, o aquecimento acaba provocando a sensação de abafamento do local.
Esse calor excessivo e a sensação de abafamento no galpão trazem uma série de problemas e prejuízo aos empresários. O principal impacto está relacionado à saúde e qualidade de vida da equipe.
Quais são os principais problemas causados pelo calor nos galpões?
Fadiga dos profissionais: o calor aumenta a sensação de cansaço
Baixa produtividade: a fadiga reduz o ritmo de trabalho e afeta a concentração
Desmotivação da equipe: trabalhar em condições insalubres afeta o engajamento
Problemas respiratórios: devido à falta de circulação do ar, sua qualidade é comprometida
Aumento no número de atestados médicos e afastamentos: os profissionais acabam se afastando para cuidar da saúde, devido aos problemas citados
Risco de processos trabalhistas: as empresas são requeridas por lei a oferecer condições adequadas de trabalho. Logo, estão sujeitas ao pagamento de multas e indenizações
Aumento no número de acidentes: estima-se que as chances de acidentes no local de trabalho aumentam, em média, 40% quando o calor interno excede em 5 °C a temperatura regular
Para entender melhor os problemas causados pela temperatura elevada nos galpões, leia o artigo “Qual a relação entre ventilação industrial e segurança do trabalho?”, publicado no Blog da Engepoli.
Qual a relação entre ventilação industrial e segurança do trabalho?
O que diz a legislação sobre a temperatura dos galpões?
A condição ideal de temperatura que a empresa precisa manter nos postos de trabalho deve seguir as recomendações da NR17.
A Norma dispõe sobre questões gerais de ergonomia e:
- Especifica que a temperatura interna deve ser amena e que não deve exceder de forma que prejudique o trabalhador na execução de suas funções;
- Considera que a umidade relativa do ar deve ser igual ou superior a 40%;
- Indica que o descumprimento das exigências é passível de sansões administrativas.
Como diminuir o calor em um galpão?
Existem algumas alternativas para que possa ser resolvido o problema da temperatura elevada dentro dos galpões.
No entanto, algumas delas podem acabar virando mais uma dor de cabeça ao empresário. É o caso dos ventiladores de alta potência.
Ambos solucionam a questão da temperatura, mas geram gastos. Há a aquisição/instalação, manutenção e contas de energia elétrica. Além disso, não resolvem o problema da qualidade do ar.
Por isso, as soluções sustentáveis são as mais indicadas, considerando todos os benefícios proporcionados.
Como diminuir o calor no galpão: 5 práticas sustentáveis
Pintar a área externa com cores claras
As cores escuras também ajudam a reter o calor e aumentar a sensação de abafamento no interior do galpão. É a mesma sensação que acontece quando usamos uma roupa escura no verão.
Por isso, optar por uma fachada branca ou de cor clara ajuda a refletir a luz solar e reduzir a temperatura interna.
Isolar a área de motores e caldeiras
Além do sol, outro fator que contribui para aquecer os galpões são os equipamentos. Muitos deles são movidos a motores à diesel e caldeiras, que ajudam a elevar a temperatura.
Uma solução é instalar as caldeiras e motores fora do galpão. Ou, então, isolar com paredes a área em torno deles para diminuir a sensação de calor nas demais áreas internas.
Manter o local arejado
Sabemos que nem todos os galpões possuem janelas e há poucas portas de acesso. No entanto, é preciso manter o ar circulando dentro do galpão e amenizar a sensação de abafamento.
O uso de venezianas industriais promove a entrada do ar pelas fachadas, trazendo maior conforto térmico. O sistema Luxvent, da Engepoli, garante a filtragem de 99% dos raios UV através de suas aletas fixas ou móveis.
Ao contrário de outras soluções, como fibras de vidro ou PVC, o sistema Luxvent também traz a iluminação natural, pois não gera o ofuscamento e nem amarela com o passar dos anos.
Para conhecer mais sobre o Sistema Luxvent da Engepoli, clique aqui!
Instalar um sistema de ventilação natural
Todas as práticas citadas anteriormente têm apenas efeito de amenizar a sensação de calor, mas não resolvem o problema.
A medida mais efetiva e sustentável de diminuir o calor no galpão é instalando um sistema de ventilação natural. O sistema de ventilação natural é apresenta as seguintes vantagens:
Convecção do ar
Realiza o processo de convecção do ar, ou seja, o ar quente, por ser mais leve que o ar frio, tem tendência a subir e é lançado para a área externa. Fica apenas o ar fresco no local;
Filtragem
Retira do ar as impurezas nocivas aos profissionais, evitando doenças respiratórias;
Sustentável
O sistema não consome energia elétrica;
Natural
A ventilação é resultado de um sistema 100% natural;
Renovável
Após instalado, o sistema de ventilação natural não necessita de manutenção;
Econômico
Além de durável, não é preciso trocar as peças ao longo do tempo.
Leia o artigo “Ventilação industrial natural: mais economia, sustentabilidade e conforto” para entender melhor como funciona esse sistema de ventilação natural:
Ventilação industrial natural: mais economia, sustentabilidade e conforto
Como instalar um sistema de Ventilação Natural?
Existem vários sistemas de ventilação natural para atender a necessidade da empresa e a estrutura física do galpão.
A Engepoli Sistemas Sustentáveis projeta e comercializa sistemas de ventilação — e também iluminação — natural. Veja em nosso site os tipos de ventilação natural e conheça as vantagens e mais detalhes sobre esses produtos.
Baixe o nosso e-book gratuito
Com essas dicas, você já sabe como diminuir o calor no galpão. Se além do calor, você deseja encontrar soluções para outros problemas relacionados ao conforto nos galpões industriais, leia o nosso e-book: “Qualidade de vida no trabalho: como proporcionar um ambiente confortável em espaços industriais.“