Como a sustentabilidade pode diferenciar sua empresa dos seus concorrentes

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas seguem em busca de formas para se destacar da concorrência. A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais força nesse sentido e ter ações alinhadas com essa pauta pode ser o diferencial que a sua companhia busca para alavancar os negócios. Atualmente, as empresas ESG (Environment, Social and Government) têm uma maior chance de crescimento, pois são visadas por mercados bastante interessantes. Mas quais são as vantagens da sustentabilidade empresarial e como ela pode ajudar a sua empresa a se destacar dos concorrentes na prática? Confira a seguir.

O que é sustentabilidade empresarial e ESG?

Antes de mostrar as vantagens da sustentabilidade empresarial, é fundamental discorrer sobre o significado desse tema. A sustentabilidade nas empresas vai além da preocupação com questões ambientais. A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance e diz respeito a três critérios:

      Ambiental – quando a empresa minimiza seus impactos ambientais;

     Social – quando a empresa respeita os direitos dos funcionários e promove o bem-estar da sua equipe;

     Governança – quando a empresa atua de acordo com a lei, combatendo a corrupção, prestando contas e agindo de maneira ética. 

 

Ou seja, uma marca ESG prioriza um conjunto de práticas que tem como objetivo causar impactos positivos econômica, social e ecologicamente, buscando se desenvolver de maneira sustentável. Mas, para que seja possível alcançar a sustentabilidade empresarial, é fundamental que o tema faça parte do planejamento das empresas, assim como da rotina dos colaboradores.

Vantagens da sustentabilidade para a empresa

Confiança dos clientes

Uma das grandes vantagens da sustentabilidade empresarial é a publicidade positiva que essas ações geram para a marca. Ao utilizar recursos naturais de forma consciente, a empresa conquista a confiança dos seus clientes. Afinal, cada vez mais os consumidores buscam comprar de marcas que não estão apenas interessadas nos lucros, mas que também são preocupadas com o coletivo. Um exemplo disso são as listas de companhias que testam produtos em animais ou que se beneficiam do trabalho escravo.

Bem-estar dos colaboradores

Uma empresa responsável ambiental e socialmente não conquista o respeito apenas dos seus clientes. Ações em prol da natureza também são bem vistas pelos funcionários. Quando uma marca possui esse tipo de iniciativa, os colaboradores têm a sensação de que fazem parte de algo maior, que estão ligados a verdadeiras transformações. O resultado disso são funcionários mais orgulhosos e motivados. Mas as práticas sustentáveis ainda podem ir além, como é o caso, por exemplo, do uso de iluminação natural dentro das empresas. Aqui no nosso blog, você já descobriu o quanto a luz solar beneficia os colaboradores. E como o sucesso de uma companhia está diretamente ligado ao bem-estar de seus funcionários, com essas ações, a empresa obtém inúmeras vantagens, como o aumento da produtividade e a baixa rotatividade.

Economia

Se tem uma coisa que todos os empreendedores têm em comum é o desejo de reduzir gastos. Apesar de alguns ainda acreditarem que adotar práticas sustentáveis pode ser caro, a verdade é que à longo prazo essa decisão gera economia para a empresa. Imagine que você decidiu comprar xícaras e copos que não são descartáveis para substituir as opções de plástico. Apesar do investimento ser maior, em poucos meses os novos produtos se pagam. O mesmo acontece com a iluminação e ventilação natural, soluções que diminuem consideravelmente a conta de energia elétrica. Sem falar nos outros benefícios que acompanham esses equipamentos, como proporcionar bem-estar a clientes e colaboradores e aumentar as vendas.

Preservação do meio ambiente

Não poderíamos falar sobre as vantagens da sustentabilidade empresarial, sem citar a preservação do meio ambiente. Afinal, esse é o principal objetivo dessa iniciativa. Quando uma empresa se preocupa com essa causa, ela está alinhada com o bem-estar da sociedade de maneira geral. Nesse momento, é importante ressaltar que o setor produtivo pode causar um grande impacto na natureza e que é uma decisão de cada empresa fazer com que esse impacto seja positivo.

Novos mercados

Outra vantagem bastante interessante para as empresas que decidem investir em práticas sustentáveis é a possibilidade de expansão. As marcas que adotam ações em prol do meio ambiente chamam a atenção de um público especial: os investidores. Com isso, a companhia pode conquistar importantes parceiros comerciais, que foram atraídos por soluções econômica, social e ecologicamente sustentáveis, como é o caso das construções com certificação LEED, por exemplo.

De que forma uma empresa que atua em prol da sustentabilidade consegue se diferenciar dos seus concorrentes?

Todas as vantagens citadas acima nos trazem ao ponto central desse texto. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e os consumidores vêm buscando marcas responsáveis e que se preocupam com a sociedade. Ao investir em práticas e soluções sustentáveis, a empresa fortalece sua imagem e consegue não apenas conquistar, mas principalmente fidelizar clientes que se tornam verdadeiros defensores da marca. A consequência disso é uma grande vantagem competitiva perante os concorrentes.

Mas, para que todos esses benefícios sejam realmente alcançados, é fundamental que o empreendedor seja visionário e que esse tema seja prioridade da gestão da companhia. Somente dessa forma, é possível inserir essas práticas no cotidiano da equipe, satisfazer clientes cada vez mais exigentes e melhorar o posicionamento da empresa no mercado.

Você também se preocupa com as próximas gerações e quer desenvolver o seu negócio de maneira sustentável? Fale conosco para conhecer nossas soluções!

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email