A iluminação natural no ambiente corporativo é marcada pela enorme quantidade de benefícios gerados por ela para todos os presentes. Entre eles, o impacto positivo na vida dos seus colaboradores é uma das principais razões para saber mais sobre esse tipo de solução.
Além desta super vantagem direta, o ganho pode vir de várias formas, mostrando que o caminho pela iluminação natural é uma escolha cada vez mais óbvia entre os gestores que desejam melhorar ainda mais as condições de trabalho.
Importância da iluminação natural para as pessoas
O corpo humano possui uma relação muito próxima com a natureza e os recursos que temos disponíveis. Assim como nada é mais refrescante em um dia de calor do que um copo d’água fresca, também não há substituto que consiga prover o que apenas a iluminação natural consegue oferecer.
Além da clara necessidade de tomar sol diariamente para permitir que o corpo seja capaz de produzir vitamina D, a luz que vem do Sol possui um papel fundamental no ânimo e na sensação de bem-estar dos seres humanos.
Isso pode parecer fácil de ser feito, mas quem trabalha em fábricas, indústrias e edifícios sem iluminação natural pode ter dificuldades para sentir a luz do Sol. Entretanto, com a ajuda da tecnologia e de muita pesquisa, já existem excelentes soluções em iluminação natural.
Impacto positivo no bem-estar
Definir o bem-estar pode parecer algo difícil de fazer, mas é muito claro perceber quando ele não existe ou está em falta. E um gestor atento consegue notar isso sem dificuldades, tendo a certeza de que algo precisa ser feito.
Indo além de um bom clima na empresa e uma boa remuneração, muitos trabalhadores valorizam os cuidados com o espaço de trabalho. Afinal de contas, o conforto e as condições do local onde eles passam horas diariamente precisam ser os melhores possíveis.
E é exatamente nesse ponto onde a iluminação natural interfere positivamente. Com a entrada da luz do sol, podemos perceber uma redução na fadiga dos profissionais e consequentemente melhora na produtividade.
Mais do que isso, a iluminação natural ajuda o corpo humano a se regular, fazendo com que além da fadiga, fatores como o estresse e demais problemas físicos e mentais sejam consideravelmente menos afetados pela ausência desse importante recurso.
Não podemos esquecer também a interferência no sono de todas as pessoas, sendo fundamental que um profissional possa ter um descanso noturno tranquilo para que consiga produzir com total eficiência no dia seguinte. Quando isso não acontece por falta de uma iluminação natural adequada, os problemas tendem a ser ainda maiores.
Aumento do engajamento
Quem cuida de uma equipe sabe o verdadeiro desafio que pode ser fazer com que todos os integrantes do time se engajem nas ações propostas. Seja qual for a ideia, não há a menor chance dela prosperar se os profissionais estiverem desmotivados.
Para rever o quadro é necessário ir além de uma dinâmica de grupo, é preciso oferecer as melhores condições de trabalho no ambiente profissional.
Como já observamos anteriormente, a iluminação natural interfere no bem-estar. Isso significa que na prática é impossível render ao máximo e se engajar se a pessoa estiver sem ânimo quando vai exercer alguma atividade.
A preocupação com os fatores estruturais pode estar no começo da jornada, mas faz muita diferença para o resultado obtido lá no final – além de estar presente durante toda a caminhada.
É quase como se fosse uma fórmula matemática, onde o engajamento só consegue ser obtido com a soma de fatores como as condições de trabalho e bem-estar de cada participante da sua equipe.
O que é a taxa de absenteísmo e como a iluminação natural tem impacto nela?
Em casos mais graves de gestão de pessoas, é preciso lidar com fatores que acabam atrapalhando a produtividade individual e coletiva. Um exemplo claro é a taxa de absenteísmo.
Ela nada mais é do que a ausência dos colaboradores do ambiente de trabalho por um certo período de tempo. Sejam faltas, chegadas em atraso ou saídas antecipadas, muitas vezes existe uma razão por trás desse distanciamento entre o profissional e o posto onde deveria estar.
Um dos motivos é a necessidade de sair do lugar de trabalho, inclusive por uma sensação de incômodo de permanecer no local. Essa sensação é quase eliminada quando há um sistema de iluminação natural instalado no ambiente.
Uma solução que resolve vários problemas
Como pudemos perceber ao longo do texto, a iluminação natural vai muito além de “apenas” deixar a luz do sol entrar no espaço de trabalho. Ela é capaz de impactar diretamente a saúde e a performance profissional dos seus colaboradores e até mesmo ajudar a sua empresa a alcançar resultados ainda melhores.
Quando não há uma percepção dessa necessidade, podemos encontrar diversos outros motivos para justificar, mas a verdade é que não há como pensar em um espaço que ofereça bem-estar sem a entrada dos raios solares.
Este é um tema bem comum aqui na Engepoli e falamos diretamente sobre o assunto em nosso blog. São dicas, informações e curiosidades que vão te ajudar a entender tudo sobre iluminação natural e os benefícios oferecidos por ela.