Brasil e Alemanha assinam acordos para o clima

No final do mês de junho, Brasil e Alemanha assinaram acordos na área do meio ambiente, com o objetivo de garantir 15 milhões de euros (R$ 55 milhões) para medidas voltadas à mudança do clima e à gestão da zona costeira do Brasil. Os recursos, que serão doados pelo governo alemão irão financiar o Projeto de Proteção e Gestão Integrada da Biodiversidade Marinha e Costeira (TerraMar) e o Programa Planos Setoriais.

Os dois projetos assinados, tem duração de 5 anos e irão incentivar o desenvolvimento ambiental, econômico e social do país. O Programa Planos Setoriais está relacionado às mudanças do clima, onde 9 milhões de euros serão destinados para a gestão do conhecimento e para ações de redução de emissões de gases de efeito estufa em setores como energia e combate ao desmatamento na Amazônia.

A elaboração de um registro nacional de emissões e semidouros de carbono também será permitido no programa, além de apoiar a execução do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima. O principal objetivo é ajudar o Brasil no cumprimento da meta de redução de emissões assumida no contexto do Acordo de Paris, que foi firmado entre mais de 190 países no final de 2015.

O Projeto TerraMar terá 6 milhões de euros para o planejamento ambiental e territorial e para a gestão integrada da zona marinha e costeira. A Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, em Pernambuco e Alagoas, e no Banco de Abrolhos, na Bahia e no Espírito Santo, são os locais onde as ações serão executadas.

Desenvolvimento de metodologia, ferramentas para a gestão costeira e ações de capacitação também fazem parte do Projeto TerraMar. Realizar o planejamento ambiental territorial e fomentar e medidas de proteção e uso sustentável da biodiversidade, são os principais objetivos do projeto.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email