Ventilação natural: conforto térmico mesmo no inverno

A ventilação natural é um recurso que utiliza o ar externo como principal motivador para seu funcionamento  — um recurso natural inesgotável — para promover a circulação e renovação do ar nos ambientes internos.

Por reduzir custos com a energia elétrica (reduzindo o uso de equipamentos para promover a ventilação forçada)  e — consequentemente — os impactos ambientais negativos, a ventilação natural tem sido adotada por cada vez mais empresas que buscam se tornar mais sustentáveis.

Porém, com a chegada da estação mais fria do ano, fica a dúvida: será que a ventilação natural é capaz de garantir o conforto térmico, mesmo no inverno?

É isso que você vai descobrir no artigo de hoje!

O que é conforto térmico?

O conforto térmico descreve a percepção humana satisfatória do ambiente térmico. Refere-se a uma série de condições nas quais a maioria das pessoas se sente confortável.

O conforto térmico é classificado entre as condições mais importantes para melhorar a satisfação das pessoas nos ambientes internos, com base na revisão de vários estudos.

Diversos elementos influenciam o conforto térmico, sendo que a troca de calor entre o corpo humano e o ambiente ocorre de 3 formas básicas:

  1. Radiação
  2. Convecção
  3. Evaporação
 

Além disso, outros fatores influenciam a percepção térmica do ambiente e, portanto, o nível de conforto:

Temperatura do ar

Um componente comum de conforto térmico, ele pode ser facilmente influenciado com aquecimento e resfriamento passivo e mecânico

Temperatura radiante média

Representa a temperatura média ponderada de todas as superfícies expostas em uma sala. Combinado com a temperatura do ar, permite definir a temperatura operativa, que é o componente mais essencial do conforto térmico

Velocidade do ar (ou fluxo de ar)

Quantifica a velocidade e a direção dos movimentos do ar no ambiente. Flutuações muito rápidas da velocidade do ar podem resultar em desconforto térmico

Umidade (ou umidade relativa)

É o teor de umidade do ar. Níveis de umidade muito altos ou muito baixos também podem induzir desconforto

Nível de “agasalhamento”

A quantidade de isolamento adicionado ao corpo humano. Níveis mais altos de roupas reduzirão a perda de calor pela pele e diminuirão a temperatura do ambiente percebida como confortável

Nível de atividade física (calor metabólico)

Influencia a quantidade de calor produzida pelo corpo humano e, portanto, também na percepção de um ambiente quente ou frio.

Qual o papel da ventilação natural para manutenção do conforto térmico?

Para garantir a ventilação natural nas edificações, é preciso realizar profundos estudos sobre as particularidades da região, da localização e, ainda, de todos os fatores que influenciam o conforto térmico.

Por isso, com um projeto bem desenvolvido e executado, a ventilação natural é capaz de manter a circulação eficiente de ar saudável, sem tornar o ambiente “gelado” ou desconfortável no sentido térmico.

Afinal, tudo foi considerado ao aplicar sistemas de ventilação natural em uma construção: a velocidade e umidade relativa do ar, as atividades desempenhadas naquele ambiente, entre outros. 

Além disso, com o suporte de sistemas avançados, desenvolvidos especialmente para garantir a ventilação natural sem comprometer o conforto térmico, os frequentadores das edificações desfrutarão de um ambiente ventilado e confortável, mesmo no inverno.

Quais são os benefícios da ventilação natural no inverno?

Além de garantir o conforto térmico, a ventilação natural também traz diversos benefícios para sua empresa na estação mais fria do ano. Confira algumas delas:

Ventilação controlada

Como acabamos de ver, quando a ventilação natural provém de um projeto bem desenvolvido e executado, todos os elementos que influenciam o conforto térmico — independentemente da estação do ano — são considerados.

Com isso, a ventilação é controlada, garantindo o conforto térmico e a circulação de ar o ano inteiro.

Diminui casos de contaminação por vírus

A renovação constante do ar promovida pela ventilação natural impede que os vírus (como os causadores de resfriados, gripes e até o COVID-19) se multipliquem e espalhem, tornando o ambiente mais saudável para todos os frequentadores.

Aumenta a qualidade do ar

A ventilação natural também garante a renovação constante do ar, dissipando microorganismos que podem causar/agravar doenças respiratórias (alergias como a sinusite e a rinite e complicações como bronquite e asma, por exemplo). 

Além disso, a ventilação natural promove a exaustão de gases e pó em suspensão, reduzindo a insalubridade dos ambientes.

Sistemas de ventilação natural Engepoli

Pioneira em soluções sustentáveis de engenharia, a Engepoli — há mais de duas décadas — fornece sistemas de ventilação natural, buscando promover o conforto térmico para as edificações das empresas, sem prejudicar o meio-ambiente.

Conheça alguns dos nossos sistemas de ventilação natural:

Sistema de Lanternim Industrial Exhaust

Adaptável tanto para médias e grandes coberturas, como para áreas de produção (como grandes lojas e supermercados), o sistema de ventilação natural Exhaust é o que apresenta o melhor custo-benefício para as empresas.

Este sistema foi pensado especialmente para fornecer uma qualidade superior de ar, eliminando o ar quente, ares nocivos e poluentes — que causam, entre outros, desconforto térmico, doenças e irritação em todos os frequentadores das edificações.

Além disso, ele garante a equalização das temperaturas externa e interna, promovendo a exaustão constante e eficaz do pó em suspensão e dos gases nos ambientes internos das edificações.

Quer saber mais sobre o sistema Exhaust? Clique aqui.

Exhaust

Sistema de Lanternim Industrial Exhaust Compact 555

Desenvolvido para atender todos os tipos de coberturas, o sistema Exhaust Compact 555 garante a renovação altamente eficiente do ar.

Isso graças à sua composição, que incorpora o que há de mais moderno na tecnologia de ventilação natural — além de ser anti-ruído, possuir estrutura leve e opcionais (como tela anti-insetos e anti-pássaros). Importante ressaltar que a cumeeira deste equipamento, possui um formato que possibilita o deslocamento do ar com maior facilidade, sendo 20% mais eficiente se comparado a equipamentos que exercem a mesma função.

Sem falar que sua disposição — dimensionada para ser incorporada em diversos pontos da cobertura — permite que o sistema garanta a aeração uniforme do ambiente. 

Clicando aqui, você pode acessar mais informações sobre o sistema Exhaust Compact 555.

EXHAUST COMPACT

Sistema de Venezianas Luxvent

Permitindo projetos que unem duas soluções em uma, o Sistema Luxvent fornece ventilação e iluminação natural com total eficiência.

Sua composição — formada por quadros metálicos com perfis de aço ou alumínio e aletas fixas ou móveis (produzidas em policarbonato, alumínio ou aço) — permite a filtragem de 99% dos raios solares UV, protegendo contra esse elemento tão prejudicial.

O sistema Luxvent também protege os frequentadores das suas instalações contra o ofuscamento — além de ser extremamente resistente, sem amarelar ou se tornar quebradiço ao longo do tempo.

Neste link, você pode acessar todas as informações sobre o sistema Luxvent.

VENEZIANA LUXVENT

Sistema de Insufladores Airglide

Ideal para galpões com pouca ou nenhuma entrada de ar pelos fechamentos laterais, o sistema Airglide é adaptável a qualquer tipo de telhado — com eficiência entre 15.000m³/hora e 45.000m³/hora.

O sistema é altamente eficaz para proporcionar conforto térmico e qualidade do ar, mesmo nas condições mais adversas, além de contar, na sua estrutura, com sistemas de amortecimento para não permitir que as vibrações sejam transferidas para a estrutura metálica da cobertura.

Sua instalação nas coberturas é realizada utilizando um motor elétrico de alta eficiência, importado pela Engepoli, da Alemanha.

Saiba mais sobre o sistema Airglide clicando neste link.

AIRGLIDE

Além de garantir a circulação eficiente do ar, garantindo uma atmosfera agradável para os frequentadores das edificações, a ventilação natural também proporciona conforto térmico — mesmo no inverno.

Afinal, os projetos de ventilação natural consideram aspectos como velocidade e umidade  do ar e demais elementos. Permitindo, assim, a renovação constante do ar, sem tornar os ambientes muito frios durante o inverno e reduzindo também o efeito da condensação.

Isso só é possível, porém, caso o projeto seja desenvolvido por uma empresa composta por profissionais que consideram as particularidades de uma edificação e a região onde está localizada e tratam cada caso de forma única.

Uma empresa como a Engepoli, que há mais de 20 anos, conta com uma equipe composta por profissionais altamente qualificados para analisar e desenvolver projetos de ventilação natural.

Além de utilizar apenas o que há de mais moderno na tecnologia para sistemas de ventilação natural — priorizando materiais resistentes e sustentáveis.

Entre em contato, faça seu projeto conosco, garanta a eficiência de sua ventilação natural e proporcione conforto térmico em suas edificações, mesmo no inverno.

Confira nossa variedade de sistemas sustentáveis para ventilação natural acessando nosso catálogo de produtos.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email