Ventilação industrial natural: mais economia, sustentabilidade e conforto

iluminação natural: atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável

A arquitetura bioclimática vem ganhando cada vez mais adeptos, especialmente devido a necessidade de usufruir dos recursos naturais de uma forma mais inteligente e eficaz. Com isso, a ventilação industrial natural também se tornou uma tendência em projetos de engenharia.

 

Afinal, ao aproveitar o vento para ventilar os ambientes internos de uma indústria, a empresa pode se beneficiar de inúmeras vantagens. Esses benefícios podem ser divididos em três grupos: economia, conforto e sustentabilidade. A seguir, vamos detalhar de que forma o uso desse recurso natural, gratuito e renovável pode ser benéfico para o empresário e seus colaboradores.

 

Economia

Se engana quem acredita que o investimento com ventilação industrial natural é muito alto. Na verdade, a economia é um dos fatores mais decisivos para empresários que estão optando por essa solução. Apesar de haverem gastos iniciais de implantação, ao realizar todos os cálculos, percebe-se que esse é um excelente investimento a longo prazo.

 

Uma das grandes razões para isso é o fato de que a empresa provavelmente não precisará mais (ou reduzirá consideravelmente) o uso do ar condicionado, que é um grande vilão das contas de energia elétrica. Afinal, como o ambiente se manterá agradável do ponto de vista térmico, não é necessário investir em outras soluções de ventilação.

 

Sendo assim, levando em consideração as poucas manutenções e os pequenos custos adicionais, a ventilação industrial natural é uma grande vantagem para as empresas. Inclusive, se ela já for considerada na fase do projeto, os custos com ventilação podem ser próximos a zero.

 

Mas isso  não quer dizer que ela só é vantajosa em ambientes novos. Um dos grandes benefícios da ventilação industrial natural é o aumento da produtividade dos trabalhadores. Ou seja, essa solução, além de reduzir gastos, ainda ajuda a empresa a melhorar seus resultados.

 

Conforto

Não é novidade para ninguém que a temperatura é um dos fatores que mais interferem no conforto de um ambiente. Por essa razão, uma das grandes vantagens da ventilação industrial natural é o conforto térmico que essa solução oferece.

 

Isso se deve especialmente devido à troca de ar constante que ocorre no interior do espaço. Afinal, ao ser utilizado de forma inteligente, esse sistema evita que o local fique abafado em dias quentes ou muito frio, caso haja uma grande incidência de ventos. Ou seja, essa solução, quando utilizada com base em estudos do clima da região, garante que a empresa tenha uma temperatura agradável durante todo o ano.

 

Mas isso não é tudo. Justamente devido à troca de ar, a qualidade dele melhora. Sendo assim, problemas como umidade e surgimento de mofos e fungos são controlados com maior facilidade. Sem falar que a ventilação higiênica ainda evita problemas respiratórios, como gripes e resfriados, e até mesmo reduz o nível de CO2 dentro do ambiente. Como resultado, os funcionários têm uma qualidade de vida melhor, por trabalhar em um espaço agradável e saudável.

 

Sustentabilidade

Finalmente, chegamos a um dos pontos altos dos benefícios da ventilação industrial natural. Afinal, a escassez de recursos naturais é uma preocupação crescente em todo o mundo, assim como a emissão de gases do efeito estufa. Mas de que forma a construção civil está relacionada a esses fatos? A resposta está aqui:

 

     A construção civil é uma das áreas que mais contribui para a emissão de CO2;

     ⅓ da energia mundial é utilizada para fazer com que ambientes internos sejam iluminados e ventilados.

 

Por essas razões, investir na sustentabilidade dentro de projetos de engenharia é vantajoso não apenas para os empresários, mas para o planeta como um todo. Esse é, inclusive, um dos principais motivos do sucesso dos edifícios verdes e do desenvolvimento da arquitetura bioclimática. Afinal, essas soluções, ao levarem em consideração as condições climáticas locais, conseguem reduzir os impactos ambientais por meio de recursos naturais inesgotáveis.

 

Essas vantagens já comprovam o quanto a ventilação industrial natural é benéfica para empresários, funcionários e para o meio ambiente. E vale ressaltar que, quando aproveitada em conjunto com a iluminação natural, os benefícios são ainda maiores.

 

Mas, é claro que para que todas essas vantagens realmente apareçam, é essencial realizar um estudo sobre o local. Somente dessa forma, será possível encontrar as soluções ideais para o espaço, aproveitando o vento da melhor forma possível.

 

Você quer usufruir de todos esses benefícios, a partir de um recurso natural, gratuito e inesgotável? Clique aqui e entre em contato conosco. Nós vamos te ajudar a encontrar a melhor solução para a sua empresa.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email