Qual a relação entre ventilação industrial e segurança do trabalho?

ventilação higiênica sistema exhaust compact

O processo produtivo das fábricas prejudica a qualidade do ar respirado pelos profissionais. Confira como solucionar esse problema com a ventilação industrial que garante segurança no trabalho.

No último ano, com o cenário de pandemia, a temática da segurança dos profissionais no ambiente de trabalho tem ganhado destaque. Em especial, no que se refere aos mecanismos adotados para garantir a saúde de seus colaboradores. 

No setor industrial não foi diferente. Para conter o vírus, são comuns medidas como uso de máscara, aplicação de álcool em gel nas mãos e criação de barreiras para garantir o distanciamento social. 

Mas como esse é um protocolo temporário (que deve ser abolido após o fim da pandemia), em breve os profissionais passarão a ficar expostos novamente a outros riscos.

Isso porque há uma relação direta entre qualidade do ar e saúde dos profissionais. Neste artigo, confira a relação entre ventilação industrial e segurança do trabalho — e como garantir um ar limpo na sua empresa. 

Veja o gráfico abaixo e entenda que o calor em um ambiente pode aumentar em até 40% o número de acidentes em uma indústria:

relação entre ventilação industrial segurança do trabalho

Porque a ventilação industrial influencia na segurança do trabalho

Dependendo do processo produtivo realizado em um galpão, são liberados no ar poeira, fumaça, gases, aerossóis e até mesmo componentes químicos. Se não forem devidamente tratados, estes serão inalados pelos profissionais, causando doenças como rinite, sinusite, alergias ou problemas pulmonares mais graves. 

Confira mais detalhes sobre esse assunto no artigo:

Como prevenir as doenças respiratórias no trabalho com ventilação

Mesmo que a atividade da empresa não gere esse tipo de resíduo, ainda assim há a questão da temperatura e da umidade. Ambientes muito secos e quentes causam fadiga, queda de pressão, dores de cabeça e desidratação. 

É por isso que as empresas precisam avaliar criteriosamente o sistema de ventilação utilizado no galpão industrial. 

NR15 e NR17: quais são as normas para ventilação no ambiente de trabalho? 

As Normas Regulamentadoras sancionadas pela Secretaria Federal do Trabalho são os documentos norteadores para que empresários possam oferecer condições de trabalho adequadas a seus profissionais.

Em relação à qualidade do ar, a NR15 (Atividades e Operações Insalubres) e a NR17 (Ergonomia) são as que citam parâmetros adequados relacionados à ventilação e temperatura do ambiente de trabalho. Veja alguns pontos de destaque de cada uma delas. 

NR15

Nesta Norma, são definidas regras para empresas que tenham atividades insalubres. Uma delas é o nível de exposição ao calor. É calculado o “Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo” – IBUTG, a partir do qual será observada a jornada de trabalho permitida no local. 

Nesse caso, um sistema de ventilação ajuda a reduzir o calor e melhora a condição de trabalho no ambiente.

A Norma também estabelece a obrigatoriedade de um sistema de ventilação natural ou artificial caso:

Manipule produtos à base de benzeno ou de outros agentes químicos nocivos;

Fabrique pó de alumínio;

Gere poeiras minerais;

Entre outros.

NR17 

Entre outros aspectos, a Norma estabelece uma faixa de temperatura média e níveis de umidade e velocidade do ar considerados adequadas para o bem-estar da equipe. São eles:

Índice de temperatura efetiva

Entre 20ºC e 23ºC;

Velocidade do ar

Não superior a 0,75m/s;

Umidade relativa do ar

Não inferior a 40 (quarenta) por cento.

Veja mais detalhes sobre a NR17 clicando aqui:

NR17: o que diz sobre condições ambientais de trabalho

É importante destacar que, além de colocar em risco a saúde dos profissionais, o não cumprimento da legislação é passível de sanções administrativas e multas.

Ventilação Higiênica e a Segurança do Trabalho 

Além de proporcionar uma temperatura mais agradável, um bom sistema de ventilação deve realizar o processo de higienização do ar. Ou seja, deve retirar do espaço impurezas, sujidades, vírus, bactérias e gases nocivos à saúde.

A esse processo é dado o nome de ventilação higiênica, e é o mais indicado para galpões industriais. Isso porque evita todos os problemas de saúde já citados anteriormente, garantindo a segurança dos profissionais.

Sistema de Ventilação Natural 

Entre os sistemas de ventilação industrial existentes, o natural destaca-se dos demais. A ventilação natural oferece o melhor custo-benefício, e tem o diferencial de não gastar energia elétrica. 

O Sistema Exhaust, desenvolvido pela Engepoli Sistemas Sustentáveis, realiza o processo de convecção do ar. Ou seja, faz com que o ar quente e as impurezas ficam suspensas e sejam eliminadas do galpão por meio de saídas externas. Com isso, o ar interno é mantido constantemente renovado e puro. 

Pensando em um projeto ainda mais sustentável e que promove mais segurança e saúde aos profissionais, é possível investir também em um sistema de iluminação natural com a assinatura da Engepoli: o Sistema Skylux Diffuser

Clique no link a seguir para conhecer melhor o sistema e descobrir como a iluminação natural ajuda a prevenir acidentes de trabalho.

Ambiente de trabalho mais agradável, confortável e seguro.

Benefícios da Ventilação Natural 

Seja no quesito segurança e saúde dos colaboradores, ou no aspecto operacional da empresa, o sistema de ventilação natural proporciona uma série de vantagens. Veja os principais benefícios: 

Convecção do ar

Realiza o processo de convecção do ar, ou seja, o ar quente, por ser mais leve que o ar frio, tem tendência a subir e é lançado para a área externa. Fica apenas o ar fresco no local;

Filtragem

Retira do ar as impurezas nocivas aos profissionais, evitando doenças respiratórias e melhorando a qualidade do ar;

Sustentável

O sistema não consome energia elétrica;

Natural

A ventilação é resultado de um sistema 100% natural;

Renovável

Após instalado, o sistema de ventilação natural não necessita de manutenção;

Econômico

Além de durável, não é preciso trocar as peças ao longo do tempo.

Produtividade

Oferece conforto térmico aos profissionais, estimulando a produtividade da equipe;

Reduz afastamentos

Ao preservar o bem-estar e saúde de colaboradores, diminui o número de atestados e afastamentos;

Conheça os sistemas sustentáveis da Engepoli

Com uma experiência de mais de 20 anos em engenharia de desenvolvimento e fabricação de produtos que visam a economia de energia e o conforto de ambientes, a Engepoli tem a sustentabilidade como um de seus principais valores. Reconhecendo que o bem-estar e o respeito ao futuro são elementos-chave para o sucesso, criamos projetos personalizados para o sucesso de cada empreendimento dos nossos clientes. 

Para isso, nossa equipe de engenharia observa suas necessidades para oferecer as melhores tecnologias, e as soluções mais eficazes. 

Fale conosco ou baixe nosso catálogo e saiba como a Engepoli pode fazer parte do seu negócio!  

Fale com um especialista Engepoli

Entre em contato e saiba mais sobre como nossas soluções podem transformar a sua empresa.

Conheça nosso catálogo

Conheça nossa variedade de sistemas sustentáveis em iluminação e ventilação natural.
COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email