Ventilação higiênica: entenda como prevenir as doenças respiratórias no trabalho

Sistema Exhaust Compact

Trabalhar em ambientes fechados e com pouca ventilação é um risco à saúde. O assunto se tornou ainda mais importante desde o surgimento da pandemia Coronavírus, em 2019. Desde então, entender como prevenir doenças respiratórias no trabalho é uma tarefa cada dia mais urgente.

Saber como prevenir as doenças respiratórias é essencial para garantir a proteção dos colaboradores e da sociedade como um todo. Não basta apenas colocar qualquer tipo de ventilação e acreditar que o problema está resolvido.

Afinal, a Covid-19 é uma doença respiratória que pode ser transmitida pelo ar. Portanto, é preciso adotar medidas eficientes para ele ser renovado constantemente em ambientes fechados.

A ventilação natural é a melhor maneira de fazer isso com segurança — e de maneira sustentável. Com soluções inteligentes, é possível oferecer excelentes condições aos trabalhadores e manter todos protegidos.

Neste artigo, iremos entender como implementar a ventilação corretamente na indústria para auxiliar na prevenção de doenças respiratórias. 

Importância da ventilação na prevenção de doenças respiratórias

A má ventilação de ambientes fechados pode acarretar em:

Gripes;

Pneumonias;

Resfriados;

Amigdalites;

Alergias;

Entre outras complicações.

Quem passa muitas horas todos os dias em locais fechados precisa que o ar circule o tempo todo. Quando uma pessoa respira o “ar da outra”, aumentam as chances de contaminação.

Nós passamos cerca de 90% do tempo em locais fechados. Com a pandemia, este assunto afeta diretamente a qualidade de vida de todos.

Além de mais confortáveis, os sistemas de ventilação natural são importantes aliados na luta contra diversas doenças. Porém, antes de explorar os diferentes modelos de ventilação natural, é preciso compreender como prevenir doenças respiratórias no ambiente de trabalho — e porque a ventilação é essencial

A seguir, vamos conferir o que é a ventilação higiênica e como o efeito funciona:

Ventilação higiênica: o que é e qual a importância?

como prevenir as doenças respiratórias com ventilação higiênica

A ventilação higiênica é responsável por manter o ar circulando em ambientes fechados. Ela permite a renovação constante do ar, trocando o ar contaminado e cheio de impurezas pelo ar limpo e fresco. 

Sentir-se confortável é primordial para desempenhar um bom papel em qualquer função profissional – e isso começa no ar que respiramos. E é ela que permite que todas as pessoas que ali estão possam respirar confortavelmente.

A ventilação higiênica é fundamental para quem deseja saber como prevenir doenças respiratórias no local de trabalho. Além disso, o sistema é importante em dias mais frios. Isso porque é nessa época onde há o costume de se fechar as janelas e entradas de ar.

Para empresas que estão voltando ao trabalho durante à pandemia, impor a prática é essencial. O vírus da Covid-19 pode ser transmitido pelo ar, portanto é necessário evitar que o ar fique sem movimentação.

Como prevenir as doenças respiratórias: a ventilação é um fator vital

Muita gente relaciona a qualidade de respiração diretamente com fatores como poluição e limpeza do ar, mas ela é mais que apenas isso. 

Um ar aparentemente limpo pode parecer saudável e apropriado para ambientes fechados. Porém, como prevenir doenças respiratórias é um assunto sério, a circulação do ar também deve ser observada com a mesma perspectiva.

A ventilação higiênica é um componente essencial, que apresenta benefícios para todos. Para as indústrias existem diversas soluções com zero custo de manutenção, e que aproveitam ao máximo este recurso. É o caso dos sistemas de ventilação natural da Engepoli

Essa maneira de ventilar ajuda a melhorar a qualidade de vida ao permitir que o ar seja renovado o tempo todo. Logo, diminui a possibilidade da presença de vírus, bactérias e fungos nos locais.

Ventilação natural e ventilação higiênica

Como já destacamos, a circulação do ar é indispensável para diminuir a possibilidade de transmissão do vírus da Covid-19 e de outras doenças respiratórias.

A relação desse fator com a ventilação natural é direta, pois o sistema promove a renovação do ar por meio da ventilação higiênica.

Sistemas de ventilação natural, como o Exhaust da Engepoli, promovem a renovação constante do ar promovendo naturalmente o efeito de convecção do ar.

Ou seja, absorve-se o ar quente, partículas em suspensão e a sujidade que ficam na superfície e as expele para a área externa, formando um ciclo de renovação de ar e mantendo apenas o ar fresco e limpo no galpão.

A ventilação natural é a melhor opção para melhorar a respiração do trabalhador da indústria pois garante a passagem de ar efetiva. Além disso, ela resulta em maior conforto térmico, economia e sustentabilidade.

Confira a solução Exhaust Compact 555 utilizada na prática, projetada pela Engepoli e aplicada em uma Fábrica de Painéis Frigoríferos em Curitiba/PR:

Adote essa solução agora mesmo

Cuidado com a saúde, proteção ao meio ambiente e economia são algumas das principais vantagens que os sistemas de ventilação natural trazem para uma empresa.

A Engepoli entende a importância desse assunto. Por isso, apresenta diversas alternativas para as indústrias que se preocupam com esse tema tão importante e atual.

Além de proteger durante a pandemia, manter o ar fresco em seu local de trabalho é imprescindível em qualquer período. Saiba mais sobre a ventilação natural Engepoli no artigo abaixo:

Conheça os tipos de ventilação industrial desenvolvidos pela Engepoli

Para saber mais, conheça as nossas soluções de ventilação natural para indústrias e veja o que podemos fazer por você e sua companhia!

Fale com um especialista Engepoli

Entre em contato e saiba mais sobre como nossas soluções podem transformar a sua empresa.

Conheça nosso catálogo

Conheça nossa variedade de sistemas sustentáveis em iluminação e ventilação natural.
COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email