Vendas podem aumentar em 6% em empresas que utilizam iluminação natural

o que é iluminação natural

Todo ambiente precisa de uma boa iluminação e já foram criadas inúmeras soluções para trazer luz a locais escuros. Porém, nenhuma delas se compara com a iluminação natural. Além de regular o relógio biológico, a luz do sol é responsável por várias alterações no comportamento humano. Consequentemente, quando um ambiente de trabalho é iluminado dessa forma, também ocorrem mudanças em termos de produtividade. É claro que, para que isso seja possível, geralmente é necessário investir em algumas mudanças estruturais.  Por essa razão, alguns empresários podem evitar a realização desse tipo de projeto. Mas, a seguir, vamos te mostrar todas as vantagens da iluminação natural e de que forma ela já ajudou inúmeras empresas.

Quais são as vantagens da iluminação natural para uma empresa?

Antes de falar sobre os empreendimentos que utilizam iluminação natural, vamos apontar algumas das vantagens que fizeram com que os responsáveis por essas empresas investissem nessas soluções. Uma das mais importantes, e que mais impacta nas finanças do negócio, é a redução nos gastos de energia elétrica. Além disso, também podemos citar a maior qualidade da luz, o conforto visual, o equilíbrio das cores e o fato de que o ambiente se torna mais agradável e acolhedor.

 Também é importante citar a proteção do meio ambiente. O Walmart, por exemplo, tem a intenção de diminuir as emissão de CO2 em 18%, até 2025, a partir de uma iluminação mais eficiente. Mas isso não é tudo! Diversos estudos comprovam que o uso de zenitais (técnica que permite a entrada de luz natural no ambiente) pode aumentar as vendas no varejo em até 40%. Esses dados podem ser compreendidos devido o realce que a luz solar oferece aos produtos, fazendo com que suas verdadeiras cores sejam refletidas. Consequentemente, eles ficam mais atraentes. Sem falar que, ao investir nesse tipo de solução, o empreendimento consegue alcançar clientes ecologicamente conscientes, já que eles se sentem mais motivados a comprar, após conhecer essa iniciativa da empresa.

 

Estudo de caso: como a iluminação natural ajudou a Karndean a melhorar seus números

O Eneref Institute, especialista em relatórios de soluções desenvolvidas de maneira sustentável, analisou de que forma a iluminação natural trouxe benefícios para a Karndean. Em 2015, a empresa construiu um armazém e centro de distribuição novos, utilizando um sistema inovador de iluminação. O objetivo desse investimento era reduzir os gastos com energia e melhorar o ambiente de trabalho. Antes da decisão ser tomada, os responsáveis pela ideia fizeram um levantamento das contas da empresa e conseguiram comprovar o custo-benefício da obra, pois eles já possuiam em números reais, quanto seria poupado há longo prazo.

 Porém, os dados ficaram ainda mais interessantes ao levar em consideração que a empresa consciliou a iluminação natural com lâmpadas de LED. Unir essas duas soluções é uma excelente opção, especialmente quando se utiliza lâmpadas dimerizáveis, que permitem a reulação da intensidade do brilho. Dessa forma, o tempo de vida das lâmpadas é ainda maior, reduzindo os gastos com energia. Inclusive, na primeira área de construção, com 18 claraboias, notou-se uma economia de 48% na carga de iluminação. Na segunda região, a economia foi de 49%, com 30 claraboias. E com 33 claraboias, a terceira área também teve 49% de economia.

 

 Vale ressaltar que a Karndean produz pisos de vinil e que alguns de seus produtos possuem diferenças muito sutis. Por esse motivo, era comum que os membros da equipe precisassem ir até o lado de fora da empresa, para conseguir distinguir as peças. Depois da construção com soluções para a utilização de luz natural, esses minutos passaram a ser poupados, já que no ambiente interno já era possível perceber as diferenças entre os produtos.

 

As vantagens da iluminação natural na prática

Os benefícios que a luz natural pode oferecer para o ambiente de trabalho começaram a ser percebidos em 1980, quando o Departamento de Energia dos Estados Unidos notaram um aumento na produtividade de 2700 engenheiros, com uma queda de 15% nas faltas e atrasos dos funcionários. Em 1993, o Grupo Walmart projetou uma loja com zenitais em Kansas, nos EUA. A empresa percebeu que os produtos que recebiam iluminação natural foram mais vendidos do que os que recebiam luz das lâmpadas elétricas fluorescentes. Para ter certeza de que o motivo era realmente a luz solar, os produtos foram trocados de lugar e as vendas daqueles que foram colocados embaixo dos zenitais também subiram.

Em 1999, a PG&E encomendou um estudo para a HMG para saber os efeitos dos zenitais nas vendas no varejo. Foram 18 meses de análise em 108 lojas, sendo que um terço delas tinha claraboia e o restante não. O resultado da pesquisa mostrou que as lojas que recebiam iluminação natural tinham vendas 40% maiores. Já em 2003, a mesma empresa acompanhou 73 lojas de outra varejista, por dois anos. Em 24 delas, havia iluminação natural por meio dos zenitais e, além de comprovar o aumento das vendas, a análise também mostrou que os funcionários dessas lojas mostraram um grau de satisfação maior do que os demais.

 

Esses dados comprovam que a iluminação natural no ambiente de trabalho pode ser benéfica não só para a empresa, mas também para os funcionários. Afinal, em um local acolhedor, o rendimento da equipe aumenta e o trabalho se torna mais eficiente.

Você quer ficar por dentro das notícias mais interessantes do mundo voltadas à sustentabilidade?
Cadastre-se (AQUI) para baixar nosso catálogo e continue recebendo nossas informações. 

 

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email