Prepare-se para o verão: tire suas dúvidas sobre a ventilação natural!

o que é ventilação natural

A ventilação natural é fruto de extensa pesquisa científica. Entenda mais sobre esse processo neste artigo!

O Brasil está enfrentando uma crise hídrica. De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nosso país está lidando com o pior cenário para geração de eletricidade em 91 anos

Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com a ventilação natural. A resposta é: tudo. 

Nas últimas décadas, uma palavra entrou no vocabulário da indústria: sustentabilidade. Esse termo incentiva as empresas a buscarem soluções que atendem às demandas existentes, mas que sejam sustentáveis no médio e longo prazo, causando o menor impacto ambiental e financeiro possível.

Nesse sentido, a ventilação natural é uma forte aliada para ajudar as empresas a terem conforto climático usando o ar natural. Ficou curioso sobre essa tecnologia? Então, vamos lá!

O que é ventilação natural? 

Resumidamente: processos de ventilação natural usam o ar natural em seus sistemas de climatização. Desenvolve-se um sistema que usa a ventilação para ajudar o local a ter conforto térmico e ar fresco. 

Ventilação natural é mais eficiente? 

Os sistemas de ventilação natural são resultados de extensa pesquisa científica. Esses estudos geram tecnologias avançadas, muitas delas patenteadas e de uso exclusivo de seus desenvolvedores. 

Os sistemas são frequentemente adotados por indústrias buscando por aumentar a eficiência energética de seu galpão. Afinal, soluções como a da Engepoli não utilizam energia elétrica e não necessitam de manutenção.

Saiba mais sobre gerenciamento de eficiência energética e pese na prática a aplicabilidade de um sistema de ventilação natural para a sua indústria:

A ventilação natural é mesmo mais sustentável? 

Um sistema de ventilação é altamente sustentável, tanto sob o ponto de vista econômico como do ponto de vista ambiental. Atualmente, as empresas precisam se posicionar em favor do meio ambiente. 

Isso ajuda as marcas a ganharem mercados, principalmente no exterior. Também existem linhas de crédito empresarial que ajudam fábricas que tenham compromisso com a natureza. Ademais, os clientes estão cada vez mais atentos ao posicionamento das companhias. 

Isso é bom, pois exige que todos nós, enquanto sociedade, busquemos soluções com eficiência energética. É mais investimento em pesquisa. Mais tecnologia no dia a dia das empresas. 

Foi todo esse incentivo que fez com que a Engepoli criasse projetos históricos com sistemas de ventilação natural. Algumas dessas construções foram agraciadas com a certificação LEED, símbolo internacional para obras sustentáveis. 

Você pode conferir sobre esses projetos em nosso material:

Quais as outras vantagens da ventilação natural?

A ventilação natural cria um ambiente de trabalho mais agradável para o colaborador, fazendo com que ele não sofra com as altas temperaturas brasileiras. 

A climatização eficiente também protege os equipamentos eletrônicos e maquinários, muitos deles com circuitos altamente sensíveis às temperaturas elevadas. 

Ao mesmo tempo, os projetos da Engepoli promovem a ventilação higiênica, ou seja, fazem com que as pessoas tenham acesso ao ar fresco, limpo de contaminações internas. Isso se tornou fundamental em tempos em que lidamos com uma pandemia de uma doença respiratória. 

Saiba mais em:

Ventilação higiênica: entenda como prevenir as doenças respiratórias no trabalho

Veja como prevenir as doenças respiratórias cuidando da ventilação dos ambientes fechados e da circulação eficiente do ar.

Projetos de ventilação natural têm instalação lenta?

Se você tem medo de ver seu galpão em reformas, se não quer paralisar a sua linha por dias para resolver os problemas de ventilação, saiba que a praticidade é outra vantagem da ventilação natural. 

Os projetos são desenvolvidos respeitando as características arquitetônicas e estruturais da sua empresa, usando materiais leves e resistentes. Um exemplo disso foi uma obra recente da Engepoli, onde uma Fábrica de Painéis Frigoríferos utilizou os Sistemas Exhaust 555 Diffuser e Exhaust 555 Compact:

O projeto de ventilação natural é feito depois de uma análise da região da empresa, das características do edifício e das suas necessidades específicas — como o cumprimento de alguma Norma Regulamentadora (NR). Para se adequar às suas necessidades, a Engepoli conta com um catálogo completo e versátil:

Se você quiser entender como a ventilação pode ser aplicada na sua empresa, converse com um dos nossos consultores!

Fale com um especialista Engepoli

Entre em contato e saiba mais sobre como nossas soluções podem transformar a sua empresa.

Conheça nosso catálogo

Conheça nossa variedade de sistemas sustentáveis em iluminação e ventilação natural.
COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email