Entenda como a tecnologia sustentável está liderando o futuro da indústria

tecnologia sustentável

Crise hídrica, aumento no custo de energia elétrica, risco de apagão… Saiba como a tecnologia sustentável pode ajudar a sua empresa a se manter competitiva em meio a esta crise.

As empresas mal conseguiram comemorar a retomada da economia depois da fase mais crítica da pandemia. Afinal, agora a preocupação é outra: a crise hídrica. O cenário é extremamente preocupante, tendo em vista os impactos que a falta de chuva causa no setor elétrico.

Essa situação está fazendo com que muitas indústrias busquem alternativas para contornar as consequências que a crise hídrica pode trazer, como o aumento no custo da energia elétrica. Nesse sentido, a tecnologia sustentável aparece no topo da lista entre as soluções mais indicadas para períodos de crise.

Quer saber por que elas são tão importantes? Confira a seguir.

Qual é o cenário atual?

Apesar de não haver consenso entre os especialistas no que diz respeito ao racionamento de energia elétrica e à possibilidade de apagões, fato é que a falta de chuva é bastante preocupante. E para piorar a situação, muitos ainda afirmam que a expectativa de chuvas para os próximos meses não será suficiente para abastecer os reservatórios.

Todo esse cenário tem afetado também o setor industrial. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, 9 em cada 10 empresários estão preocupados com a crise hídrica. Sendo que as principais preocupações, são:

Aumento no custo da energia elétrica (83%);

Possibilidade de racionamento (63%);

Instabilidade no fornecimento de energia (61%).

Por que a crise hídrica afeta tanto a geração de energia elétrica?

É verdade que existem várias fontes de geração de energia, como:

  • Hidráulica;
  • Gás natural;
  • Petróleo;
  • Carvão;
  • Nuclear;
  • Biomassa;
  • Eólica;
  • Solar;
  • Geotérmica;
  • Marítima;
  • Biogás.

Porém, apesar de existirem tantas opções, mais da metade da energia elétrica gerada no Brasil provém das usinas hidrelétricas. De fato, ela é uma das opções mais baratas a curto prazo.

Porém, o período de seca que estamos vivendo leva consequentemente ao aumento nos custos. Com isso, a produção industrial também é impactada, podendo inclusive prejudicar a competitividade de inúmeras empresas.

A importância da tecnologia sustentável

Como forma de precaução, muitas indústrias estão se adiantando e procurando formas de minimizar o impacto causado pela crise hídrica em seus negócios. Nesse sentido, a tecnologia sustentável está entre as soluções mais procuradas, Mas, por quê?

A resposta está na eficiência energética que muitas das soluções baseadas na tecnologia sustentável oferecem. A eficiência energética nada mais é do que o uso consciente de energia e a adoção de fontes alternativas.

Ou seja: a geração de energia elétrica não depende de uma única fonte. Na prática, isso significa que o uso de sistemas sustentáveis garantem o fornecimento de energia mesmo nas situações mais adversas.

Sendo assim, podemos dizer que quem investir em soluções baseadas na tecnologia sustentável não terá a produção afetada em caso de racionamento de energia, por exemplo.

Dica de leitura:

Como economizar investindo em ações de eficiência energética na indústria?

Ações de eficiência energética para a indústria ajudam as empresas a obterem resultados positivos no âmbito da sustentabilidade. Neste artigo, confira algumas práticas para aumentar sua economia!

Principais benefícios

Como você pode imaginar, esse tipo de solução pode oferecer inúmeras vantagens para as empresas. Dentre as principais, estão: 

Redução de custos:

Um dos benefícios de uma tecnologia sustentável é a otimização de processos, que leva a redução de custos. Essa economia é percebida principalmente a longo prazo.

Melhora da imagem do negócio:

Uma empresa com ações sustentáveis e que protegem o meio ambiente consegue atrair mais clientes. Prova disso é o fato de que os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto que eles e seus hábitos de consumo geram no planeta.

Atração de novos investidores:

Ações sustentáveis também são o foco de inúmeros investidores, que buscam por empresas ecologicamente corretas para firmar parcerias comerciais (clique aqui e descubra o que é ESG).

Redução de desperdício:

o uso consciente de recursos inesgotáveis também leva à redução de desperdícios que muitas vezes não eram valorizados. A consequência disso é uma maior economia.

Incentivo fiscal:

atualmente, o governo oferece diversos incentivos para empresas que possuem práticas sustentáveis. Dentre os principais estão, maior facilidade para obtenção de créditos e isenção de certos impostos.

Plano de contingência:

como você pôde perceber anteriormente, investir em tecnologia sustentável também pode evitar que a produção fique parada por falta de energia elétrica, em caso de situação adversa.

Exemplos de soluções com tecnologia sustentável

Dois grandes exemplos de soluções que utilizam tecnologia sustentável são a ventilação natural e a iluminação natural.

Ventilação natural

A ventilação natural é uma solução baseada na utilização de um recurso inesgotável: o vento. Tendo em vista que a construção de boa parte das indústrias permite que ocorra a circulação de ar, a ventilação natural é utilizada para solucionar essa questão.

tecnologia sustentável ventilação natural exhaust

Os sistemas de ventilação natural Exhaust, da Engepoli, são um exemplo de inovação. Este tecnologia sustentável é uma alternativa que não utiliza energia elétrica e oferece inúmeros benefícios para a empresa. Dentre os principais, estão:

Convecção do ar

Realiza o processo de convecção do ar, ou seja, o ar quente, por ser mais leve que o ar frio, tem tendência a subir e é lançado para a área externa. Fica apenas o ar fresco no local;

Filtragem

Retira do ar as impurezas nocivas aos profissionais, evitando doenças respiratórias e melhorando a qualidade do ar;

Sustentável

O sistema não consome energia elétrica e é frequentemente utilizado em construções LEED;

Natural

A ventilação é resultado de um sistema 100% natural;

Renovável

Após instalado, o sistema de ventilação natural não necessita de manutenção. Há redução dos gastos com sistemas de ventilação mecânicos, por exemplo.

Econômico

Além de durável, não é preciso trocar as peças ao longo do tempo.

Produtividade

Oferece conforto térmico aos profissionais, estimulando a produtividade da equipe com um espaço mais fresco e agradável;

Reduz afastamentos

Ao preservar o bem-estar e saúde de colaboradores, diminui o número de atestados e afastamentos;

Iluminação natural

Quem está preocupado com os possíveis apagões precisa conhecer as soluções baseadas na utilização da iluminação natural. Alternativa para a iluminação artificial, ela é baseada no uso de outro recurso inesgotável: a luz solar. Com disso, a iluminação natural não consome energia elétrica e oferece a tão sonhada eficiência energética.

tecnologia sustentável iluminação natural skylux

Soluções como os sistemas Skylux da Engepoli são um excelente exemplo de quão benéfica a tecnologia sustentável pode ser para uma indústria. Afinal, além de oferecer uma distribuição uniforme da luz por todo o espaço, esses sistemas também:

Maior conforto visual para clientes e profissionais;

Redução de fadiga e melhora na disposição dos colaboradores;

Oferecem a iluminação ideal durante o dia;

Condições ambientais de trabalho seguras e saudáveis aos profissionais;

Estimulação da criatividade e aumento da produtividade;

Economia real de energia, que diante dos demais benefícios, acaba tornando-se um bônus.

Diferente de outros sistemas, ele é composto por micropartículas que melhoram ainda mais a transmissão da luz. Consequentemente, ele reduz a necessidade de material prismático. Sem falar que o Skylux Diffuser possui uma excelente performance, sendo 14,3% mais eficiente do que os melhores sistemas de iluminação natural do mundo.

Dica de leitura:

10 benefícios que farão você optar pela iluminação natural em seu negócio

Economia de energia e qualidade de vida são alguns dos benefícios proporcionados pelo sistema de iluminação natural industrial.

Nós podemos te ajudar

A Engepoli é uma empresa especializada em soluções sustentáveis, atuando especialmente com iluminação e ventilação natural. Seus sistemas ajudam empresas de todos os setores a se tornarem mais econômicas e eficientes.

E o melhor de tudo? De maneira sustentável, respeitando sempre o meio ambiente.

Quer se prevenir contra a crise hídrica? Clique aqui e converse com um dos nossos especialistas para saber mais sobre as nossas soluções personalizadas.

Você também pode se interessar por…

Conheça os tipos de sistemas de iluminação para indústrias desenvolvidos pela Engepoli

Conheça os tipos de ventilação industrial desenvolvidos pela Engepoli

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email