Soluções inteligentes na arquitetura para melhora da qualidade de vida no trabalho e a produtividade

A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um esforço empregado por cada vez mais empresas, que buscam implementá-la para melhorar as condições de trabalho dos profissionais.

Diferente do que muitos podem acreditar, porém, a QVT não está apenas relacionada com a obtenção de uma maior satisfação dos colaboradores, mas também visa melhorar a produtividade (incluindo a fabril), adaptabilidade e eficácia das organizações.

Diversas áreas podem se envolver nesses esforços, inclusive a arquitetura — que pode utilizar soluções inteligentes para garantir a melhora da QVT e da produtividade fabril.

O que é QVT?

QVT é uma sigla para Qualidade de Vida no Trabalho, um tópico que tem ganhado uma importância cada vez maior — tanto para os empresários, como para os profissionais.

Em linhas gerais, a QVT busca impedir que a saúde organizacional seja prejudicada, permitindo assim que os colaboradores possam executar suas tarefas plenamente.

Um dos fundamentos mais básicos da qualidade de vida no trabalho é a preservação da saúde dos profissionais — provendo um ambiente seguro contra a propagação de doenças e que promova o conforto térmico, por exemplo.

Benefícios de garantir a QVT em sua empresa

Fornecer um ambiente que promova a qualidade de vida aos colaboradores traz inúmeros benefícios às empresas.

Entre eles, podemos citar o aumento da produtividade fabril, que é potencializada porque trabalhadores saudáveis e que se sentem confortáveis são muito mais produtivos.

Além disso, atualmente existe uma grande preocupação entre os clientes em relação ao tratamento que as empresas dão aos seus profissionais. Isso, inclusive, pode impactar a decisão de um cliente potencial de comprar ou não de uma marca.

Sem falar que a preocupação que as empresas demonstram com o bem-estar dos colaboradores compõe a reputação que ela tem no mercado.

O que afeta diretamente a forma como o mercado enxerga essa empresa: vale a pena investir em uma marca que não se preocupa com a saúde de seus profissionais?

Inclusive, fica mais fácil atrair talentos para sua empresa quando ela demonstra se importar com a qualidade de vida no trabalho de seus funcionários. 

Afinal, segundo um estudo da Metlife, 74% das pessoas preocupam-se com os cuidados voltados para o seu bem-estar.

O inverso também é verdadeiro: uma empresa que demonstra preocupação com seu quadro de funcionários constrói uma boa reputação perante o mercado e obtém a preferência dos clientes, profissionais e investidores.

Por fim, não poderíamos deixar de citar a redução de custos como um dos maiores benefícios que a QVT traz para as empresas.

Isso porque profissionais saudáveis não precisam se afastar para realizar tratamentos, não precisam ser substituídos e — geralmente — não precisam receber indenizações por ter a saúde prejudicada, como consequência do exercício de suas funções.

Companhias que se preocupam com a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores também estão livres das multas e encargos decorrentes da inconformidade com as normas regulamentadoras — como a NR 15 e 17, que preveem as condições adequadas para pleno exercício das funções dos colaboradores, sem prejuízo à saúde deles.

NR17: o que diz sobre condições ambientais de trabalho

Como a arquitetura pode prover a QVT e aumentar a produtividade fabril?

Os recursos da arquitetura estão cada vez mais amplos e consideram não só o bem-estar dos usuários das edificações, mas também buscam reduzir ao máximo os impactos negativos para o meio-ambiente (como emissão de gases poluentes, consumo desenfreado de energia elétrica, abuso dos recursos naturais esgotáveis, entre outros).

Como alternativas para prover a QVT, a produtividade fabril através de projetos sustentáveis podemos citar a ventilação e a iluminação natural.

Ventilação natural

Um dos componentes fundamentais quando se trata de qualidade de vida no trabalho é a preservação da saúde dos colaboradores.

Nesse sentido, um dos recursos da arquitetura é a ventilação natural. Com ela, a poeira, fumaça, gases, calor e até componentes químicos do ar são dissipados, tornando o ambiente seguro para a saúde dos colaboradores.

O que, consequentemente, reduz drasticamente os riscos de agravamento de doenças respiratórias — como quadros alérgicos (rinites, sinusites, entre outros), propagação de vírus (como gripes, resfriados e até o Covid-19), problemas pulmonares (como pneumonia) e demais complicações nas vias aéreas.

A ventilação natural também é utilizada na arquitetura como recurso para melhorar a qualidade de vida no trabalho através do conforto térmico.

Em outras palavras, contribui para garantir que as edificações mantenham a temperatura e a umidade ideais para evitar quadros como fadiga extrema, queda de pressão, dores de cabeça e desidratação.

Conheça os tipos de ventilação industrial desenvolvidos pela Engepoli

Iluminação natural

Outro recurso da arquitetura, a iluminação natural aumenta a qualidade de vida no trabalho de diversas formas — estendendo seus benefícios até para a vida pessoal dos trabalhadores.

Ela contribui, por exemplo, no controle do ritmo circadiano — que regula o ciclo biológico do nosso organismo.

Esse ritmo se relaciona com o ciclo de 24 horas (o tempo que a Terra demora para dar a volta em seu próprio eixo e representa a duração do dia).

Um estudo mostrou que a luz natural impacta o estado de alerta, melhora o humor, aumenta a força física, regula o sono e reduz os riscos de ataques cardíacos.

Outra forma como a iluminação artificial melhora a qualidade de vida é no controle da depressão, já que — segundo outro estudoestimula a produção de serotonina, que é o hormônio do bem-estar.

Sem falar na produção de vitamina D pelo organismo, que também é promovida pela iluminação natural. Com ela, o organismo se torna capaz de absorver o cálcio e fosfato dos alimentos — fortalecendo os ossos, dentes e músculos do corpo.

No sentido mais prático, a iluminação natural também contribui tornando as edificações mais seguras para os colaboradores, porque aumenta a visibilidade dos ambientes — incluindo as sinalizações de segurança, que protegem os profissionais contra acidentes de trabalho.

10 benefícios que farão você optar pela iluminação natural em seu negócio

Soluções Engepoli para arquitetura industrial

A Engepoli é referência em sistemas sustentáveis para edificações industriais, buscando sempre fornecer soluções inteligentes para garantir o bem-estar dos frequentadores destes ambientes e garantir a sustentabilidade.

Conheça algumas das soluções Engepoli para a arquitetura industrial:

Sistema Skylux

Elaborado com chapas NanoPrismáticas de policarbonato, os microprismas do sistema Skylux garantem o efeito de lente de difusão, que disseminam a luz de forma eficaz em todo o ambiente, sem a geração de calor.

Sistema Exhaust

Principal solução de ventilação natural da Engepoli, o Sistema Exhaust é ideal para áreas de produção, indústrias e supermercados que, — com ele — podem desfrutar de uma qualidade superior de ar interno.

Este sistema promove o efeito de convecção — o que significa que o ar quente (e suas impurezas) entre em ascensão, eliminando-o através das saídas externas, localizadas na cobertura da edificação. O que permite que o ambiente se mantenha ventilado e livre de partículas nocivas, 24 horas por dia.

Sistema SkyActive

Aliando a iluminação natural à iluminação artificial, o sistema SkyActive garante a luminosidade ideal aos ambientes, a qualquer hora do dia e da noite.

Isso é possível, porque o sistema integra a iluminação natural às luminárias LED dimerizáveis.

No sistema SkyActive, os sensores das luminárias LED medem a quantidade de luz e calculam sua real incidência no ambiente. O que permite que o sistema de iluminação natural funcione enquanto o dia estiver claro e, assim que a escuridão (momentânea ou não) é identificada, as luminárias LED são acionadas — na intensidade e volume ideais.

Sistema Luxvent

Combinando iluminação e ventilação natural através do uso de venezianas industriais, o sistema Luxvent fornece resultados superiores — especialmente quando comparado com soluções que utilizam materiais como o PVC e a fibra de vidro.
O sistema fornece iluminação natural com filtragem de 99% dos raios UV, permitindo ainda a circulação efetiva do ar no ambiente, eliminando partículas, resíduos biológicos, ar quente e demais compostos prejudiciais para a saúde dos colaboradores das edificações.

Um dos principais pilares da Engepoli são a qualidade de vida no trabalho e a produtividade fabril dos colaboradores, além do comprometimento com a sustentabilidade.
Ao longo dos mais de 20 anos de atuação em engenharia de desenvolvimento e fabricação de produtos que garantem a economia de energia e conforto de ambientes, a Engepoli tem criado inúmeros projetos personalizados, visando o sucesso de cada empreendimento dos seus clientes.
Para tanto, a equipe de engenharia da Engepoli sempre analisa as necessidades específicas de cada projeto, para oferecer as melhores tecnologias e as soluções mais eficientes.
Converse com um dos especialistas Engepoli para descobrir como nossas soluções podem melhorar o QVT e a produtividade fabril em sua empresa e acesse nosso catálogo de produtos para conhecer detalhadamente nossas soluções.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email