Investimento em saúde dos colaboradores: retorno em produtividade e lucros

O investimento na saúde dos colaboradores tem tudo a ver com a gestão sensata dos riscos para proteger os seus trabalhadores e a sua empresa. Em um contexto global, a saúde e a segurança também são parte essencial do movimento em direção ao desenvolvimento sustentável.

Porém, muitas empresas ainda negligenciam a saúde do trabalhador, deixando esse aspecto de fora de sua lista de prioridades.

Hoje, vamos explicar um pouco sobre a importância do investimento em saúde dos trabalhadores e como ela pode trazer retornos em produtividade e lucros — além de apresentar algumas soluções focadas em tornar os ambientes corporativos mais saudáveis para seus colaboradores.

A saúde dos colaboradores envolve quais aspectos?

O investimento na saúde dos colaboradores envolve diversos aspectos. Alguns deles são:

  • Controle biológico, físico e químico dos ambientes
  • Uso de equipamentos de proteção individual (EPI)
  • O estabelecimento de um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Na esfera de controle biológico, físico e químico, podemos citar dois elementos fundamentais: a ventilação e iluminação naturais.

A ventilação, no sentido de proporcionar a exaustão dos gases e pós em suspensão dos ambientes, dissipando-os para que o local se torne mais saudável para os trabalhadores.

A ventilação natural também garante o conforto térmico dos trabalhadores, já que garante uma temperatura equilibrada nos ambientes corporativos.

Por fim, a circulação de ar proporcionada pela ventilação natural reduz, ainda, a propagação de bactérias — que podem causar alergias e complicações respiratórias, como sinusite, rinite, entre outros — e de vírus como o da gripe e da Covid-19.

Já a iluminação natural eficaz preserva a saúde dos colaboradores contra episódios de fotossensibilidade, irritação nos olhos, cansaço visual, dores de cabeça e outras complicações causadas pela iluminação natural desequilibrada e excessiva.

Qual a importância da saúde e segurança no trabalho?

Pelo menos 20% da vida das pessoas é passada em seus locais de trabalho. Por isso a saúde e segurança no trabalho são tão importantes: para garantir que esse tempo todo que os profissionais passam trabalhando seja de qualidade, que não favoreçam o desenvolvimento/agravamento de doenças.

Assim, o investimento em saúde dos colaboradores envolve tomar um conjunto de cuidados para garantir que o ambiente de trabalho seja o mais seguro e salubre possível para os trabalhadores.

Principais benefícios para as empresas que investem na saúde dos colaboradores

Mais que uma preocupação com a qualidade de vida dos trabalhadores e a reputação da marca, o investimento na saúde dos colaboradores é um aporte que traz diversos retornos positivos para as empresas — especialmente em produtividade e lucros.

Vejamos alguns dos principais benefícios de investir na saúde dos colaboradores — e entenda por que começar a considerar esta alternativa o quanto antes:

Redução do absenteísmo

O aumento do absenteísmo é um dos primeiros reflexos que surgem quando as empresas não investem na saúde dos colaboradores.

Afinal, ele representa as faltas dos trabalhadores — incluindo os afastamentos por motivos de saúde (como em casos de atestados médicos, por exemplo).

Essas faltas podem fazer as empresas deixarem de ganhar, em média, R$ 230 milhões de reais por ano, segundo estudos!

Porém, quando as organizações priorizam ações para preservar a saúde do trabalhador, esse quadro é revertido — já que os afastamentos por doenças são reduzidos.

Retenção de talentos

Um ambiente insalubre não consegue reter os trabalhadores, porque suas condições acabam se tornando insustentáveis ao longo do tempo.

Assim, conforme os colaboradores são expostos a estas condições, mais do que acabar tendo que escolher entre o trabalho e a saúde, isso gera um grande estresse — que pode desencadear várias outras doenças e complicações.

Por outro lado, uma empresa que investe na saúde dos seus colaboradores, mais do que reter seus trabalhadores, também se torna objeto de desejo de outros profissionais do mercado.

Com isso, fica mais fácil para a empresa construir um banco de talentos — e, consequentemente, acelera o processo de contratação quando este é necessário (e reduz os custos com contratações em até 50%).

Diminuição dos riscos de acidentes

Quando as empresas não investem na saúde dos colaboradores, é comum que ocorram quadros de mal-estar (incluindo vertigens, tonturas e até desmaios) que, quando acontecem durante o desempenho das tarefas dos trabalhadores, enquadram-se como acidentes de trabalho.

Sabe quanto estes acidentes custam para as empresas anualmente?R$ 72 bilhões de reais — o equivalente a 9% da folha salarial do Brasil.

Agora, como a saúde dos colaboradores se relaciona aos acidentes de trabalho?

Vamos considerar um galpão industrial muito quente. Um ambiente nessas condições pode causar a queda de pressão — que geralmente leva a desmaios. Ao cair, o trabalhador pode bater a cabeça, sofrendo concussões ou até consequências mais graves.

Em contrapartida, ambientes laborais saudáveis estão menos suscetíveis a episódios como estes.

[BANNER Como a iluminação natural ajuda a prevenir acidentes de trabalho]

Aumento da produtividade

Ao investir na saúde dos colaboradores, as empresas veem um aumento em sua produtividade.

Isso acontece porque as equipes não precisam mais trabalhar com falta de pessoal causadas por afastamentos para tratamento de saúde.

Além disso, só de perceber que a empresa valoriza sua saúde e bem-estar, os colaboradores se sentem mais valorizados, se tornando mais felizes e engajados. O que, por si só, já aumenta sua produtividade em 30%!

[BANNER Soluções inteligentes na arquitetura para melhora da qualidade de vida no trabalho e a produtividade]

Redução de custos

Investir na saúde dos colaboradores traz retornos suficientes para cobrir os aportes realizados.

Por outro lado, as empresas que decidem negligenciar este aspecto, acabam pagando caro:

  • Tendo suas equipes constantementes desfalcadas, o que requer contratações frequentes de substitutos (trazendo encargos com remuneração e treinamentos)
  • Respondendo legalmente a processos judiciais por parte dos trabalhadores que tiveram sua saúde comprovadamente prejudicada
  • Sendo multadas pelo descumprimento das normas de saúde e segurança do trabalhador — como as Normas Regulamentadoras Números 15 e 17 (NR-15 e NR-17, por exemplo).

Melhora na reputação da empresa

A reputação das empresas nunca foi tão importante quanto nos dias atuais: clientes, investidores, profissionais — todos estão atentos às marcas e suas práticas.

E não seria para menos: afinal, ninguém quer ter seu nome vinculado a uma marca que tenha um histórico de acidentes de trabalho recorrentes ou que submeta seus trabalhadores a condições insustentáveis.

De fato, 64% dos consumidores param de comprar de uma marca, assim que descobrem que ela não se preocupa com seus funcionários.

Por outro lado, empresas que priorizam a saúde dos trabalhadores constroem uma excelente reputação — o que aumenta suas vendas, facilita a obtenção de investimentos e atrai talentos.

Soluções Engepoli para melhorar a saúde dos colaboradores

A Engepoli é referência em engenharia sustentável, desenvolvendo projetos e fornecendo sistemas focados especialmente em tornar os ambientes de trabalho mais saudáveis para os trabalhadores, além de sustentáveis e econômicos.

Confira algumas de nossas soluções que preservam a saúde dos colaboradores:

Ventilação natural

As soluções de ventilação natural da Engepoli garantem a exaustão efetiva dos gases e dos pós em suspensão nos ambientes (além de dissipar vírus e bactérias causadores de doenças e alergias), tornando o ar interior mais saudável para os trabalhadores.

Além disso, seus sistemas proporcionam a equalização das temperaturas interna e externa, garantindo conforto térmico aos colaboradores.

A robustez e resistência de seus sistemas de ventilação natural são amplamente conhecidos no mercado, além do uso de materiais sustentáveis em sua composição.

Os sistemas de ventilação Engepoli também são famosos por sua versatilidade, podendo ser adaptados a qualquer tipo de edificação.

Iluminação natural

A distribuição totalmente equilibrada e eficaz da luz fornecida pelos sistemas de iluminação natural Engepoli é superior a quaisquer outras alternativas disponíveis no mercado brasileiro.

Seus sistemas de iluminação garantem o conforto lumínico aos trabalhadores — evitando a luz artificial excessiva, que pode causar dores de cabeça, irritação nos olhos, quadros de fotossensibilidade, entre outros.

Além disso, os projetos de iluminação natural Engepoli também impedem a incidência direta dos raios solares (hot spots) — barrando a elevação da temperatura dos ambientes internos.

Por fim, seus sistemas de iluminação também filtram 99% dos raios UV, preservando a saúde dos colaboradores, protegendo-os do contato com estes raios tão prejudiciais.

É indiscutível: o investimento em saúde dos colaboradores é uma excelente alternativa, que traz retornos positivos — como aumento da produtividade, dos lucros, e muito mais.

Porém, estes resultados só podem ser obtidos quando se opta por empresas que são referência no assunto, podendo fornecer soluções de alta qualidade e eficiência.

Empresas como a Engepoli, que desde 1999 vem desenvolvendo projetos focados em tornar os espaços corporativos mais saudáveis para os colaboradores, além de proporcionar economia para as empresas — tudo isso enquanto preserva o meio-ambiente.

Os projetos desenvolvidos pela Engepoli são totalmente personalizados para cada empresa, respeitando suas características próprias e suas necessidades.

Converse com um de nossos especialistas para saber como garantir a saúde dos seus colaboradores por meio de nossas soluções e acesse nosso catálogo de produtos para conhecer nossos sistemas.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email