Saiba por que a mudança de ares é tão importante para saúde e bem-estar

ventilação natural

A mudança de ares é uma expressão associada à busca por bem-estar. A qualidade de vida está intimamente ligada às condições do ambiente em que estamos e as características do ar que esse local nos oferece para respirar. Não são apenas nossos pulmões, garganta e nariz os principais afetados por uma atmosfera mal ventilada. Nossos sistemas intelectuais como a memória, os reflexos e o raciocínio rápido são abalados pelo nível de qualidade do oxigênio que inspiramos.

Nosso instinto de sobrevivência evoca a necessidade da mudança dos ares. Temos uma tendência natural para identificar perigos e benesses através do olfato. A troca de ar possibilita que os ventos levem consigo agentes prejudiciais à saúde humana, odores indesejados e até gases tóxicos. Por essência, buscamos ambientes arejados, sem abrir mão de nosso conforto térmico.

Arquitetura bioclimática e a busca por saídas inteligentes

Esses fatores inerentes ao ser humano entusiasmam o pensamento arquitetônico. Empregar recursos naturais para equalizar relações entre construções artificiais e o meio natural no qual estão inseridas é uma tendência que avança no meio da elaboração de edificações.

Mas o prestígio da chamada “Arquitetura Bioclimática” não está apenas na melhoria da qualidade da vida humana, mas também na redução do consumo de energia e no aproveitamento de recursos naturais e limpos.

Os projetos atuais tem uma demanda por bem-estar térmico e qualidade do ar, sem abrir mão da eficiência no uso de energia. As alternativas sustentáveis são as principais armas e residem, basicamente, na exploração da luz e do ar natural.

Ventilação cruzada e efeito chaminé

Para que esses sistemas sustentáveis funcionem, é necessário que os ambientes ofereçam aberturas para entrada dos elementos orgânicos. No caso da ventilação natural, as entradas de ar precisam ter formato aerodinâmico, para evitar a passagem da água, além de ter posicionamento e dimensões bem planejadas.

Fora as janelas convencionais, aberturas no teto para a saída do ar quente, junto com impurezas e microorganismos suspensos, acabam se tornando a alternativa mais eficaz para o câmbio do ar, dispensando o uso de aparelhos de ar condicionado, que são verdadeiros devoradores de energia elétrica.

A ventilação cruzada consiste, portanto, na entrada de ar por uma abertura e saída por outra. O ar quente sobe, dando espaço para entrada de ar fresco e renovado. A circulação e limpeza da atmosfera do ambiente é constante, gerada pelo efeito chaminé.

Ventilador natural e sustentável

Mas para que haja equilíbrio na ventilação e se evite o esfriamento indesejado, é preciso um planejamento adequado. A Engepoli desenvolveu o sistema de ventilação natural domus Skylux e oferece um produto de extrema eficiência na mudança de ares.

Os Ventiladores Naturais Exhaust são projetados para administrar o fluxo de ar e manter o equilíbrio entre temperatura e a pressão dos ambientes. Podem ser empregados em projetos novos ou adaptados à construções já estabelecidas.

Vantagens do sistema de domus Skylux em chapas de policarbonato:

  • Conforto térmico no ambiente

  • Economia no gastos com energia elétrica

  • Ventilação permanente

  • Eliminação de pó, gases e impurezas em suspensão no ambiente

  • Não emite ruído

  • Nenhum custo de manutenção

Diferenciais técnicos dos Ventiladores Naturais Exhaust:

  • Quadros metálicos dos ventiladores com todas as suas ligações soldadas

  • Estruturas galvanizadas a fogo em cor natural ou pintado

  • Fechamento lateral pode ser natural ou na cor escolhida pelo cliente

  • Acompanhamento e respaldo total de nossos técnicos

  • Totalmente estanque, sem apresentar qualquer tipo de vazamento

Com tantos benefícios, usar ventilação natural em seus projetos fica muito vantajoso! Quer conhecer mais sobre a Engepoli e os Ventiladores Naturais Exhaust? Curta nossa fanpage e acompanhe diariamente nossos conteúdos.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email