Retrofit de Cobertura Industrial: será que chegou a hora de executar?

retrofit de cobertura em galpões industriais

Quando a cobertura dos galpões industriais começam a ficar antiga, é a hora certa para realizar o Retrofit para valorizar mais o prédio. Avalie o custo-benefício de investir em um projeto que traga benefícios para o negócio 

Quando o assunto é modernização, uma das partes do galpão industrial que pouco é lembrada é a cobertura. Geralmente, as obras nesta parte acontecem em caráter emergencial, quando aparecem os problemas no sistema de impermeabilização.

Mas será que é preciso chegar a esse ponto para realizar o retrofit da cobertura? Confira neste artigo como planejar a obra e obter retorno do investimento.

O que é retrofit de cobertura em um galpão industrial?

Retrofit é um termo utilizado na engenharia para designar uma reforma para fins de modernização e revitalização da edificação. 

No caso da cobertura, o retrofit diz respeito a readequação do telhado. Ou seja, torna-o não apenas mais moderno estética e funcionalmente.

Um retrofit adequado da cobertura pode aumentar a vida útil do prédio. Isso porque esta é a área da edificação que fica mais exposta às ações do tempo, e ainda pode auxiliar na funcionalidade operacional do prédio, quando são incluídos sistemas de ventilação e iluminação natural. 

retrofit de cobertura em galpões industriais

Quando realizar o retrofit da cobertura em galpões industriais?

Se a cobertura do seu galpão industrial já está trazendo problemas estruturais, a hora de realizar o projeto é agora mesmo. Alguns transtornos são:

Infiltrações;

Baixa ou nenhuma luminosidade;

Ambientes apresentando oscilações na iluminação natural e artificial, formando cones de sombreamento no ambiente;

Ambientes demasiadamente quentes.

Quanto mais tempo a obra é postergada, maior é o risco de danos na estrutura da edificação. Além disso, há o constante prejuízo com perda de produtos armazenados, e a sensação de insegurança entre colaboradores e clientes.

Por outro lado, se o seu telhado é antigo, mas ainda não começou a apresentar problemas sérios, é recomendado que o retrofit seja feito antes que surjam os problemas, como forma de realizar uma manutenção preventiva e poder prevenir pu evitar diversos problemas que podem vir a ocorrer. Uma boa dica é esperar passar a época de chuvas e realizar a obra no período de tempos mais secos. 

Para ajudar a identificar se já está na hora de realizar o retrofit da cobertura, responda às seguintes perguntas:

Foi realizada nos últimos anos algum trabalho de melhoria na cobertura?

Se sim, quanto tempo será necessário realizar uma nova obra? Observe que obras com vida útil curta são soluções paliativas e que não tem verdadeira efetividade.

Há necessidade de reparos constantes nos problemas apresentados na cobertura?

Calcule quanto tempo foi desperdiçado e a quantidade de dinheiro que já foi gasto.

As telhas ou a cobertura estão com aspecto visivelmente velhos?

São indícios de que logo podem apresentar problemas sérios, de oxidação e baixa resistência da superfície.

Com que frequência calhas e ficam entupidas?

Esses também podem ser sinais de que a estrutura está antiga e precisa ser modernizada.

Já foram avaliados os riscos de queda de trabalhadores que andam pela cobertura?

Quanto mais frágeis e desgastadas as telhas da cobertura, maior é o risco de acidentes de trabalho. Um retrofit de cobertura em galpões industriais, com a instalação de linhas de vida, por exemplo, garantirá mais segurança aos profissionais.

Você está em busca de novos parceiros ou investidores?

Ter um galpão industrial eficiente e modernizado ampliam as chances de conseguir novos negócios, no que se refere à atração de clientes para a locação de empreendimento.

Avaliando esses 6 aspectos, já é possível considerar se está ou não na hora de investir em um retrofit da cobertura.

Quais as vantagens de se realizar o retrofit da cobertura em galpões industriais?

Como vimos até aqui, o retrofit apresenta inúmeras vantagens. Uma cobertura que apresenta problemas pode passar a trazer benefícios, mesmo que ainda não estejam ocorrendo falhas estruturais. Confira os principais benefícios:

Proporciona mais segurança para os profissionais;

Ajuda a oferecer conforto térmico aos profissionais;

Reduz custos operacionais do galpão, como energia elétrica;

Estimula a produtividade com condições de trabalho adequadas;

Ajuda a preservar a estrutura física da edificação;

Aumenta a vida útil da edificação;

Valoriza o empreendimento e o torna negociável futuramente;

Proporciona que o projeto receba certificação de obra Sustentável (LEED).

Saiba mais sobre certificações LEED e como obter a sua em nosso blog:

Como obter a certificação LEED da sua construção

Conheça o Sistema Retrofit da Engepoli

A Engepoli Sistemas Sustentáveis oferece soluções completas para resolver as dificuldades da cobertura do seu galpão — e agregar novos benefícios. Assim, o empresário investe em um projeto que agregue valor ao negócio e ao patrimônio da empresa.

retrofit de cobertura em galpões industriais engepoli

O Sistema Retrofit da Engepoli contempla a instalação do sistema de Ventilação Natural Exhaust. A solução, 100% natural, realiza a ventilação higiênica do espaço interno, eliminando do ar todas as impurezas, bactérias, sujidades. Além disso, retira o ar quente, mantendo somente o ar puro em uma temperatura agradável. Isso tudo sem gastar energia elétrica e sem custos de manutenções futuras. 

O Retrofit também inclui a iluminação natural do Sistema Skylux com placas NanoPrismáticas. Instaladas na cobertura, permite a entrada de luz solar enquanto filtra os raios UV. A tecnologia NanoPrismática foi importada de Israel pela Engepoli, realizando o efeito difusor de luz e garantindo uma iluminação natural uniforme por todo o ambiente interno.

Para completar, no projeto pode ser adicionada a aplicação do Sistema de Venezianas Luxvent, para garantir que o empreendimento “respire” de forma adequada, atendendo todas as normas de desempenho. 

Conheça mais sobre cada solução abaixo:

Se você se interessou pelo Sistema Retrofit, desenvolvido pela Engepoli Sistemas Sustentáveis, converse com um de nossos engenheiros especializados. Juntos, avaliamos qual é a solução mais indicada para o seu galpão!  

Clique aqui, preencha o formulário e aguarde o contato da equipe Engepoli. 

8 obras certificadas LEED que utilizaram produtos Engepoli

Torne sua edificação sustentável com a Engepoli

Fale conosco

Tire suas dúvidas com um técnico e comece seu projeto personalizado!
COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email