Retomada verde: conheça a proposta para reconstruir a economia brasileira de forma sustentável

A retomada verde pode ser realizada a partir de um conjunto de ações, como o uso de sistemas de iluminação e ventilação natural.

Com o avanço da vacina contra o coronavírus e a redução do número de óbitos e novos casos da doença, há uma grande expectativa de que os setores da economia retomem suas atividades a fim de recuperar o prejuízo financeiro causado ao longo dos últimos anos.

Contudo, especialistas apontam que essa retomada deve ser realizada considerando não apenas os aspectos econômicos, mas também os ambientais e sociais. Esse movimento recebeu o nome de Retomada Verde.

Neste artigo, conheça mais detalhes sobre esta iniciativa — e como sua empresa pode colaborar:

O que é a Retomada Verde?

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e publicado na Revista Nature Climate Change indicou que a emissão de gases do efeito estufa reduziram durante o período de isolamento.

Isso mostra que, se planejadas, medidas estratégicas podem ser adotadas trazendo resultados tanto econômicos quanto ambientais. 

Para entender o motivo dessa tendência, basta analisar duas situações: a vulnerabilidade econômica a qual os negócios ficaram sujeitos na pandemia e as futuras crises que poderão surgir, entre elas as climáticas causadas pelo aquecimento global. 

E são essas crises ambientais que podem trazer consequências mais drásticas à economia, caso medidas preventivas e de contingência não sejam adotadas agora.

Que medidas devem ser tomadas na retomada verde?

Os pesquisadores da universidade britânica observaram que, graças a ações adotadas pelas empresas, será possível reduzir pela metade o nível de aquecimento da Terra nos próximos 30 anos, em consonância com o que estabelece o Acordo de Paris, assinado por mais de 200 países, incluindo o Brasil. 

Entre as ações que se destacam para a Retomada Verde, estão:

Investir em meios alternativos de transporte:

Para isso, é necessária a construção de ciclovias e fabricação de veículos híbridos. As empresas também podem incentivar que seus colaboradores utilizem meios alternativos de transporte ou até mesmo sistematizar o home office em atividades cuja presencialidade seja dispensável.

Reflorestamento e combate ao desmatamento ilegal:

Garantir que as reservas florestais sejam preservadas e o desmatamento ilegal seja coibido. É fundamental que, além do rigor do poder público nas fiscalizações, as empresas e consumidores deixem de comprar de madeireiras que não tenham esse compromisso.

Reduzir emissões de gases poluentes:

Adotar fontes limpas nos processos de industrialização são as formas mais eficazes de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. Nesse quesito, todos os sistemas naturais e sustentáveis são bem-vindos para contribuir com a redução do carbono, por exemplo.

Adotar fontes de energia renováveis:

Os problemas climáticos são consequência da exploração inconsequente dos recursos naturais renováveis e não-renováveis. Nesse sentido, o investimento em energia solar e iluminação e ventilação natural, por exemplo, são importantes medidas sustentáveis que geram impacto econômico e ambientais positivos.

Uso de materiais recicláveis ou biodegradáveis:

A escolha de matérias-primas ecologicamente corretas para manufatura de produtos e realização de projetos traz uma série de benefícios em toda a cadeia produtiva, garantindo que o impacto ambiental seja reduzido e que não ocorra escassez do elemento na natureza.

Ter maior eficiência do setor de construção:

A construção civil é um dos segmentos que podem trazer grandes resultados em relação ao meio ambiente. Construir Edificações Verdes garante mais economia e eficiência considerando médio e longo prazo.

Gerar empregos:

Com o planejamento adequado e a correta consciência da responsabilidade socioambiental, a geração de empregos surge como consequência direta, afinal, são novos negócios que dependem de pessoas para que sejam executados.

Benefícios da Retomada Verde para a economia

Um outro estudo publicado pelo WRI Brasil, em conjunto com a aliança global New Climate Economy, concluiu que é possível reduzir 42% das emissões de gases de efeito estufa do Brasil até 2025.

Isso em comparação com os números de 2005 e caso sejam adotados princípios de Retomada Verde em ações de infraestrutura, inovação industrial e no agronegócio. Dessa forma, ainda será possível gerar 2 milhões de empregos e injetar R$ 2,8 trilhões no PIB.

Por outro lado, a negligência de anos anteriores pode ser facilmente identificada se observarmos a atual crise hídrica vivida no Brasil. Como consequência do aumento de temperatura do planeta, o país já percebe os primeiros impactos na economia, como rodízio de água, risco de apagão de energia elétrica e tarifas mais caras. 

Ou seja, a realização de medidas estratégicas com foco na sustentabilidade pode reverter esse cenário para o futuro e trazer resultados diretos para a economia, seja com a geração de mais empregos, seja com a economia gerada para resolver esse problema. 

Com isso, fica a pergunta: como as empresas estão trabalhando para diminuir os impactos das crises climáticas?  

retomada verde

Ao analisar em um âmbito maior, é evidente que, sozinhas, as empresas não conseguem reverter o quadro ou vislumbrar um cenário futuro totalmente favorável.

No entanto, há, sim, como cada empresa fazer o seu planejamento e promover ações que tragam resultados para sua própria sustentabilidade e para o contexto global como um todo. 

Além das ações já citadas, outra importante medida é contar com os benefícios da engenharia sustentável, incluindo os projetos de iluminação e ventilação natural.

Conheça os Sistemas de Iluminação e Ventilação Natural da Engepoli

A Engepoli Sistemas Sustentáveis está há mais de 20 anos no mercado de engenharia desenvolvendo projetos que ajudam as empresas a reduzirem custos na fatura de energia elétrica e se tornarem mais independentes desse tipo de fonte de energia.

Iluminação Natural

Retomada verde iluminação natural

Os sistemas de iluminação natural da Engepoli são fabricados com tecnologia internacional que permite a instalação em coberturas de galpões industriais, logísticos e comerciais de diferentes estruturas.

Além da economia de energia elétrica, a luz natural traz outros benefícios, como melhoria da qualidade de vida dos profissionais, valorização do imóvel e da marca. 

Ventilação Natural

ventilação natural desenvolvimento sustentável inovação

Já os sistemas de ventilação natural da Engepoli são projetados para garantir conforto térmico e qualidade do ar dentro das edificações.

A vantagem é que o sistema não consome energia elétrica, dispensa a necessidade de manutenção e troca de peças, além de também proporcionar benefícios à saúde dos profissionais e valorizar a imagem da empresa e o imóvel.

Você também pode se interessar por...

Conheça os tipos de sistemas de iluminação para indústrias desenvolvidos pela Engepoli

Conheça os tipos de ventilação industrial desenvolvidos pela Engepoli

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email