Qual sistema de iluminação natural tem o melhor custo-benefício?

sistema de iluminação skylux economia sustentável

Descubra por que um sistema de iluminação natural oferece o melhor custo-benefício para a sua indústria e quais são as outras vantagens que a solução proporciona.

O corte de gastos é um esforço constante entre todas as indústrias. Existem várias formas de economizar, mas poucas possuem um custo-benefício tão elevado quanto o sistema de iluminação natural.

A seguir, vamos explicar quais são os motivos que fazem da iluminação natural um dos melhores investimentos que a sua indústria pode realizar.

O que é a iluminação natural?

Antes de mais nada, precisamos explicar o que é iluminação natural. O sistema de iluminação natural diz respeito ao uso da luz solar em um projeto, com o intuito de iluminar o ambiente sem o uso de energia elétrica.

Por envolver a utilização de uma fonte natural e inesgotável, a solução é sustentável. Ou seja, está alinhada com práticas ecologicamente corretas, especialmente no que diz respeito ao consumo consciente.

A iluminação natural, devido às suas características, se encaixa no conceito de eficiência energética. Afinal, baseia-se na adoção de fontes alternativas, capazes de substituir a iluminação artificial.

Dica de leitura:

Como economizar investindo em ações de eficiência energética na indústria?

Ações de eficiência energética para a indústria ajudam as empresas a obterem resultados positivos no âmbito da sustentabilidade. Neste artigo, confira algumas práticas para aumentar sua economia!

Quais são suas vantagens?

Galpões geralmente são locais com pouca iluminação, certo? Para solucionar isso, boa parte das indústrias investe na iluminação artificial. Mas, você sabia que ela pode causar desconforto para os seus funcionários, prejudicando seu ciclo circadiano.

Em contrapartida, a iluminação natural é um sistema de iluminação que oferece inúmeras vantagens para empresas de todos os tamanhos. Um dos mais importantes é a melhora na qualidade de vida dos colaboradores.

Afinal, a luz solar oferece inúmeros benefícios físicos e psicológicos para o ser humano. Um deles, por exemplo, é a produção de vitamina D, responsável pela absorção do cálcio, que leva ao fortalecimento dos ossos.

Além disso, a iluminação natural oferece:

Maior conforto visual para clientes e profissionais;

Redução de fadiga e melhora na disposição dos colaboradores;

Oferecem a iluminação ideal durante o dia;

Condições ambientais de trabalho seguras e saudáveis aos profissionais;

Estimulação da criatividade e aumento da produtividade;

Economia real de energia, que diante dos demais benefícios, acaba tornando-se um bônus.

Por fim, não podemos deixar de ressaltar que a iluminação natural também agrega valor à marca. Ela, inclusive, pode abrir as portas para investimentos externos. Afinal, o número de investidores interessados em indústrias sustentáveis, alinhadas com o padrão ESG (Environmental, Social e Governance) e com certificação LEED, é cada vez maior.

Como obter a certificação LEED da sua construção

Passo a passo irá ajudá-lo a certificar a sua obra para ser reconhecida como uma edificação sustentável
Blog

SUSTENTABILIDADE: Entenda o que é ESG

Entenda o que é ESG e saiba como implantar práticas e iniciativas sustentáveis em sua empresa.
ebook

Por que ela possui o melhor custo-benefício?

Nós já te contamos quais são os benefícios de um sistema de iluminação natural para os colaboradores da sua indústria. Agora, chegou a hora de explicar porque essa opção também é a melhor para o seu bolso.

A primeira coisa que precisamos reforçar é que a iluminação natural, como a obtida pelos Sistemas Skylux, da Engepoli, são soluções com custo zero de energia e manutenção. Ou seja: após a instalação, elas não vão demandar nenhum gasto adicional.

Sabe o que isso significa na prática? Que o retorno do investimento é garantido e ele será percebido rapidamente, em cerca de vinte e quatro meses.

Qual é o diferencial dos Sistemas Skylux?

Se você está se perguntando como um sistema de iluminação natural funciona na prática, a seguir nós vamos te dar detalhes sobre os Sistemas Skylux da Engepoli.

Fabricados com chapas NanoPrismáticas de policarbonato, os Sistemas Skylux podem ser instalados em qualquer formato e tamanho. Por essa razão, são indicados para todos os tipos de empresas e estabelecimentos.

Eles são compostos por:

Dessa forma, além de oferecer custo-benefício garantido, o Sistema Skylux ainda:

Permite a distribuição uniforme da luz solar dentro do galpão industrial, evitando o efeito “hotspot”, que é o efeito de luz pontual e causa o aquecimento dos ambientes;

Possui alta resistência mecânica, conforme laudo de resistência mecânica, elaborado por laboratório creditado nas Normas Brasileiras da ABNT;

Evita a incidência direta de raios solares na sua equipe;

sistema skylux
Imagem 01: Tela translúcida: baixo nível de luz | Imagem 02: Claraboias: efeito Hot-Spot |
Imagem 03: Sistema Skylux: distribuição total de luz no ambiente

O sistema de iluminação natural Skylux Diffuser é 14,3% mais eficiente do que os melhores do mercado. Ou seja: sua tecnologia inovadora a colocou em primeiro lugar quando o assunto é eficiência.

Se a sua empresa trabalha dentro do horário comercial, ela pode utilizar muito pouco a iluminação artificial! Ao analisarmos, vemos que um sistema de iluminação natural oferece mais vantagens do que as opções tidas como tradicionais.

Além de investir em um sistema com alto custo-benefício, você ainda está escolhendo uma solução sustentável.

E por falar em sustentabilidade, clique aqui e baixe agora mesmo o nosso ebook sobre Sustentabilidade Industrial. Nele, você encontra inúmeras dicas para aplicar na rotina do seu negócio!

SUSTENTABILIDADE INDUSTRIAL: soluções nos projetos de engenharia

Soluções sustentáveis unindo ideias inovadoras e tecnologia são benéficas para o planeta, reduzem gastos e ainda mantém a qualidade da construção.

Solicite um contato

Faça seu cadastro e contate nossa equipe técnica sobre nossos sistemas de iluminação natural!

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email