Projeto Construção Sustentável

A construção sustentável está se desenvolvendo a cada dia, conforme aumenta a demanda por espaços mais limpos e verdes. Além disso, ao passo que os efeitos das mudanças climáticas aumentam, a sustentabilidade se torna ainda mais importante.

Afinal, desde a emissão até o consumo de energia, a indústria da construção contribui com um impacto significativo ao meio ambiente.

Mesmo o uso ineficiente de eletricidade, por exemplo, resulta na combustão desnecessária de combustíveis, para suprir suficientemente essas linhas de fornecimento de energia da rede.

Prova disso é que a indústria da construção contribui com 36% do uso de energia e 40% das emissões de CO2 em todo o mundo.

Sem falar que a indústria da construção nos países pertencentes à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) consome:

É nesse sentido que a construção sustentável está se apresentando como uma solução a se recorrer.

O que é construção sustentável?

A construção sustentável significa minimizar o consumo de energia e a produção de resíduos. Sendo que seu principal objetivo é reduzir seu impacto em nosso meio ambiente, empregando eficiência energética e aproveitando a tecnologia verde.

A construção sustentável não termina após a conclusão do projeto, a edificação em si deve ter um impacto mínimo no meio ambiente ao longo de toda vida útil da estrutura.

Isso significa que o projeto do edifício deve incorporar sistemas e elementos que tenham uma influência contínua no impacto ambiental da estrutura.

Quais são as características de uma construção sustentável?

Algumas das características mais comuns das construções sustentáveis incluem:

  • Eficiência energética
  • Geração de energia renovável
  • Eficiência da água
  • Gestão de águas pluviais
  • Qualidade do ar interior
  • Capacidade de transporte verde
  • Materiais sustentáveis
  • Gestão eficaz de resíduos
  • Manutenção fácil e eficiente
  • Revitalização do ambiente onde está localizada.

Importância da construção sustentável

A construção sustentável é importante por várias razões, incluindo uma melhor qualidade de vida e qualidade ambiental.

Além disso, para ter comunidades prósperas e saudáveis, precisamos ter ar limpo, recursos naturais e um ambiente não tóxico — e, nesse sentido, a indústria da construção pode liderar o caminho para projetos mais verdes.

Benefícios da construção sustentável

A construção sustentável não é apenas boa para o meio ambiente — embora seja uma excelente razão para adotar práticas sustentáveis. Há muitos outros benefícios em investir na construção sustentável, como:

Uma vida mais saudável

Os projetos de construção que desenvolvem edifícios verdes não são apenas benéficos para o meio ambiente, eles também fornecem muitos benefícios psicológicos para as pessoas dentro deles.

Por exemplo, em um prédio de escritórios, as pontuações das funções cognitivas aumentaram 61%.

Também foi relatado que os profissionais eram 44% melhores na tomada de decisões que atingiam as metas do local de trabalho.

Nos edifícios hospitalares verdes, 56% estavam satisfeitos com a alegria do hospital após as reformas verdes. Além disso, o Transtorno Afetivo Sazonal foi reduzido.

Menos desperdício

Nas construções sustentáveis, o desperdício de recursos naturais é reduzido, graças aos sistemas e componentes ecologicamente corretos — que reduzem o consumo de recursos como energia elétrica e água.

Uso mais eficiente da energia

A construção sustentável também promove a sustentabilidade e o uso eficiente de energia. O que, além de promover a preservação dos recursos naturais, também favorece a redução de custos relacionados ao uso da energia elétrica.

Maior competitividade para as empresas

Ao optar pelas construções sustentáveis, as empresas demonstram uma preocupação em se tornar ESG — ou seja, obter maior responsabilidade no que diz respeito aos aspectos ambientais, sociais e de governança.

Com isso, é mais fácil obter novos parceiros comerciais, chamar a atenção de novos investidores, clientes e profissionais — afinal, todos eles priorizam as empresas que apresentam uma postura sustentável.

Além disso, as linhas de crédito e financiamentos também são facilitadas — já que estas dão preferência a empresas que se enquadram na cultura ESG.

Quais são as principais técnicas de construção sustentável?

As principais técnicas de construção sustentável estão cada vez mais populares. E, com o aumento do interesse em sustentabilidade e conservação de energia, novos avanços em tecnologia, materiais e práticas foram desenvolvidos para permitir e promover a eficiência geral.

Algumas dessas técnicas de construção sustentável incluem:

  • Limitação do uso dos materiais, visando evitar o desperdício
  • Gestão de resíduos (como separar e reciclar resíduos)
  • Adaptação de edifícios antigos
  • Edifícios verdes
  • Escolha de materiais sustentáveis e reciclados.

3 exemplos de construção sustentável

A construção sustentável tem sido, como vimos, uma alternativa à qual muitas empresas têm se voltado para desfrutar dos benefícios que ela traz, além de reduzir os impactos no meio ambiente.

Confira a seguir alguns exemplos de construções sustentáveis:

Centro de distribuição Coca-Cola do Caju – Rio de Janeiro

A Coca-Cola, pensando em tornar mais eficiente e sustentável a construção do seu novo centro de distribuição do Caju, no Rio de Janeiro, recorreu às soluções de ventilação e iluminação natural da Engepoli.

Com isso, a marca conseguiu obter a certificação LEED Platinum — o nível mais alto, concedido apenas às empresas que atendem de forma superior a todos os requisitos exigidos pela Green Building Council Brasil (GBC Brasil).

Além disso, este centro de distribuição também entrou para os 6% de edifícios com melhor desempenho ambiental do planeta — sendo o primeiro representante da indústria de bebidas.

Volvo

Em 2010, uma das maiores instalações da Volvo nos EUA — a Volvo Truck de New River Valley — resolveu investir em um recurso da construção sustentável: a iluminação natural.

O sistema escolhido pela empresa alia a iluminação natural a um sistema de lâmpadas LED — que usa sensores para analisar o nível de iluminação do ambiente interno, mantendo-a sempre dentro dos padrões ideais.

Com este sistema, conforme as luzes detectam o sistema de iluminação natural, as lâmpadas LED apagam automaticamente, reduzindo o uso de energia elétrica.

O sistema permitiu à Volvo Truck New River Valley:

  • O uso da iluminação natural em 65% da planta
  • Redução do uso de energia elétrica em 29,6% por caminhão fabricado na unidade
  • Aumento da lux (volume de iluminação) em pelo menos 67%
  • Iluminação natural uniforme em toda a instalação.

Centro de distribuição Dufry Free Shopping – Aeroporto de Guarulhos /SP

Outra marca que aderiu a um dos recursos da construção sustentável foi o Centro de distribuição Dufry Free Shopping, localizado no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Nesse caso, a alternativa escolhida também foi a iluminação natural, para adequar a iluminação para o ramo de atividade do projeto, sem aumentar a carga térmica — ou seja, sem superaquecer o ambiente.

Para tanto, foi escolhido o sistema Skylux 555 Prismático da Engepoli, justamente por ser a alternativa que se adapta a qualquer tipo de cobertura.

No fim, o projeto gerou uma economia de cerca de 45% em energia elétrica, trouxe valorização para o imóvel, o aumento na produtividade dos colaboradores e a melhora na visualização dos produtos.

A construção sustentável está se desenvolvendo a cada dia, conforme aumenta a demanda por espaços mais limpos e verdes.

Além disso, à medida que os efeitos das mudanças climáticas aumentam, a sustentabilidade se torna ainda mais importante.

Embora existam desafios, os benefícios envolvidos na construção sustentável podem criar um caminho para um futuro mais limpo.

Como fazer uma construção sustentável?

Seu primeiro passo para fazer uma construção sustentável é ter o apoio de uma empresa experiente no ramo e que forneça sistemas sustentáveis de qualidade.

Melhor ainda: uma empresa que considere as particularidades do seu projeto em específico e suas necessidades.

Uma empresa como a Engepoli, que há mais de 20 anos tem fornecido sistemas de alta qualidade para promover construções sustentáveis para inúmeras empresas em todo o Brasil.

Converse com um de nossos especialistas para descobrir como podemos viabilizar seu projeto de construção sustentável e confira nosso catálogo de produtos para conhecer melhor nossas soluções.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email