Por que o consumo de energia vem caindo drasticamente?

Indústria sustentável

A crise hídrica pela qual o país está passando levou a outra crise: a energética. Afinal, a geração de energia elétrica, aqui no Brasil, é feita (majoritariamente) a partir de usinas hidroelétricas.

Os reflexos dessas crises afetam todo o mercado. Principalmente em um cenário onde as empresas ainda estão tentando se reerguer com a retomada da economia — que também sofreu os efeitos negativos, causados pela pandemia de COVID-19.

Por causa disso, muitas empresas tem recorrido a alternativas sustentáveis para garantir a economia de energia e diminuir tanto os impactos econômicos, como os ambientais causados pela crise energética.

Além disso, empresas do mundo todo estão passando por um movimento de priorização da sustentabilidade.

Isso significa que, cada vez mais empresas estão dispostas a aplicar — tanto em suas operações, como em seus produtos — um conjunto de ações economicamente sustentáveis e ambientalmente responsáveis. 

O motivo para a propagação desse movimento é a conscientização sobre os impactos negativos sofridos pela natureza, especialmente aquelas decorrentes de práticas realizadas pelas empresas. 

Sustentabilidade

Em empresas sustentáveis, reduzir o impacto ambiental é uma busca constante — sendo que existem diversas formas de minimizar os efeitos negativos no meio-ambiente. 

Uma delas é a economia de energia, que pode desacelerar a crise elétrica que estamos vivendo.

Aliás, uma crise tão grave, que é considerada a maior de todas no Brasil, desde meados de 1930.

Por isso, na busca por reverter esse quadro, cada vez mais empresas têm investido em alternativas sustentáveis, como as que garantem a economia de energia e promovem a eficiência energética.

Além disso, 95% dos executivos, empresários e consumidores estão atentos e preocupados com a preservação do meio-ambiente e com a sustentabilidade, segundo dados da PwC.

Eficiência energética

Mais do que garantir a qualidade de vida dos seus colaboradores e dos clientes do seu varejo, aumentar a produtividade e garantir a segurança dos seus funcionários e valorizar seu galpão comercial, a iluminação natural também é uma excelente alternativa para garantir a economia em seu negócio.

O que você ganha ao reduzir o consumo de energia?

Mais do que preservar o meio-ambiente e desacelerar a crise energética, investir em alternativas sustentáveis para reduzir o consumo de energia traz diversos benefícios para sua empresa.

Entre eles:

Elimina custos com manutenção

A energia elétrica gera encargos e, consequentemente, ao ser reduzida, também são diminuídos os gastos empregados para pagar por ela.

Com isso, sua empresa conta com mais recursos para investir em ações estratégicas para impulsionar ainda mais seu crescimento no mercado.

Como economizar investindo em ações de eficiência energética na indústria?

A preferência dos clientes

Já faz algum tempo que os clientes estão dando preferência para empresas que adotam uma postura sustentável.

Pelo menos é isso que mostra um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Nele, 87% dos brasileiros afirmaram preferir comprar de empresas sustentáveis, sendo que 70% deles disseram não se importar em pagar a mais por isso.

Por outro lado, ⅔ dos consumidores evitam marcas que não apresentam preocupações ambientais — um número que aumentou 26% nos últimos 6 anos.

Preferência dos investidores

Os investidores estão alinhados com os consumidores quando o assunto é sustentabilidade.

Prova disso é um estudo realizado com mais de 45 mil investidores em 5 países conduzido pelo Banco do Brasil, que mostrou que 70% dos investidores gostariam que seus investimentos estivessem alinhados com empresas sustentáveis.

Acesso facilitado a financiamentos

Empresas que investem em sustentabilidade (incluindo projetos para reduzir o consumo energético) têm acesso ao Protocolo Verde — uma linha de financiamento que privilegia a sustentabilidade de projetos e empreendimentos.

Portanto, ao adotar ações sustentáveis em sua empresa, você garante acesso facilitado a financiamentos para realizar a expansão do seu negócio.

Mais espaço no mercado

Com a preferência dos clientes e investidores, mais recursos para aplicar no crescimento e acesso facilitado a financiamentos, as empresas obtêm maior destaque no mercado — incluindo o internacional — obtendo, assim vantagem competitiva.

Alternativas sustentáveis para garantir a economia de energia

Agora que já sabemos a importância e os inúmeros benefícios trazidos pela adoção de alternativas sustentáveis para economia de energia, que tal conferir algumas formas de reduzir o consumo energético?

Iluminação natural

Para utilizar a iluminação natural, sua empresa precisa investir em projetos que utilizem, de forma adequada, a luz solar para iluminar os ambientes, sempre respeitando a NBR ABNT 8995-1, eliminando a necessidade de recorrer a recursos artificiais. 

Uma alternativa sustentável que pode ser utilizada para garantir a iluminação natural é Sistema Skylux, da Engepoli.

Com ele, a alta tecnologia — aliada a um projeto que considera as particularidades da sua edificação — garantem a excelência do resultado.

Neste sistema, as placas NanoPrismáticas de policarbonato são instaladas na cobertura da edificação, garantindo a difusão uniforme da luz, proporcionando ganho de 15% na iluminação do ambiente, em comparação com sistemas convencionais.

O sistema Skylux NanoPrismático possui a transmissão de luz de 80% e também garante a filtragem de até 98% dos raios UV, tão prejudiciais à nossa saúde.

Alguns dos benefícios deste sistema são:

  • Eficácia 14,3% maior, em comparação com sistemas similares
  • Nenhuma restrição de uso
  • Instalação em qualquer formato e tamanho de telha
  • Seu peso não interfere na parte estrutural da construção
  • Retorno sobre o investimento garantido
  • Composição que promove melhora considerável na transmissão de luminosidade.

 

Quer saber mais sobre os sistemas de iluminação natural Engepoli? Solicite já um contato e converse com um de nossos especialistas.

Ventilação natural

Assim como a iluminação, os sistemas de ventilação natural também aproveitam recursos naturais inesgotáveis (no caso, o vento) para manter a circulação e qualidade do ar.

Confira a seguir algumas das soluções Engepoli para garantir a ventilação natural:

Sistema Exhaust

Este sistema pode ser utilizado tanto em coberturas pequenas, médias, como nas grandes — seja para áreas de produção ou em grandes lojas e ainda nos supermercados.

Desenvolvido para melhorar a qualidade do ar interno, o sistema retira o ar quente, ares nocivos e poluentes, evitando o desconforto térmico, irritação e doenças aos trabalhadores que atuam na edificação.

O sistema Exhaust é a solução que apresenta melhor custo-benefício para as empresas, garantindo a equalização das temperaturas interna e externa, além de realizar a exaustão permanente e efetiva dos gases e do pó em suspensão dos ambientes.

Clique aqui para saber mais sobre este sistema.

Sistema Exhaust Compact

O sistema Exhaust Compact oferece exaustão eficiente e constante dos gases e pó em suspensão do ambiente fabril que possui coberturas menores.

Anti-ruído, com baixo peso estrutural e complementos adicionais, tais como telas anti-inseto e anti-pássaros, o sistema Exhaust Compact garante renovação do ar em ambientes com alta eficiência.

Sua disposição dimensionada em várias partes da cobertura permite que o sistema proporcione a “ventilação” uniforme do ambiente.

Conheça melhor o sistema Exhaust Compact e sua instalação por meio da distribuição planejada clicando aqui.

Sistema de Venezianas Luxvent

Mais uma solução eficiente para garantir a ventilação natural, o sistema Luxvent utiliza quadros metálicos com perfis de aço ou alumínio, com aletas fixas ou móveis.

Composto por aletas produzidas em policarbonato, aço ou alumínio, o sistema garante a filtragem de 99% dos raios UV, tornando o ambiente protegido contra estes raios solares tão prejudiciais à saúde.

O sistema também evita o ofuscamento, além de não amarelar, nem se tornar quebradiço ao longo do tempo.

Neste link você pode conhecer mais vantagens do sistema Luxvent para ventilação natural.

O investimento em soluções sustentáveis para a economia de energia garante resultados positivos e duradouros, além de tornar a empresa mais resiliente perante cenários de crises, como a hídrica e energética. Consequentemente, a economia se torna mais funcional e estável.

Além disso, seja para obter vantagem competitiva, seja para utilizar melhor os recursos financeiros disponíveis, os benefícios para empresas que utilizam alternativas sustentáveis para economia de energia são inúmeros.

No entanto, tão importante quanto implementar alternativas sustentáveis para economia de energia é contar com uma empresa que garanta o alcance dos resultados esperados.

Uma empresa com tradição no mercado, um currículo repleto de casos de sucesso e que utiliza alta tecnologia em seus projetos.

Mais do que isso: você precisa confiar em uma empresa que considere as necessidades específicas da sua edificação em seus projetos.

Uma empresa como a Engepoli: uma das maiores do mundo no segmento de sistemas industriais sustentáveis.  

Entre em contato para saber mais sobre como nossas soluções podem transformar sua empresa ou acesse nosso NOVO catálogo de produtos para conhecer nossa variedade de sistemas sustentáveis em iluminação e ventilação natural.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email