Piso capaz de transformar poluição em adubo

A poluição do ar é capaz de alterar as paisagens e trazer problemas de saúde para a população. Segundo os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 8 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência dos poluentes presentes na atmosfera.

A cidade de São Paulo ocupou a 6ª posição entre os 10 lugares com maior poluição do ar, onde 92% da fonte vem dos automóveis, emissores de dióxidos de nitrogênio (NOx) por meio da combustão.

Como este problema cresce cada vez mais no mundo todo, empresas estão se preocupando com o quadro e criando tecnologias inovadoras para ajudar na redução da poluição, minimizando os seus efeitos no planeta. Materiais fotocalíticos estão entre soluções práticas para grandes cidades que sofrem com a poluição no ar.

Um sistema, que ganhou o nome de DeNox no Brasil, trata-se de uma tecnologia aplicada em pisos e revestimentos de concreto arquitetônico, onde o NOx é transformado em agente sustentável, unindo a funcionalidade com a beleza da arquitetura.

engepoli-pisosComo Funciona?

O funcionamento é invisível aos olhos e a reação acontece dentro de condições climáticas comuns. Com a incidência dos raios ultravioletas e a umidade do ar, o dióxido de titânio permite a ação fotocatalisadora, transformando os NOx em nitrato.

Composto com o material fotocatalítico, o piso mantem a aparência de um concreto tradicional, mas a diferença aparece na sua funcionalidade. Pavimentações comuns auxiliam para a emissão de gases tóxicos, já o DeNOx pode reduzir a poluição do local em até 40%, e quando lavado, até mesmo pela água da chuva, o nitrato escoa até a área verde mais próxima, servindo de adubo para as vegetações.

Com esses benefícios para a qualidade do ar, o sistema se torna ideal para diversos tipos de áreas públicas e privadas que tenham grande concentração de pessoas e, consequentemente, de poluição. Alguns espaços ao redor do mundo, estão sendo construídos com materiais fotocatalíticos para o controle da poluição.

No Brasil, a primeira obra pública fotocatalítica fica na área central de São Paulo. O projeto teve como objetivo a valorização do local, melhora na qualidade do ar e a utilização de pisos resistentes que são preservados ao longo dos anos.

 

Por que utilizar materiais sustentáveis?

Um dos setores que mais geram impactos no meio ambiente é a construção civil, por isso, optar pela sustentabilidade se tornou necessidade. É preciso estar atento às metodologias e materiais aplicados em cada etapa da construção, garantindo eficiência ambiental desde projetos em residências até projetos em obras públicas.

 

Funcionamento da tecnologia DeNOx. (Fonte da imagem: aqui)

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email