O que é responsabilidade social?

A responsabilidade social é, em resumo, o cumprimento de deveres que a empresa possui com a sociedade em geral. Já falamos aqui no blog sobre os 3 pilares da sustentabilidade, e entre eles mencionamos a importância do social:

A sustentabilidade começa dentro do seu negócio quando a cultura empresarial respeita todos os seus funcionários, seu público-alvo, fornecedores e a comunidade a seu redor

Conheça os 3 pilares da sustentabilidade!

Portanto, uma indústria sustentável precisa realizar ações de responsabilidade social. Neste artigo, vamos explorar mais especificamente sobre o que sua empresa pode fazer para promover o bem-estar de trabalhadores, clientes e da população em geral.

Uma prática voluntária

Quando falamos de responsabilidade social é comum que as pessoas confundam esse termo com ações que possuem incentivos externos (como do governo, por exemplo) ou com a filantropia. Na realidade, responsabilidade social nada mais é do que um conceito seguido por empresas que visam promover o bem-estar do seu público externo e interno.

responsabilidade social: uma prática voluntária

Dessa forma, a responsabilidade social deve ser adotada de forma voluntária, e ser inserida nos valores da empresa com o intuito de gerar benefícios coletivos ao invés de individuais.

Esse conceito está muito relacionado com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, podendo variar bastante o seu foco dependendo da empresa que o adota.

Qual é a importância da responsabilidade social para a minha empresa?

Assim como a sustentabilidade, a responsabilidade social pode trazer diversos benefícios para empresas. Algumas vantagens são:

Elevar a satisfação dos seus funcionários;

Melhorar a imagem da sua marca;

Fidelizar cada vez mais clientes;

Aumentar sua capacidade de inovação no mercado.

Hoje em dia, os clientes estão optando por marcas que demonstram posturas socialmente responsáveis. Portanto, nada melhor para a sua empresa do que levar a sério esse conceito e adotá-lo em suas estratégias de produção e marketing, tornando-se referência para outras empresas e se destacando entre a concorrência!

A Engepoli Sistemas Sustentáveis desenvolve produtos na área de iluminação e ventilação natural. Nossa equipe é referência entre as empresas que buscam soluções sustentáveis para construções e que apoiam e aplicam a responsabilidade social nos seus negócios. Em 20 anos de experiência, fizemos parte de diversas construções com certificação LEED no Brasil!

Para entender como os sistemas de iluminação e ventilação naturais são aliadas da sustentabilidade, confira em nosso blog:

Iluminação natural e Ventilação natural: aliados da construção sustentável

Transformar a sua indústria do zero parece um desafio, mas você não está sozinho. A Engepoli apoia o empreendedor que quer inovar através do desenvolvimento sustentável!

Para se aprofundar no assunto e aplicar seus conhecimentos na prática, conheça nossos downloads:

Catálogo Engepoli

Baixe nosso catálogo e entenda como a Engepoli pode ajudar a promover a sustentabilidade na sua empresa

Guia da Empresa Sustentável

Projetos de sustentabilidade podem trazer benefícios para a sua empresa. Confira sugestões simples que você pode adotar!
COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email