O que é lanternim industrial?

A sustentabilidade é um tema que ganha cada vez mais força no mercado. Inclusive, uma empresa que demonstra por meio de ações, que se preocupa com o meio ambiente e com a sociedade como um todo, consegue melhorar sua imagem, conquistar mais clientes e chamar a atenção de potenciais investidores.

Entretanto, ainda há quem evite esse tipo de solução por achar que elas são muito caras. Mas e se houvesse uma forma de tornar sua empresa mais sustentável e, ao mesmo tempo, fazer com que ela economize? Essas vantagens, e várias outras, são proporcionadas pelo lanternim industrial.

Quer saber mais sobre ele? Continue a leitura.

O que é?

Também conhecido como sistema de ventilação natural ou sistema de exaustão natural, o lanternim industrial diz respeito a um projeto de engenharia que promove a instalação de um sistema de ventilação natural na cobertura do galpão industrial. Essa estrutura instalada no telhado, conta com aberturas estratégicas, responsáveis por realizar a troca de ar constante no ambiente interno.

Dessa forma, o lanternim industrial retira as impurezas do ar e ainda garante o conforto térmico para os colaboradores. Sustentável, justamente por funcionar de forma natural, sem utilizar energia elétrica ou movimentação mecânica, essa solução promove a constante circulação do ar e ainda é economicamente viável.

Para que serve?

Quem trabalha em galpões industriais sabe que é comum que o ar fique um tanto abafado e até mesmo com sujidades (partículas suspensas no ar). Isso acontece devido ao funcionamento de máquinas, que emitem fumaça, poeira e calor, durante os processos produtivos.

O lanternim industrial surgiu justamente para solucionar esses problemas comuns que acontecem nos galpões. Afinal, ele promove a qualidade do ar e ainda reduz o calor interno.

Mas isso significa que ele é um tipo de climatizador ou de purificador de ar? Não. Na verdade, o lanternim industrial dispensa o uso desses equipamentos. Afinal, ele basicamente faz o que ambos fazem, mas com uma grande vantagem: o consumo zero de energia elétrica. Ou seja, o sistema de ventilação natural é praticamente um “2 em 1”, já que garante o conforto térmico do local e realiza a renovação do ar interno, sem que seja necessário gastar com energia elétrica.

Vantagens

Nós já mencionamos algumas das vantagens do lanternim industrial. Mas, aqui, vamos dar ênfase nas principais delas.

  • Zero consumo de energia elétrica: o lanternim industrial é um sistema de ventilação natural que não precisa de energia elétrica para funcionar. O resultado disso é uma grande economia nas contas fixas da empresa.
  • Redução do impacto ambiental: como você já sabe, essa solução é ecologicamente correta. Mas por quê? Além do fato de não utilizar energia elétrica, sendo energeticamente eficiente, o lanternim industrial não emite poluentes. Ou seja, ele contribui para a redução de emissão de carbono.
  • Saúde e bem-estar: o conforto térmico, por si só, já garante o bem-estar dos colaboradores. Afinal, ele evita a fadiga causada pelas altas temperaturas. Mas, você sabia que ao oferecer um ar livre de impurezas e realizar a troca constante do ar, o lanternim industrial também reduz a propagação de doenças respiratórias?
  • Valorização da empresa e do imóvel: sistemas como o lanternim industrial, que estão alinhados com os conceitos de sustentabilidade, estão em alta. Afinal, com ações sustentáveis, os recursos naturais não se esgotam e podem ser usados pelas gerações futuras. Sendo assim, a instalação de uma solução como essa no seu negócio, não apenas melhora a imagem da empresa perante os clientes, mas também atrai novos investidores.

Por que o lanternim industrial também é sinônimo de exaustão natural?

O lanternim industrial também é conhecido dessa forma, pois os sistemas de exaustão natural realizam justamente o que o lanternim industrial promove. Veja o exemplo do Sistema Exhaust, desenvolvido pela Engepoli. Instalado na cobertura dos galpões, ele é leve, adaptável e instalado por uma equipe especializada.

Ele funciona por meio da convecção do ar. Ou seja, o Sistema Exhaust absorve as impurezas que ficam suspensas no ar e elimina elas pelas saídas externas, presentes na cobertura. Dessa maneira, o galpão se mantém ventilado e livre de partículas nocivas, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Veja a seguir algumas das principais características do Sistema Exhaust:

  • Excelente custo benefício,
  • Sem manutenção;
  • Sem troca de peças;
  • Sem vazamentos;
  • Zero ruído;
  • Permite a saída da fumaça em caso de incêndio;
  • Funciona 24 horas por dia, de forma autônoma;
  • Pode ter várias cores;
  • Pode ser integrado a um sistema de iluminação natural;
  • Tem alta resistência.

Será que essa é a solução ideal para você?

Há quem pense que o lanternim industrial só pode ser instalado em novas construções. Isso não é verdade, já que ele pode ser inserido em todo e qualquer galpão, esteja ele em fase de construção ou finalizado.

A única diferença é que, para novas edificações, o sistema já pode ser considerado desde a fase de planejamento da obra. Em compensação, em galpões já construídos, o sistema é projetado levando em consideração as características do prédio. Inclusive, existe uma solução específica para edificações muito antigas: o retrofit. Saiba mais sobre ele aqui.

Você acaba de descobrir o que é o lanternim industrial. E se você se interessou pelo tema e está pensando em investir em uma solução como essa para a sua empresa, clique aqui e acesse o Guia Oficial de Ventilação Natural da Engepoli.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email