O que é Certificação LEED e seus benefícios

As empresas atuais precisam mais do que bons produtos e serviços para terem sucesso — elas precisam de um forte propósito.

Seja apoiando a comunidade local ou lançando uma iniciativa maior para apoiar o mundo como um todo, os líderes empresariais inteligentes, hoje mais do que nunca, entendem a importância de fazer a diferença.

Nesse sentido, uma maneira impactante de fazer isso é obter a certificação LEED — que verifica a credibilidade da sustentabilidade das empresas, tanto para com os clientes e funcionários, como para os parceiros e a comunidade.

Os benefícios da certificação LEED para as empresas vão muito além de uma classificação, um selo ou certificado de comprovação. O próprio processo torna-se uma jornada para criar um negócio mais sustentável.

O que é certificação LEED?

Em 1989, um arquiteto do Kansas — nos EUA — com visão de futuro e consciência ambiental, involuntariamente, iniciou um movimento inteiro em torno da arquitetura sustentável.

Naquele ano, Bob Berkebile fez uma petição ao Instituto Americano de Arquitetos (AIA) para estudar como seria possível manter a integridade da profissão, mas ainda projetar edifícios ambientalmente responsáveis, ​​que respeitassem o planeta — um movimento ousado para aquela época.

O Conselho de Administração do AIA inicialmente se surpreendeu com a proposta de Berkebile, mas um pequeno grupo de arquitetos afins o apoiou, assumindo a convenção nacional da AIA naquele ano, e aprovando por unanimidade a resolução “CPR: Critical Planet Rescue”.

O grupo formou um novo comitê – o Comitê AIA sobre o Meio-Ambiente (COTE) – que, eventualmente, colaboraria com a Agência de Proteção Ambiental (EPA) para criar novas diretrizes de projeto arquitetônico sustentável.

Alguns anos depois, esse comitê evoluiria para o US Green Building Council (USGBC), a principal organização que promove a sustentabilidade no projeto, construção e operação de edifícios.

Dali a alguns anos, o USGBC iria desenvolver a Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED), o sistema de classificação internacionalmente conhecido e símbolo para edifícios ​​ambientalmente saudáveis.

Hoje,o LEED é o sistema de classificação de edifícios verdes mais amplamente utilizado e reconhecido em todo o mundo.

A certificação LEED atualmente é usada para praticamente todos os tipos de edifícios (comerciais ou residenciais) e projetos — desde novas construções e ajustes de interiores até operações sustentáveis ​​e atualizações.

Basicamente, essa certificação “cria edifícios verdes, saudáveis, altamente eficientes e econômicos ”, melhorando o desempenho ambiental — desde a pegada de carbono, até a qualidade ambiental interna.

Como funciona a certificação LEED?

O LEED serve não apenas como parâmetro para avaliar se o empreendimento possui uma gestão eficiente dos recursos, mas também se é viável do ponto de vista econômico, social e cultural.

Isso gera uma série de benefícios, incluindo redução de custos operacionais, valorização do imóvel, menor obsolescência das edificações e um ambiente mais confortável e saudável para trabalhadores e usuários.

Os projetos são analisados ​​pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil), e quanto mais pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) são alcançados, mais pontos são acumulados pelo projeto.

Assim, a certificação LEED funciona em um sistema baseado em pontos — sendo que, quanto maior a pontuação, mais sustentável é o edifício e, portanto, maior o nível de certificação.

O sistema de pontos se concentra em 9 áreas:

  1. Terrenos sustentáveis
  2. Processo integrativo
  3. Localização e transporte
  4. Inovação
  5. Eficiência hídrica
  6. Energia e atmosfera
  7. Materiais e recursos
  8. Qualidade ambiental interna
  9. Prioridade regional.

Quais são os níveis da certificação LEED?

Na certificação LEED, as edificações são premiadas com até 110 pontos, com base no nível de estratégias sustentáveis ​​que são alcançadas — desde o design sustentável básico até uma estrutura que consome a menor quantidade de energia possível.

Os 4 níveis de certificação LEED são Certified, Silver, Gold e Platinum. Os edifícios recebem certificação com base no total de pontos ganhos:

  1. Certified: 40 – 49 pontos
  2. Prata: 50 – 59 pontos
  3. Ouro: 60 – 79 pontos
  4. Platinum: 80 pontos ou mais.

Quais são os benefícios da LEED?

A Certificação LEED é conhecida pela ampla gama de benefícios que oferece. É por isso que, atualmente, está sendo implementado por milhares de edifícios em todo o mundo.

A seguir, conheça alguns desses benefícios:

1. Melhora a qualidade do ar interior

Os edifícios certificados oferecem melhor qualidade do ar interior do que os que não são certificados — já que a certificação LEED avalia a atmosfera e a qualidade ambiental interna das edificações.

Isso significa que, para obter a certificação, as empresas precisam utilizar sistemas que promovam a circulação do ar interno das edificações, eliminando microorganismos, partículas poluentes e demais componentes — garantindo ar puro no ambiente 24 horas por dia.

O que reduz a incidência de casos de alergias respiratórias, complicações pulmonares e doenças causadas por vírus, como gripes e até a propagação do Covid-19.

Além disso, fontes recentes também sugerem que os trabalhadores de edifícios certificados pelo LEED apresentaram uma melhoria no desempenho mental em 25%.

2. Aumenta a produtividade

A certificação LEED promove não apenas construções sustentáveis, mas também uma força de trabalho mais produtiva.

Estudos apontam que, aqueles que trabalham nesses edifícios, apresentam menos licenças médicas e melhorias significativas em sua saúde geral.

Como resultado, os níveis de produtividade são aumentados. Afinal, com profissionais saudáveis, há uma melhoria drástica na força de trabalho.

Outro reflexo da boa saúde dos trabalhadores é a redução dos colaboradores que deixam as empresas, reduzindo a rotatividade e garantindo uma economia em “acertos” trabalhistas e contratações de novos funcionários.

3. Melhora a reputação da empresa (atraindo clientes e investidores)

Quando uma empresa é certificada LEED, demonstra se preocupar com a saúde de seus colaboradores (e demais frequentadores de suas instalações), além de se comprometer a gerar os menores impactos possíveis ao meio-ambiente.

Com isso, constrói uma boa reputação perante o mercado — cada vez mais preocupado com a sustentabilidade — atraindo, consequentemente, mais clientes e investidores.

Aliás, empresas certificadas também têm a preferência na obtenção de linhas de crédito empresarial.

4. Promove a eficiência energética

A eficiência energética representa o uso responsável de energia elétrica e envolve a utilização de fontes alternativas para descentralizar a dependência de uma única fonte.

Como a certificação LEED considera fatores como a eficiência hídrica, a energia e atmosfera, ao obtê-la, sua empresa consegue alcançar a eficiência energética.

5. Garante economia de custos

A melhor parte dos edifícios com certificação LEED é que eles reduzem de forma saudável os custos de serviços públicos (como as “contas” de água e luz) e os gastos relacionados à operação.

Com essa economia, é possível realocar os investimentos em atividades voltadas para o crescimento e desenvolvimento dos negócios.

Isso não é comum entre edifícios que não são certificados pelo LEED, já que estes precisam arcar com custos de operação, manutenção e serviços públicos, decorrentes da falta de prática de conservação.

Sem falar que, ao obter a certificação LEED, as empresas garantem a conformidade com as determinações das Normas Regulamentadoras números 15 e 17 (NR 15 e N17), que estabelecem critérios mínimos de conforto ambiental aos colaboradores das edificações — e preveem pesadas multas e sanções em caso de seu descumprimento.

6. Contribui para a sustentabilidade

Um estudo de 2014 da UC Berkeley descobriu que, ao construir de acordo com os padrões LEED, os edifícios contribuem com 50% menos Gases do Efeito Estufa (GEEs) do que os edifícios construídos convencionalmente.

O que acontece, principalmente, devido ao menor consumo de água, 48% menos GEEs devido a resíduos sólidos e 5% menos GEEs devido ao transporte.

Além disso, a certificação promove:

  • Emissões de CO2 34% mais baixas
  • Consumo 25% menor de energia
  • Consumo 11% menor de água
  • Em média 25% menos energia usada, em comparação com edificações não certificadas
  • 1,3 milhão de toneladas de equivalentes ao carvão economizadas a cada ano
  • 78 milhões de toneladas de emissões de CO2 evitadas.

A Engepoli ajuda sua empresa a obter a certificação LEED

Pioneira em sistemas sustentáveis de engenharia, a Engepoli, com seus produtos desenvolvidos, tem ajudado vários clientes a conquistarem a certificação LEED ao longo de suas mais de duas décadas de atuação.

Um desses clientes é a Coca-Cola — cujo projeto, criado pela Engepoli, garantiu à empresa a certificação máxima: nível LEED Platinum.

Localizada no Rio de Janeiro, a edificação é considerada um dos maiores destaques em economia de energia do mundo, estando entre os 6% de edifícios com melhor desempenho ambiental do planeta — sendo o primeiro na categoria de bebidas.

Os benefícios que a certificação LEED pode trazer para sua empresa são inúmeros. Mas, apenas um projeto bem idealizado pode garantir que sua edificação seja certificada.

Por isso, confie em uma empresa que seja referência no assunto para orientar seu projeto e elevar ao máximo a pontuação nos seus créditos de avaliação, tornando seu projeto mais sustentável possível.

Uma empresa como a Engepoli, que é pioneira no segmento de engenharia sustentável e, há mais de 20 anos, se preocupa em analisar de perto as particularidades de cada cliente, criando projetos personalizados e altamente sustentáveis.

Fale com um de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas e acesse nosso catálogo de produtos para conhecer nossa ampla gama de soluções sustentáveis.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email