Mais de 80% da população brasileira prefere empresas com práticas sustentáveis

sustentabilidade

Entenda de que forma a sustentabilidade industrial pode ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes, reduzir custos e usufruir de outras vantagens.

De acordo com estudo realizado pela agência norte-americana Union + Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos brasileiros prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Desse total, 70% ainda afirmou não se importar em pagar um pouco mais se a companhia for adepta da sustentabilidade industrial.

Feita em 2019, essa pesquisa já mostrava uma tendência que há alguns anos foi ganhando força e se firmou durante a pandemia: os consumidores estão preocupados com o impacto de suas compras.

Neste momento, você deve estar se perguntando: o que a minha empresa precisa fazer para estar alinhada com a sustentabilidade industrial? Vamos falar sobre isso na sequência.

Ser uma empresa sustentável é realmente um critério do cliente quando ele vai escolher uma companhia?

Se os dados mostrados acima não foram suficientes para te convencer, saiba que essa tendência não está acontecendo apenas no Brasil. Uma pesquisa feita pela consultoria AlixPartners, com 7 mil consumidores de nove países, confirmou esses dados e ainda mostrou que a pandemia também fez com que as pessoas ficassem mais atentas aos impactos no meio ambiente.

Segundo os dados, 80% dos entrevistados disse que a pandemia do coronavírus aumentou suas preocupações com o meio ambiente. Mas por que será que a sustentabilidade industrial se tornou um dos fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores? A resposta é simples:

Quando uma empresa é sustentável, ela mostra que pensa não apenas no seu lucro, mas também nos danos que pode causar à sociedade e ao meio ambiente. Ou seja, ela se preocupa com o bem-estar coletivo, com a comunidade, os funcionários e os clientes.

Esse tipo de iniciativa gera valor para a empresa e, além de atrair mais clientes, ainda faz com que ela seja mais bem vista por funcionários e fornecedores.

Qual é a importância da sustentabilidade industrial?

O rápido desenvolvimento da sociedade dá sinais de alerta sobre a saúde do planeta há algum tempo. É claro que todos queremos continuar crescendo, mas é necessário encontrar formas de fazer isso de maneira sustentável, respeitando o meio ambiente e a comunidade. É nesse momento que as práticas ESG (Environmental, Social e Governance) ganham notoriedade. Elas englobam todas as esferas da sustentabilidade, já que incluem:

● Iniciativas ambientais;

● Iniciativas sociais;

● Iniciativas de governança.

O objetivo dessas práticas é gerar resultados reais e impactantes, que garantam um mundo melhor para as próximas gerações. E o melhor de tudo é que a sustentabilidade industrial também traz benefícios para a própria empresa. Dentre as vantagens que as ações sustentáveis oferecem, se destacam:

● Uso responsável de recursos naturais;

● Redução do impacto ambiental;

● Diminuição do uso de energia elétrica;

● Melhora da imagem do negócio;

● Atração de mais clientes;

● Redução do impacto de crises hídricas, como a que sofremos nos últimos anos;

● Redução dos custos operacionais;

● Atração de novos investidores;

● Redução de desperdícios;

● Valorização do imóvel;

● Aumento da produtividade e engajamento da equipe.

Quais medidas tomar?

Agora que você já compreendeu a importância de investir na sustentabilidade industrial, deve estar se perguntando o que você pode fazer dentro da sua empresa para alcançar esse objetivo. Existem inúmeras formas de diminuir os impactos no meio ambiente. Alguns exemplos, são:

● Reciclagem de resíduos;

● Diminuir o uso de papel;

● Não utilizar copos e outros objetos descartáveis;

● Reutilizar a água;

● Reduzir o consumo de energia elétrica.

Dentre essas iniciativas, uma das que podem gerar maior impacto para a sua companhia é a redução do consumo de energia elétrica e nós vamos falar mais sobre ela a seguir.

Soluções sustentáveis da Engepoli

Você sabia que a Engepoli pode ajudar a sua empresa a atingir a sustentabilidade industrial? Inclusive, a empresa já auxiliou inúmeros negócios a se tornarem mais econômicos e eficientes por meio de soluções de ventilação e iluminação natural.

Ventilação natural: solução que tem como base o uso do vento, recurso inesgotável, para garantir a ventilação de espaços internos. Além de não usarem energia elétrica, os sistemas de ventilação natural da Engepoli também não têm custos de manutenção, não geram ruídos e oferecem um ar fresco e livre de impurezas.

Iluminação natural: assim como a ventilação natural, os sistemas de iluminação natural da Engepoli também utilizam um recurso inesgotável, mas dessa vez, estamos falando do sol. É por meio da luz solar que os ambientes são iluminados, zerando o consumo de energia elétrica e garantindo a eficiência energética.

Vale ressaltar que tanto a ventilação, quanto a iluminação natural oferecem retorno garantido sobre o investimento, já que reduzem custos operacionais, especialmente com energia elétrica. Sem falar no custo zero de manutenção e no aumento da produtividade da equipe.

Após a leitura desse conteúdo, esperamos que você tenha compreendido a importância da sustentabilidade industrial e que essa deve ser uma preocupação constante dentro de uma empresa que deseja estar alinhada com as boas práticas sustentáveis. Se você deseja saber mais sobre o assunto, clique aqui e acesse o nosso ebook “Sustentabilidade Industrial: soluções nos projetos de engenharia”.

Saiba mais:

Prepare-se para o verão: tire suas dúvidas sobre a ventilação natural!

Ventilação natural: o Guia Oficial Engepoli

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email