Qual é a importância da inovação no desenvolvimento sustentável?

Investir em inovação no desenvolvimento sustentável pode ser justamente o que a sua empresa precisa para se destacar da concorrência e economizar na conta de energia elétrica.

Quando falamos sobre empresas e atitudes sustentáveis, sempre mencionamos a necessidade de investir em inovação. Na prática, a inovação no desenvolvimento sustentável está diretamente relacionada a mudanças.

Mas, para que essas mudanças de fato aconteçam, é preciso que as companhias e seus responsáveis enxerguem o impacto de suas ações no planeta. Afinal, isso se faz imprescindível em uma sociedade que precisa garantir a preservação do meio ambiente.

Mas quais motivos fazem a inovação ser tão importante para podermos ter um desenvolvimento sustentável? Vamos te contar a seguir.

Sustentabilidade + Inovação

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre o conceito desses dois termos. A inovação, como você já sabe, diz respeito ao ato de criar algo novo, que fuja do padrão. Isso serve para ideias, métodos, objetos, tecnologia e até mesmo para modelos de negócios.

Já a sustentabilidade está relacionada a garantir a permanência. No sentido empresarial, isso significa:

A inovação sempre foi importante para garantir o desenvolvimento da sociedade. Mas com o avanço tecnológico, ela passou a ganhar ainda mais espaço no mundo dos negócios. Você já deve ter percebido que a maior parte das grandes empresas, independente do setor, estão em busca de novas soluções.

O mesmo acontece com o desenvolvimento sustentável. Afinal, basta lembrar que os recursos naturais não conseguem se reproduzir na mesma velocidade com a qual são explorados, para compreender a importância da inovação no desenvolvimento sustentável.

Inovação em todas as áreas

Hoje em dia, nós estamos observando o crescimento da cultura da inovação.

Por isso, as empresas que mais se destacam são aquelas que apresentam algo novo para o mercado, seja uma tecnologia, um método ou um propósito diferente. Dessa forma, não faz sentido pensar em desenvolvimento sustentável sem aliar a essa tendência.

Afinal, se nós já estamos realizando as coisas de forma diferente em áreas como saúde, entretenimento, gastronomia, marketing, arte, entre tantas outras, por que na indústria seria diferente?

É preciso sair da zona de conforto e colocar o cuidado com o meio ambiente como uma das coisas mais importantes na hora de realizar projetos. E para isso, você tem que inovar!

inovação no desenvolvimento sustentável

As vantagens da inovação no desenvolvimento sustentável

É claro que as vantagens que o desenvolvimento sustentável oferece para o planeta são benéficas para todos os seres humanos. Mas, o que talvez você não saiba, é que a inovação nesse campo também pode ser muito positiva para a sua empresa.

Dentre as principais vantagens que a inovação no desenvolvimento sustentável oferece, estão:

Economia

Diferencial perante a concorrência;

Autoridade de marca;

Posicionamento no mercado;

Maior engajamento;

Identificação com os clientes;

Adequação a normas que podem se tornar exigências no futuro;

Abertura para investimentos externos.

O que a sua empresa pode fazer?

Inovar só por inovar, ou seja, só porque “está na moda” e todo mundo está fazendo não vai ajudar o seu negócio. Na hora de pensar em novas soluções, é preciso ter em mente:

Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas de projetos que você pode implantar na sua empresa para que ela se torne mais sustentável.

1. Reduza resíduos

Se o seu negócio ainda não faz isso, está na hora de começar. Para isso, é preciso incentivar todos os funcionários a diminuir seus resíduos. Mas, mais do que isso, algumas práticas internas também podem mudar.

Alguns exemplos simples, são:

Focar em arquivos digitais, diminuindo a necessidade de impressão de documentos;

Substituir copos plásticos por canecas laváveis;

Comprar a granel, sempre que possível.

2. Dê preferência a fornecedores sustentáveis

Para que a sustentabilidade realmente se mantenha, é preciso que ela seja um ciclo. E, para isso, é importante que a sua empresa opte por fornecedores que também tenham essa preocupação com o meio ambiente. Isso vale tanto para as ações internas desse parceiro comercial, quanto para a escolha dos produtos.

Um exemplo disso é a preferência por motores modernos, que exigem menos manutenção, reduzindo a necessidade de trocas de peças.

Ou ainda, adquirir produtos ou insumos de fornecedores locais, para que desta forma, o transporte seja o menor possível, minimizando o consumo de combustíveis fósseis.

3. Aumente a eficiência dos equipamentos

Quem tem uma indústria sabe que motores, geradores e caldeiras normalmente são os equipamentos que mais consomem energia elétrica. Mas você já pensou em adaptar eles para que seu uso seja melhor aproveitado?

Que tal aproveitar o calor da chaminé para aquecer a água de alimentação, por exemplo?

Dica de leitura:

Como economizar investindo em ações de eficiência energética na indústria?

Ações de eficiência energética para a indústria ajudam as empresas a obterem resultados positivos no âmbito da sustentabilidade. Neste artigo, confira algumas práticas para aumentar sua economia!

4. Aproveite a luz do sol

Você já parou para pensar em quanta energia elétrica seria economizada se o sol pudesse entrar no seu galpão? Pois saiba que isso é possível por meio de um sistema de iluminação natural.

iluminação da indústria sistema skylux

Além dos benefícios físicos e psicológicos que a luz solar proporciona para os clientes e colaboradores, a iluminação natural também garante a eficiência energética. Os sistemas de iluminação natural da Engepoli, por exemplo, permitem a entrada da luz do sol nos ambientes, de maneira controlada, substituindo a iluminação artificial e resultando em um consumo zero de energia. 

Consequentemente, a empresa também consegue economizar consideravelmente na conta de energia elétrica. A Volvo, por exemplo, diminuiu em 30% seus gastos de energia ao investir em iluminação natural. E essa não foi a única vantagem que a empresa obteve ao fazer essa mudança. Clique aqui e saiba mais sobre esse case.

Dica de leitura:

Como a Volvo reduziu em 30% o gasto de energia com iluminação natural

Conheça o case de sucesso da Volvo Trucks dos Estados Unidos, que conseguiu alcançar uma meta de eficácia energética de 10 anos, em apenas 12 meses.

5. Invista em ventilação natural

Uma reclamação comum de quem trabalha em galpões industriais é a sensação de abafamento. Realmente, esse tipo de construção normalmente dificulta a entrada de ar no ambiente. E qual é a melhor solução para isso? Ar condicionado? Não!

A ventilação natural é uma das melhores formas de garantir o conforto térmico dentro dos galpões industriais. Afinal, esses sistemas diminuem a temperatura interna, promovendo a constante renovação do ar. Consequentemente, a qualidade do ar também melhora, já que as impurezas são retiradas do ambiente.

ventilação natural desenvolvimento sustentável inovação

Mas isso não é tudo! Os sistemas de ventilação natural da Engepoli não usam energia elétrica, sendo 100% sustentáveis. Além disso, também não demandam manutenção e são investimentos permanentes.

Finalmente, precisamos ressaltar que mesmo que alguns desses projetos pareçam investimentos altos em um primeiro momento, a verdade é que no longo prazo eles se tornam extremamente vantajosos.

E se você deseja investir em inovação no desenvolvimento sustentável, saiba que a Engepoli tem um compromisso com a sustentabilidade e seu principal objetivo é ajudar seus clientes a obterem a maior eficiência energética possível.

Quer saber mais sobre a marca? Clique aqui e confira!

Veja também:

Como atuam as soluções Engepoli na prática?

Descubra como a solução em iluminação e ventilação natural ideal para o seu negócio pode garantir benefícios que vão muito além da economia com energia elétrica.
COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email