Indústria, inovação e infraestrutura: conheça o 9º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Indústria, inovação e infraestrutura

Descubra tudo o que você precisa saber sobre Indústria, inovação e infraestrutura — o 9º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU — e por que a sua empresa também deve buscar alcançar essa meta.

Crise econômica, crise hídrica, preços subindo… Os desafios enfrentados por indústrias de todo o país estão cada vez maiores. Todos esses problemas nos mostram que alguma coisa precisa ser feita para mudar essa situação.

E é justamente isso que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No geral, eles foram criados com a meta de assegurar os direitos humanos de todos ao redor do mundo. Porém, existe um em particular que trata especificamente sobre a indústria.

O 9º objetivo é conhecido como Indústria, inovação e infraestrutura e é extremamente relevante para o desenvolvimento sustentável mundial. Aqui, você já conferiu algumas dicas de como uma indústria pode alcançar o desenvolvimento sustentável. Mas, se você deseja saber quais são as recomendações da ONU para países de todo o mundo, continue a leitura.

O que é o objetivo “Indústria, inovação e infraestrutura”?

O 9 º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável possui o nome de “Indústria, inovação e infraestrutura”. Também conhecido como “os três is”, ele diz respeito basicamente à construção de infraestruturas resilientes, com uma industrialização mais inclusiva e sustentável e com maior apoio à inovação.

Mas, para que isso seja possível, claramente é necessário um maior investimento em infraestrutura e inovação. Essas duas palavras, inclusive, são essenciais para o desenvolvimento econômico sustentável.

E como cada um dos objetivos instituídos pela ONU são compostos por metas, vamos falar um pouco mais sobre elas a seguir.

Infraestrutura

No que diz respeito à infraestrutura, o 9º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável aponta a necessidade de uma infraestrutura de maior qualidade, que seja confiável, sustentável e resiliente. Isso vale tanto para infraestrutura regional, quanto transfronteiriça.

Dentre as metas que envolvem esse tema, estão:

Modernização das infraestruturas até 2030, para que as indústrias sejam mais sustentáveis e eficientes, especialmente com relação ao uso de recursos;

Realização de processos ambientais mais adequados, utilizando novas tecnologias;

Viabilização de maior apoio financeiro para o desenvolvimento dessas infraestruturas sustentáveis;

Apoio a países com maiores dificuldades, como países africanos, com menor nível de desenvolvimento.

Indústria

Com relação à indústria, as metas dizem respeito principalmente à inclusão e responsabilidade. Dentre as principais, podemos destacar:

Até 2030, deve-se aumentar a participação da indústria na geração de empregos;

Aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) conforme as necessidades de cada país. Para os menos desenvolvidos, por exemplo, a ideia é dobrar essa participação;

Apoiar o desenvolvimento tecnológico em países em desenvolvimento.

Inovação

Finalmente, o último dos “is” diz respeito à fomentação da inovação. Nesse sentido, a ONU recomenda:

Fortalecimento da pesquisa científica, para que as capacidades tecnológicas das indústrias sejam aprimoradas;

Incentivo à inovação, para que até 2030, o número de trabalhadores que atuam na área aumente.

Igualdade

Além da Indústria, inovação e infraestrutura, também poderíamos incluir mais uma palavra: a igualdade. Presente em boa parte das metas desse 9º objetivo, a ONU mostra a importância da igualdade de oportunidades e acesso. Alguns exemplos, de metas que seguem essa linha, são:

Oferecer um maior acesso a serviços financeiros, como obtenção de crédito, para micro e pequenas empresas;

Aumentar o acesso às tecnologias de informação e comunicação para todos.

Qual é a importância do 9º Objetivo?

Indústria, inovação e infraestrutura

Para demonstrar a importância da Indústria, inovação e infraestrutura, podemos destacar duas razões. A primeira é que a maior parte da população vive em cidades e, para que seja viável acomodar todas essas pessoas, é fundamental fazer uso de energias renováveis.

Nesse sentido, o progresso tecnológico é um dos grandes aliados, já que se apresenta como a principal resposta para inúmeros problemas econômicos e ambientais. Isso também nos leva à segunda razão pela qual esse objetivo é tão importante.

Dica de leitura:

Quais as atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável? 8 dicas para sua indústria

Confira quais as atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável na sua empresa, e obter resultados econômicos e socioambientais favoráveis!

Nós já sabemos que a tecnologia passou por grandes avanços nos últimos anos e que eles proporcionaram a realização de coisas jamais imaginadas. Mas a pergunta é: será que se todos os países conseguissem investir em tecnologia, o mundo não estaria em um patamar mais avançado?

Fato é que existe um abismo entre a situação econômica da maioria dos países. Enquanto uns são ricos, conseguem investir em pesquisa e contam com altos índices de desenvolvimento humano, outros têm dificuldade até mesmo para conseguir acesso à internet. Segundo levantamento da ONU, 4 bilhões de pessoas não têm acesso à internet, sendo que quase 87% da população de países em desenvolvimento fazem parte dessa estatística.

Ou seja: o acesso à oportunidades e à informação é completamente desigual. E é justamente esse o objetivo dos três “is”: reduzir a distância entre as nações, para oferecer um acesso igualitário.

Qual é a situação do Brasil em indústria, inovação e infraestrutura?

Como as metas estipuladas pela ONU são globais, é preciso adequá-las de acordo com as necessidades de cada país. Para o Brasil, algumas são praticamente iguais e outras passaram por certas adaptações.

Alguns exemplos, são: 

Melhorar o sistema viário brasileiro, com foco na sustentabilidade, segurança e transporte de passageiros e cargas. A redução de custos e a diminuição de perdas estão entre os principais focos;

Promover uma atividade econômica mais inclusiva e sustentável, com atenção especial às atividades que utilizam novas tecnologias. Como foco, temos também o aumento da produtividade, do número de empregos e do PIB. Nesse sentido, as condições de trabalho também são importantes;

Aumentar o investimento em pesquisa científica e subir também o número de profissionais que atuam na área. A meta é que 2% dos gastos públicos sejam destinados à pesquisa e que a quantidade de pesquisadores chegue a 3000.

Aumentar o número de tecnologias sustentáveis nas indústrias. Descubra aqui porque essa meta é tão importante, especialmente durante as crises.

Dica de leitura:

Entenda como a tecnologia sustentável está liderando o futuro da indústria

Saiba como a tecnologia sustentável pode ajudar a sua empresa a se manter competitiva em meio a esta crise.

De que forma a Engepoli ajuda as indústrias a alcançar as metas da ONU?

A Engepoli é uma empresa especializada em soluções sustentáveis, com foco no desenvolvimento de produtos de iluminação e ventilação natural, ela ajuda obras tradicionais a se tornarem verdadeiras construções sustentáveis.

Indústria, inovação e infraestrutura - coca-cola

A ventilação natural consiste na realização de trocas de ar no ambiente, através do efeito da convecção. Ou seja, com os projetos da Engepoli, a empresa se beneficia da utilização de um recurso natural gratuito e infinito.

Com isso, além do conforto térmico, a qualidade do ar aumenta e a empresa ainda reduz os impactos causados ao meio ambiente. Afinal, não utiliza energia elétrica para o seu funcionamento.

O mesmo serve para a iluminação natural. Como o nome já sugere, ela corresponde ao uso estratégico da luz solar em um projeto, de forma que seja inserida ao ambiente somente a quantidade necessária de luz natural, para ser atendida a Norma Brasileira da ABNT 8995-1.

Com as soluções da Engepoli, a empresa consegue iluminar seus ambientes, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

Essas soluções fazem com que as empresas alcancem um alto nível de eficiência, que oferece inúmeras vantagens, incluindo a aquisição da certificação LEED. Sem falar que uma indústria mais sustentável também recebe maior reconhecimento, podendo até mesmo aumentar as possibilidades de novas parcerias comerciais e investimentos de empresas externas.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto, clique aqui para conhecer os tipos de iluminação natural da Engepoli e aqui, para descobrir quais são as soluções da empresa para ventilação natural.

Você também pode se interessar por…

Conheça os tipos de sistemas de iluminação para indústrias desenvolvidos pela Engepoli

Conheça os tipos de ventilação industrial desenvolvidos pela Engepoli

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email