Por que a ventilação natural é imprescindível nos dias atuais?

Sistema Exhaust Instalado

Altamente sustentável, o sistema de ventilação natural é uma das soluções buscadas pelas empresas para garantir a ventilação em suas edificações.

Esta alternativa tem sido buscada por empresas que entendem a importância de aproveitar soluções que supram suas demandas e, ao mesmo tempo, sejam sustentáveis a longo e médio prazo — garantindo, assim, que seja causado o menor impacto ambiental e financeiro possível.

Atitude que é fundamental para favorecer a preservação de recursos naturais não-sustentáveis e evitar o agravamento do cenário de crise energética pelo qual o Brasil está passando.

Neste artigo, saiba o que é a ventilação natural, qual sua importância, seus benefícios e quais são seus tipos. 

O que é a ventilação natural?

A ventilação natural — como o nome sugere — utiliza o ar de forma estratégica e inteligente para garantir a circulação e qualidade interna das edificações.

Em poucas palavras, os processos de ventilação natural se utilizam do ar em suas soluções, desenvolvendo um sistema que usa a ventilação para proporcionar conforto térmico e ar fresco e renovado aos ambientes.

 

Por que a ventilação natural é imprescindível nos dias atuais?

O ar que circula nas edificações carrega várias impurezas, como as trazidas pelos ambientes externos, as carregadas pelas solas dos calçados e roupas, as partículas em suspensão, os gases gerados pelo próprio processo produtivo, além do gás carbônico da própria respiração dos ocupantes, que às vezes, está contaminado.

Por isso, esse ar precisa ser renovado, dissipando não somente o calor, mas a carga química — que, além de ser prejudicial à saúde (afetando pulmões, garganta, nariz e até sistemas intelectuais, como a memória, os reflexos e o raciocínio rápido), também acelera a deterioração de equipamentos e maquinários da empresa.

Porém, as soluções que vinham sendo adotadas para garantir a circulação do ar, além de não resolverem realmente o problema, causam um gasto energético enorme e se utilizam de fontes de energia não-renováveis. Como, por exemplo, aparelhos de ar-condicionado, climatizadores, ventiladores e até cortinas de água. 

E, na crise energética que o Brasil vem sofrendo, o impacto ambiental causado por estes equipamentos agrava ainda mais um cenário que já é considerado o pior em 90 anos na geração de eletricidade, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Por isso, é tão importante recorrer a soluções sustentáveis nos dias de hoje — como os sistemas de ventilação natural, que além de garantir a circulação de ar, também são muito importantes para garantir conforto térmico para todas as pessoas que frequentam ou trabalham nas edificações das empresas. 

Além disso, a ventilação natural garante que as empresas estejam em conformidade com o que rege a norma regulatória número 17 (NR17), cujas recomendações determinam que:

  • A temperatura interna dos ambientes deve ser amena e não exceder de forma a prejudicar a execução das funções dos trabalhadores;
  • A umidade relativa do ar deve se igualar ou superar a porcentagem de 40%;

Sendo que sanções administrativas serão aplicadas em caso de descumprimento das exigências.

 

Benefícios da ventilação natural

Ao aproveitar o ar para garantir a ventilação nos ambientes internos de indústrias e galpões comerciais, as empresas podem desfrutar de inúmeros benefícios.

Confira a seguir como o uso da ventilação natural — que utiliza um recurso gratuito e renovável — pode beneficiar empresas e colaboradores:

Economia

Diferente do que muitos podem acreditar, o investimento em sistemas de ventilação natural não é alto. Mesmo com o gasto inicial de implantação, a médio e longo prazo, a solução vale a pena.

Isso porque serão reduzidos ou até eliminados gastos com o uso de aparelhos de ar-condicionado e climatizadores — dois dos maiores vilões quando se trata de alto consumo de energia elétrica.

Afinal, com o conforto térmico proporcionado pela ventilação natural, dificilmente será necessário investir em soluções complementares.

Sem falar que, em casos de empresas do ramo alimentício (seja as que fabricam, processam, armazenam ou comercializam), a ventilação natural também impede a perda de alimentos devido a um controle maior da umidade, temperatura e qualidade do ar.

Além disso, os equipamentos de ventilação natural não exigem manutenção, nem trocas de peças com o passar do tempo e não utilizam energia elétrica. 

Conforto para os colaboradores e demais usuários das edificações

Com um ambiente bem ventilado e que proporciona conforto térmico, os colaboradores usufruem de maior comodidade, o que melhora consideravelmente sua produtividade.

Ao priorizar a ventilação natural, tanto colaboradores como demais usuários das edificações desfrutam de maior qualidade de vida, graças à redução do risco de doenças respiratórias (como rinite, sinusite, agravamento de bronquite, etc) e proliferação de vírus (como o da gripe e do COVID-19).

A ventilação natural também favorece o controle da umidade, evitando o surgimento de mofos e fungos causados pela condensação — e que também são prejudiciais, tanto para a saúde das pessoas como das edificações.

Consequentemente, além de contar com colaboradores mais produtivos, a empresa irá arcar com menos prejuízos com atestados médicos, afastamentos e contratações fora do escopo para repor profissionais afastados devido a estas doenças.

Sustentabilidade

Como vimos, algumas soluções procuradas pelas empresas para garantir a ventilação e renovação do ar são os aparelhos de ar-condicionado, climatizadores e ventiladores. 

Porém, estes equipamentos gastam muita energia elétrica.

Por outro lado, ao optar por soluções que utilizam recursos naturais inesgotáveis para garantir a ventilação nas edificações, o impacto na natureza é reduzido ou zerado.

Lembrando que, quando as empresas priorizam a sustentabilidade, aumentam suas chances de ganhar mercado, tanto com novos clientes ou até novos investimentos. 

Existem, inclusive, linhas de crédito empresarial que dão preferência às empresas que têm compromisso com a natureza.

Sem falar nos clientes, que estão cada vez mais atentos ao posicionamento sustentável das empresas ao escolher de quem irão comprar, priorizando empresas que atendem a agenda ESG.

Qualidade do ar

Falando em aparelhos de ar-condicionado, quando se opta por estes aparelhos, a qualidade do ar também é prejudicada.

Isso porque, para seu bom funcionamento, o uso deste equipamento requer que os ambientes fiquem totalmente fechados — e, com a falta de circulação, o ar do ambiente se torna viciado.

Porém, ao utilizar um sistema de ventilação natural, existe a verdadeira entrada do ar fresco e renovado por meio dos fechamentos laterais e a saída do ar quente através da cobertura, mantendo a qualidade do ar e garantindo o equilíbrio térmico

 

Tipos de ventilação natural nos ambientes

Existem diversos tipos de ventilação natural, sendo que os mais populares são a ventilação cruzada, o efeito chaminé e os sistemas de venezianas e lanternins.

Confira como funciona cada um deles a seguir:

Ventilação cruzada

Basicamente, consiste na entrada de ar por uma abertura e saída por outra, através de aberturas em partes opostas, permitindo assim o fluxo e sentido natural do vento.

Tanto pode ser horizontal (no caso da circulação de ar em um mesmo andar) como vertical (quando o ar segue seu curso através de andares superiores). 

Efeito chaminé

Em poucas palavras, o efeito chaminé ocorre quando o ar quente sobe, dando espaço para a entrada de ar fresco e renovado. Com isso, a circulação e a limpeza do ambiente é constante.

Ventilação utilizando venezianas ou lanternins

A ventilação natural também pode ser implementada por meio de sistemas específicos, como venezianas e lanternins.

No caso das venezianas, a ventilação natural é permitida por meio da instalação de quadros metálicos com perfis de aço ou alumínio, com aletas fixas ou móveis de aço, alumínio ou policarbonato, que proporcionam a entrada do ar.

Já os lanternins garantem a expulsão do ar quente e dos poluentes pela cobertura da edificação, visto que o ar aquecido possui a tendencia de entrar em ascensão, gerando o efeito de exaustão por convecção.

 

Sistemas Engepoli de ventilação natural

Buscando aproveitar o ar natural (melhorando sua qualidade), trazer economia na conta de energia elétrica e fornecer soluções sem custo de manutenção nem impacto ambiental, a Engepoli oferece 4 tipos de sistemas de ventilação para edificações industriais e comerciais..

Confira cada um deles a seguir:

Sistema Exhaust

Criado para atender edificações de médio e grande porte (lojas, centros de distribuição, áreas de produção, etc), este sistema garante conforto térmico e comodidade das pessoas que utilizam estas edificações.

Para tanto, ele funciona 24 horas por dia, de forma isolada e sem necessidade de utilizar energia elétrica. 

Além disso, o sistema Exhaust não gera ruídos, nem exige qualquer tipo de manutenção — já que suas peças não estão sujeitas a desgaste natural.

Confira mais informações sobre funcionalidades e benefícios do sistema neste link.

Sistema Exhaust Compact 555

Uma versão compacta do Sistema Exhaust Padrão, este sistema possui as mesmas funcionalidades e benefícios da versão tradicional. A diferença é que o Exhaust Compact 555 atende a galpões de qualquer porte, pequenos, médios e grandes.

Exigindo um investimento menor para sua instalação, o sistema é compacto e simples, além de aumentar o custo-benefício.

O sistema pode ser usado em pontos estratégicos e une ventilação e iluminação natural, permitindo um projeto “dois em um”, garantindo ainda uma maior economia.

Clique aqui para saber mais sobre o Exhaust Compact 555.

Sistema de Venezianas Luxvent

Assim como o Exhaust Compact 555, o Luxvent também permite a criação de um projeto “dois em um”, aliando ventilação e iluminação natural.

Neste sistema, a ventilação se dá pela troca de ar permitida pelo formato e disposição das aletas das venezianas industriais, nos fechamentos laterais da construção.

O Luxvent — como todos os outros sistemas de ventilação natural Engepoli — não traz custos com energia elétrica

Além disso, o projeto pode ser aplicado em qualquer dimensão de abertura, permitindo atender a necessidades variadas.

Acesse este link, para conferir mais informações e conhecer as vantagens desse sistema.

Insufladores Airglide

Desenvolvido especialmente para galpões com pouca ou nenhuma entrada de ar pelos fechamentos laterais, o Airglide requer um sistema para injeção e circulação do ar interno.

Sua instalação é efetuada na cobertura do galpão, e o sistema funciona utilizando um motor elétrico de alta eficiência, importado da Alemanha.

Adaptável a qualquer tipo de telhado e necessidade (atendendo de 15.000m³ a 45.000 m³), o Airglide possui sistemas de amortecimento para evitar vibrações excessivas, além de garantir conforto térmico e qualidade do ar — mesmo em condições desfavoráveis.

Clicando aqui, você pode acessar mais informações sobre o sistema Airglide.

A garantia da qualidade de vida dos colaboradores, a preservação do maquinário, dos produtos e das instalações das edificações são algumas das principais preocupações das empresas.

Porém, algumas das alternativas utilizadas para suprir essas necessidades, contribuem para o agravamento da crise energética no país e a degradação da natureza.

Por isso, optar por soluções sustentáveis, que utilizam recursos naturais renováveis, é a melhor decisão.

Afinal, além de preservar a saúde das pessoas, dos equipamentos, dos produtos e instalações, os sistemas de ventilação natural garantem redução no consumo energético.

Sem falar nos inúmeros benefícios que seu uso traz. Como, por exemplo, a economia de altos gastos com energia elétrica, manutenções caras, encargos por afastamentos de funcionários devido a doenças respiratórias, entre outros.

Mas, simplesmente optar por uma solução sustentável é só uma parte da equação. Também é preciso investir em um fornecedor confiável, com tradição e qualidade reconhecida, como a Engepoli.

Com uma tradição de mais de duas décadas atuando com engenharia de desenvolvimento e fabricação de produtos voltados para a economia e conforto de ambientes, um dos principais valores da Engepoli é a sustentabilidade.

Acreditando no bem-estar e respeito ao futuro como elementos-chave para o sucesso, a Engepoli cria projetos personalizados para cada empresa, buscando garantir o sucesso absoluto em cada empreendimento.

Para isso, sua equipe de engenharia observa as necessidades específicas de cada cliente, para oferecer as melhores tecnologias e soluções mais eficazes.

Entre em contato para saber como as soluções da Engepoli podem transformar sua empresa e acesse o catálogo de produtos para conhecer nossa variedade de sistemas sustentáveis para ventilação natural.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email