Iluminação Natural: Eficiência luminosa para todos os períodos do ano

A iluminação natural é uma solução para a qual cada vez mais empresas têm se voltado, não só para reduzir custos com a energia elétrica, mas para garantir eficiência luminosa às suas edificações.

Além disso, optar pela iluminação natural também é uma atitude adotada por empresas que estão buscando se tornar mais sustentáveis e causar menor impacto ao meio-ambiente.

Afinal, a iluminação natural utiliza a luz do sol para manter os ambientes devidamente iluminados.

O que, além de garantir redução do consumo de energia elétrica, reduz a dependência de usinas hidrelétricas para geração de energia e contribui para a diminuição da emissão dos gases que causam o efeito estufa.

Sem falar que, ao implementar a iluminação natural em suas edificações corporativas, sua empresa desfruta de eficiência luminosa durante todos os períodos do ano — e não só na primavera ou verão, como muitos podem acreditar.

Benefícios da iluminação natural

A iluminação natural traz inúmeros benefícios para as empresas que optam por ela. 

Além de influenciar em fatores como o humor das pessoas que frequentam ambientes bem iluminados, melhorando sua disposição, a iluminação natural melhora — por exemplo — na tomada de decisões.

Afinal, cada fóton de luz causa uma movimentação complexa nos sistemas endócrino e neural do corpo humano.

O que contribui para o envio dos hormônios que viajam através da corrente sanguínea, influenciando tanto o cérebro, como o restante do corpo e até o comportamento pessoal.

A iluminação natural também melhora a visualização de objetos e das próprias instalações da edificação, já que aumenta os níveis de luminosidade, sem causar ofuscamento.

Outros benefícios da iluminação natural envolvem:

  • Maior conforto visual — seja para clientes ou colaboradores
  • Garante iluminação ideal durante o dia, com IRC (Índice de Reprodução de Cores) de 100%
  • Proporciona condições ambientais de trabalho seguras e saudáveis aos colaboradores
  • Reduz a fadiga e melhora a disposição dos profissionais durante o ano todo
  • Estimula a criatividade e aumenta a produtividade das equipes
  • Traz real economia de energia elétrica.

Eficiência luminosa para todos os períodos do ano

Graças a sistemas de iluminação natural — como os fornecidos pela Engepoli, que possuem a melhor transmissão de luz do mercado — as edificações da sua empresa desfrutam de eficiência luminosa durante todos os períodos do ano.

Essa eficiência é fundamental sobretudo em estações como o outono e o inverno, onde os dias são naturalmente mais curtos — aproveitando ao máximo a iluminação natural, fazendo com que as fontes de luz artificial sejam utilizadas somente quando necessário.

Por outro lado, na primavera e no verão, a iluminação prolongada pode ser utilizada a ponto de praticamente eliminar a necessidade de recorrer à iluminação artificial durante o dia.

Isso sem causar desconforto térmico, tornar o ambiente abafado, nem deixar passar os raios UV — no caso de sistemas de qualidade superior, como os utilizados nas soluções e projetos de iluminação natural da Engepoli.

Assim, sua empresa pode desfrutar dos benefícios de um sistema de iluminação natural durante o ano todo, independentemente da estação.

Soluções Engepoli para iluminação natural

A Engepoli possui um portfólio amplo com sistemas de iluminação natural destinados a edificações corporativas. 

Confira algumas de nossas soluções:

Sistema Skylux – Diffuser NanoPrismático

O Skylux Diffuser – sistema de iluminação natural desenvolvido e fabricado pela Engepoli – é o que há de mais inovador em relação aos sistemas existentes no mercado.

Por utilizar a tecnologia NanoPrismática, com altíssima performance de transmissão da luz, oferece todas as vantagens citadas anteriormente neste artigo, com a facilidade de ser adaptado para todos os tipos de edificações.

Por isso, é considerado o melhor padrão de iluminação natural do mundo e é utilizado na maioria dos empreendimentos padrão AAA.

Benefícios do sistema Skylux:

  • Eficiência de no mínimo 14,3% superior em comparação aos sistemas do mercado
  • Pode ser instalado em qualquer formato e tamanho de telha
  • Possui baixo peso estrutural
  • Traz retorno garantido sobre o investimento
  • Promove uma melhora significativa na transmissão de luz
  • Filtra até 98% dos raios UV
  • Não gera custos com energia, nem manutenção
  • Possui alta resistência mecânica
  • Impede a incidência direta dos raios solares (efeito Hot-Spot)
  • Proporciona eficiência energética.

Sistema Skylux 555

Este sistema foi criado para proporcionar uma excelente difusão da luz natural, para qualquer tipo de ambiente.

O sistema Skylux 555 possui encaixe perfeito, formando uma linha contínua — ou linhas modulares — de luz. As principais características desse sistema são sua versatilidade e economia.

Sistema de iluminação natural direcionada Intralux

O sistema Intralux proporciona a transmissão da luz solar através de um duto altamente reflexivo. 

Pode ser utilizado em indústrias, lojas de supermercados, comércios, concessionárias, escritórios e salas de reuniões que contenham forro (contanto que tenham distância de até 5 metros entre o forro e a cobertura). 

Esse sistema, além de economizar energia elétrica, também diminui o calor gerado pelas luminárias, garantindo conforto térmico.

Sistema SkyActive

O sistema SkyActive alia a iluminação NanoPrismática a um sistema de luminárias dimerizáveis, proporcionando um projeto híbrido e integrado.

Neste sistema, as luminárias LED são interligadas a sensores que avaliam a quantidade de LUX que entra no ambiente por meio do Sistema Skylux, e calculam a real incidência de luminosidade neste ambiente, compensando e acendendo as luminárias com a quantidade necessária de luz.

Com isso, a iluminação natural e a artificial atuam em conjunto para garantir o conforto luminoso.

Assim, se a iluminação natural é reduzida — devido à passagem de uma nuvem ou pelo escurecimento típico do anoitecer — as luminárias LED são ativadas, compensando a luz natural e garantindo que o ambiente tenha o número de LUX necessário para se manter bem iluminado.

Sistema Luxvent

Com o Luxvent, não só a iluminação natural é proporcionada, mas também a ventilação natural.

Isso é possível porque o sistema é composto por venezianas industriais que garantem a iluminação ideal, enquanto permitem a circulação de ar no ambiente — removendo resíduos biológicos, ar quente e carregado com compostos prejudiciais à saúde de todos que frequentam as instalações das edificações.

O sistema garante, ainda, a filtragem de 99% dos raios UV.

Com tantas soluções em iluminação natural, você deve estar em dúvida quanto a qual delas apresenta o melhor custo-benefício. Neste artigo, você pode entender as vantagens de cada uma e descobrir qual oferece o melhor custo-benefício para sua empresa.

Quer conhecer melhor as soluções Engepoli para garantir a iluminação natural nas edificações da sua empresa? Clique na imagem abaixo e converse com um de nossos especialistas.

Independentemente do período do ano, sua empresa desfruta de total eficiência luminosa — além de inúmeras outras vantagens — ao optar por um sistema de iluminação natural.

Os sistemas de iluminação natural da Engepoli são as melhores soluções para empresas que buscam uma iluminação eficiente, redução de custos com energia elétrica e alcançar a eficiência energética. 

Com elas, a luz solar pode iluminar as edificações corporativas, iluminando espaços internos, garantindo conforto térmico e visual para colaboradores, clientes e demais frequentadores das instalações da sua empresa.

Além disso, antes de iniciar qualquer projeto, a equipe técnica da Engepoli faz uma consultoria minuciosa, para compreender as necessidades específicas de cada cliente, garantindo, assim, uma solução totalmente personalizada para cada empresa.

Clique aqui para saber como as soluções da Engepoli podem transformar sua empresa e acesse o catálogo de produtos neste link, para conhecer nossos diversos sistemas sustentáveis de iluminação natural.

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email